Vitória SC reúne-se com UEFA e reformula (novamente) acordo com V Sports

Emblema de Guimarães esclareceu ainda que irá realizar uma Assembleie Geral, esta sexta-feira, de forma a prestar todos os esclarecimentos dos sócios.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
30/06/2023 17:47 ‧ 30/06/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

UEFA

De forma a cumprir as exigências estabelecidas pela UEFA, o Vitória SC já tinha emitido um comunicado, esta quinta-feira, a dar conta da redução da participação do fundo V Sports na SAD do emblema vimaranense, num procedimento que voltou a sofrer uma reformulação, esta sexta-feira, após uma reunião com o Aston Villa (clube promotor do acordo) e o organismo do futebol europeu.

O fundo V Sports detinha 46% da sociedade desportiva do Vitória SC e, com a transferência de 17% de ações para o clube de Guimarães, acabou por passar a ter 29% de influência na SAD vimaranense, que garante ainda que "esta operação não implica qualquer alteração ao valor inicial do negócio, cifrado em 5,5 milhões de euros".

O Vitória SC comunica ainda que ficou acordado que Nassef Sawiris e Wes Edens, representantes da V Sports no conselho de administração da SAD vimaranense, terão de ser "substituídos por dois administradores a serem cooptados pela administração da SAD", sendo que o fundo do Aston Villa não poderá aplicar o investimento de 2 milhões de euros nas infraestruturas do clube, algo que terá de ser assegurado pelo Vitória SC.

"Em função das novas diretrizes da UEFA, os estatutos da SAD terão de ser revistos, sendo certo que o Vitória Sport Clube passa a ter uma posição dominante inequívoca, contando ao mesmo tempo com um importante parceiro estratégico para crescer em várias áreas", pode ler-se no comunicado divulgado esta sexta-feira.

O clube liderado por António Miguel Cardoso esclareceu ainda que, esta sexta-feira, serão prestados "todos os esclarecimentos" em que os "associados terão a oportunidade de solicitar todo e qualquer esclarecimento relativamente a este tema".

Confira o comunicado na íntegra:

"Na sequência de uma análise às ligações da V Sports com as sociedades desportivas do Vitória Sport Clube e do Aston Villa, a UEFA promoveu uma reunião com responsáveis do referido fundo e dos dois clubes no sentido de ajustar posições sociais em estrito cumprimento do Regulamento das Competições da UEFA, o qual já contempla novas diretrizes para casos específicos, entre os quais o do fundo V Sports. Aliás, qualquer alteração normativa da UEFA estava já pré-estabelecida no acordo entre as partes, pelo que ambas as sociedades estavam obrigadas a um ajustamento perante mudanças regulamentares emanadas pela entidade que superintende o futebol europeu. Em razão desta alteração, a Vsports e o Vitória Sport Clube decidiram, por acordo mútuo, reformular a estrutura de governação da Vitória Sport Clube, Futebol SAD.

Assim, e ao abrigo do direito de preferência do Vitória Sport Clube na recompra das participações da V Sports, e para evitar a entrada de um terceiro parceiro, o Vitória reforçou a sua posição, passando a usufruir de uma maioria qualificada (67,87%) na sociedade desportiva, ficando a V Sports com uma posição de 29%.

Esta operação não implica, porém, qualquer alteração ao valor inicial do negócio, cifrado em 5,5 milhões de euros. Ficou ainda acordado que a V Sports deixará de ter representantes no conselho de administração da SAD. Nassef Sawiris e Wes Edens serão por isso substituídos por dois administradores a serem cooptados pela administração da SAD. Estando a V Sports impedida de efetuar o investimento de dois milhões de euros em infraestruturas do clube, este compromisso será assumido pela Vitória Sport Clube, Futebol SAD.

Em função das novas diretrizes da UEFA, os estatutos da SAD terão de ser revistos, sendo certo que o Vitória Sport Clube passa a ter uma posição dominante inequívoca, contando ao mesmo tempo com um importante parceiro estratégico para crescer em várias áreas. O Vitória Sport Clube reúne hoje (30 de junho) em Assembleia Geral, pelo que os associados terão a oportunidade de solicitar todo e qualquer esclarecimento relativamente a este tema.

A direção do Vitória Sport Clube"

Leia Também: V Sports reduz influência na SAD do Vitória e cumpre exigências da UEFA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

NAPA chegam à final da Eurovisão e celebraram com festejo... de Gyokeres

Eurovisão

NAPA chegam à final da Eurovisão e celebraram com festejo... de Gyokeres

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Rali de Portugal

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas