'Deus na terra'. Nole vence Roland Garros e sobe ao 23.º andar do paraíso

O tenista sérvio tornou-se o máximo vencedor em torneios do Grand Slam (23), suplantando em Paris, a terra sagrada de Rafael Nadal, o desportista maiorquino. Djokovic superou Ruud com os parciais de 7-6(7/1), 6-3 e 7-5.

Notícia

© Getty Images

Ricardo Santos Fernandes
11/06/2023 17:22 ‧ 11/06/2023 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Ténis

11 de junho de 2023, o dia em que se abriu um novo capítulo na história do ténis e se escreveu uma página com uma importância ímpar na variante masculina da modalidade. 

Novak Djokovic tornou-se o primeiro homem a alcançar os 23 títulos do Grand Slam, quando até este sábado se encontrava empatado com Nadal, a 22, após derrotar Casper Ruud, com os parciais de 7-6 (7/1), 6-3 e 7-5, em pouco mais de três horas.

Se o tenista sérvio já era o recordista de finais em majors (34), também este domingo Nole escreveu um novo epílogo no Olimpo do ténis ao ser o primeiro tenista a conseguir conquistar por três ocasiões cada um dos quatro Grand Slams.

Recordes e mais recordes para um homem que já entrou na galeria dos imortais e que, aos 36 anos, tornou-se também o tenista mais velho a conquistar o Grand Slam de terra batida. Parecem factos atrás factos, mas a verdade é que Djokovic torna a ficção em realidade e transforma o seu corpo numa espécie de lenda para, a posteriori, analisar em laboratório. 

Ruud 'abanou o leque', mas acabou varrido pela terra de Paris

Nos primeiros jogos do encontro, o tenista norueguês superiorizou-se ao balcânico, galgando uma vantagem de 4-1, e beneficiando de uma sucessão de smashes falhados de Djokovic. Porém, o agora número 1 mundial inverteu a tendência, fez o contra-break e empurrou o jogo para o tie-break, onde foi dono e senhor da situação, impondo-se por 7-1.

Por sua vez, na segunda partida, Ruud começou por ser quebrado logo no segundo jogo e, a partir daí, Djokovic não deu espaço de manobra nos seus jogos de serviço para o norueguês igualar a contenda, triunfando no segundo parcial por 6-3.

No derradeiro set, Djokovic acabou por desbloquear a igualdade a 5-5, servindo a 6-5 para a página de maior glória da sua já extensa carreira. Por sua vez, Ruud perdeu a sua terceira final de Grand Slam de forma consecutiva.

Leia Também: “Fico triste por dizer, mas durante 15 dias vim para o torneio de táxi"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pepê assume 2024/25 difícil no FC Porto: "Peço desculpas..."

FC Porto

Pepê assume 2024/25 difícil no FC Porto: "Peço desculpas..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fim de semana de praia. Conduzir de tronco nu dá multa? E de chinelos?

Código da estrada

Fim de semana de praia. Conduzir de tronco nu dá multa? E de chinelos?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas