Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Atitude de desrespeito". Jornalistas brasileiros criticam Abel Ferreira

Treinador português foi filmado a confrontar um jornalista, a quem retirou o telemóvel das mãos.

"Atitude de desrespeito". Jornalistas brasileiros criticam Abel Ferreira
Notícias ao Minuto

11:00 - 30/05/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Palmeiras

A polémica atitude de Abel Ferreira com o jornalista Pedro Spinelli continua a dar que falar e, esta segunda-feira, a Associação de Cronistas Desportivos do Brasil (ACEB) emitiu um comunicado a abordar "a atitude de desrepeito" do treinador português no túnel de acesso aos balneários, após o empate do Palmeiras no reduto do Atlético Mineiro (1-1).

A meio de uma discussão entre o diretor de futebol do Palmeiras, Anderson Barros, e o quarto árbitro Cândido Alves, Abel Ferreira - igualmente indignado com a arbitragem - percebeu que toda a confusão estava a ser filmada e tirou o telemóvel ao jornalista da Globo Minas, a quem o técnico ex-Sporting de Braga acabaria por pedir desculpas mais tarde.

Imediatamente após a atitude que está a motivar muitas críticas, o treinador português devolveu o telemóvel e, em palavras dirigida a outro jornalista que captou o momento, não hesitou em atribuir culpas. "O futebol brasileiro está assim por vossa culpa", atirou repetidamente até ser afastado do local.

Mais tarde, na conferência de imprensa, Abel Ferreira tratou de esclarecer a situação para evitar que se fizesse "uma tempestade num copo de água", tendo lamentado a "invasão de privacidade" num primeiro momento.

Ainda assim, Abel Ferreira não se livrou das mais diversas críticas nas redes sociais e a ACEB mostrou "solidariedade" com o jornalista, repudiando "qualquer ato contra a liberdade de imprensa".

Confira o comunicado na íntegra:

"A ACEB (Associação de Cronistas Esportivos do Brasil) repudia a atitude de desrespeito do técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, contra o repórter Pedro Spinelli, da Globo Minas, neste domingo, no estádio do Mineirão.

A gravação estava a ser feita na zona mista do Mineirão, após o jogo Atlético-MG 1 x 1 Palmeiras, em local destinado às entrevistas quando o treinador pegou no telefone das mãos do repórter.

Abel fazia uma abordagem a um dos integrantes da equipa de arbitragem, quando percebeu a filmagem do repórter. Depois o treinador ficou ainda mais irritado ao perceber que a reportagem da Itatiaia havia flagrado o seu gesto.

O treinador foi retirado do local por seguranças do Palmeiras.

A ACEB repudia qualquer ato contra a liberdade de imprensa e mostra solidariedade para com o repórter Pedro Spinelli.

Depois, na conferência de imprensa, Abel Ferreira falou sobre o episódio e pediu desculpas pelo seu ato:
'Vou fazer um esclarecimento uma vez que todo o mundo aqui gosta de transformar um copo de água numa tempestade. Passou-se aqui uma discussão, uma confusão ali no túnel, entre o nosso diretor esportivo e um dos assistentes da arbitragem. Houve ali jornalistas a filmar. Peço desculpas se me excedi [ao retirar o telemóvel a um deles]. São coisas do futebol, MAS infelizmente hoje todos têm câmaras. Peço desculpas se me excedi, repito. Há coisas que a imprensa não tem que saber. Mas antes que vire uma tempestade, fica o esclarecimento. Sabe o que é invadir a privacidade? Eu senti que invadiram a minha privacidade, é isso que protesto'

A Diretoria"

Leia Também: Momento em que Abel Ferreira tira telemóvel a jornalista dá que falar

Leia Também: Abel perde a cabeça com jornalista e lamenta "invasão de privacidade"

Leia Também: Questão sobre PSG levou Abel Ferreira a abandonar conferência de imprensa

Leia Também: Abel Ferreira pede desculpa a jornalista a quem tirou o telemóvel

Leia Também: "Abel? Há mais de 500 anos que os portugueses nos dizem como comportar"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório