Era para ser o 38, mas acabou num pequeno 31: Notas do Sporting-Benfica

Águias podiam ter levado o título de campeão nacional, mas vão ter de vencer o Santa Clara na última jornada. Empate poderá não chegar, estando tudo completamente em aberto, ainda que favorável aos encarnados.

FBL-POR-LIGA-SPORTING-BENFICA

© Getty Images

Tiago Antunes
22/05/2023 06:49 ‧ 22/05/2023 por Tiago Antunes

Desporto

Análise

O Benfica safou-se de boa em Alvalade ao empatar nos últimos instantes o dérbi frente ao Sporting. A partida não foi bem conseguida pelas águias durante os 90 minutos, tendo sido a segunda parte de sinal mais da equipa de Roger Schmidt a decisiva para deixar os encarnados à beira do título.

O Sporting sabia que, além de poder complicar a vida ao rival, tinha a hipótese de ameaçar o Sp. Braga na corrida à Liga dos Campeões. A equipa entrou destemida, desligada da pressão colocada pelos adeptos do Benfica sobre o relvado. Sempre muito mais perto do golo, chegou com naturalidade à vantagem no marcador e mereceu ir para o intervalo a vencer por 2-0.

Tudo o que aconteceu no intervalo foi decisivo para o que aconteceu no resto da partida. Os papéis inverteram-se e a bola esteve mais vezes no pé do Benfica e perto da baliza do Sporting. O trabalho de Roger Schmidt no banco acabou por ter grande peso, deixando a equipa habilitada a empatar o jogo por um 'herói improvável'.

O empate em Alvalade deixa tudo em aberto para a última jornada. O jogo que se adivinhava ser decisivo para as contas do 38.º título do Benfica acabou num pequeno 31. As águias têm de ganhar ao Santa Clara em casa para erguerem o título, sendo que o empate poderá não chegar se o FC Porto vencer. O Sporting, que ainda lutava pelo terceiro lugar, já sabe que a visita a Vizela não servirá para nada, estando já fora da corrida à Liga dos Campeões.

Posto isto, vamos às notas.

A figura

Ugarte foi o jogador mais na partida. O uruguaio foi decisivo nas manobras ofensiva e defensiva do Sporting, tendo contado com várias ações importantes. Teve ainda um lance à Maradona, no qual fintou os adversários e tentou lançar Paulinho para o golo, sem sucesso. Ao lado de Morita, Ugarte funciona às mil maravilhas e, caso saia, poderá ser uma baixa de muito peso para o Sporting.

A surpresa

João Neves leva o prémio. Apesar da grande exibição de Franco Israel, no lugar de Adán num jogo tão grande, o médio do Benfica acabou por ser mais decisivo. O golo que marcou poderá ser muito valioso nas contas do título nacional. Além do golo, João Neves encheu o meio campo, conduzindo por várias vezes o Benfica para a frente quando tinha Aursnes nas suas costas. Schmidt ficou surpreendido com o 'heroi improvável' do dérbi e razões não lhe faltam.

A desilusão

Gonçalo Ramos não esteve em jogo, mas não exclusivamente por culpa própria. O avançado completou a primeria parte do jogo e acabou por sair ao lado de Rafa na segunda parte, isto depois de não ter aparecido no jogo. Sempre pressionado pela defesa contrária, o português não criou perigo para a baliza de Franco Israel e conseguiu ser muito mais decisivo ao defender nas bolas paradas do que atacar. Uma vez mais, quando a equipa precisou, o goleador não esteve bem.

Os treinadores

Rúben Amorim

Sem ambições desmedidas, mas com um plano contraditório. Tentou tirar pressão à equipa antes do jogo ao dizer que não havia o que ganhar no dérbi, mas acabou a acusar a equipa de falta de maturidade para enfrentar este jogo, sobretudo na segunda parte. Além disso, ao ter mexido para manter a equipa ligada ao jogo, acabou por condicionar alguns aspetos, sobretudo a saída no contra-ataque. Fica na memória uma muito boa primeira parte, mas não se esquece a queda a pique da equipa nos segundos 45 minutos.

Roger Schmidt

O intervalo foi remédio santo. A equipa estava a acusar a pressão do momento e não conseguiu atacar com tanto perigo na primeira parte, o oposto do que aconteceu depois do descanso. A saída de João Mário mexeu a equipa, assim como as entradas de Bah e Musa. Schmidt acertou mais nas mudanças que fez e conseguiu, a partir delas, chegar à bola parada que levou ao golo do empate. O resultado não apaga a imagem de desconforto da equipa na primeira parte, o que poderá ser um sinal de alerta para o último jogo, no qual não haverá margem de manobra.

O árbitro

João Pinheiro voltou a não convencer. No jogo mais importante da época, tentou não condicionar, mas acabou por atrapalhar em vários lances. Além de apitar demasiadas vezes e cortar o ritmo acelerado das duas equipas, decidiu muito depressa alguns lances que mereciam uma revisão mais atenta. 

Leia Também: Benfica empata no final, tira Sporting da Champions e cheira o título

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Alarcón 'aguarda' por Farioli no FC Porto: "Paciência, mente positiva"

FC Porto

Alarcón 'aguarda' por Farioli no FC Porto: "Paciência, mente positiva"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo Volkswagen ID.4 chega em 2026 e será "completamente diferente"

Volkswagen

Novo Volkswagen ID.4 chega em 2026 e será "completamente diferente"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas