Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 19º

Benfica empata no final, tira Sporting da Champions e cheira o título

Última jornada será de grandes decisões na I Liga

Benfica empata no final, tira Sporting da Champions e cheira o título
Notícias ao Minuto

22:32 - 21/05/23 por Tiago Antunes

Desporto I Liga

Sporting e Benfica empataram neste domingo a dois golos, em jogo da jornada 33 da I Liga. Os leões estiveram perto de garantir a vitória, mas a festa maior foi das águias, que estão a um pequeno passo de serem campeãs.

Depois de uma primeira parte totalmente dominada pelo Sporting, com dois golos, de Trincão e Diomande, o Benfica cresceu na segunda parte e chegou à igualdade por Aursnes e João Neves.

Com este resultado, vamos ter grande jornada no próximo fim-de-semana. O Benfica terá de vencer o Santa Clara para levantar o título de campeão, mesmo que o FC Porto passe pelo Vitória SC no Dragão. Já o Sporting está fora da luta pelo pódio da I Liga, que é fechado pelo Sp. Braga.

Filme do jogo

Senhoras e senhores, temos campeonato. O dérbi deste domingo baralhou as contas do topo da tabela e adiou a grande decisão para a última jornada. O Benfica tinha a missão de vencer o Sporting para acabar com a história desta edição da I Liga, mas algo na equipa de Schmidt não funcionou bem nos primeiros minutos do jogo, que acabaram por condicionar e muito a exibição encarnada.

O Sporting esteve por cima durante a primeira meia hora, com duas ou três investidas do Benfica, que não deram sequer em remate. Vlachodimos, ao contrário de Franco Israel, sentiu muitas vezes o perigo à sua volta. O caso mais flagrante da primeira parte foi um lance que deixou Pedro Gonçalves mal na fotogradia. O avançado atravessou-se no caminho da bola dentro da pequena área e, solto de marcação e sem oposição à frente, não conseguiu sequer empurrar a bola para a baliza. No entanto, sinal mais para os leões, que contaram com grande apoio nas bancadas.

Alvalade sabia que nada tinha a ganhar a não ser pela rivalidade que tem com as águias. Os bons indicadores da equipa foram entusiasmando os adeptos, que não pararam de gritar pelos jogadores. Do lado do Benfica, euforia não faltou. Apesar de ter tido pouca bola e agressividade na primeira parte, os milhares de adeptos que marcaram presença em Alvalade mantiveram acesa a esperança de sair do estádio e correr para a festa no Marquês.

Tudo acabou por evaporar quando a defesa do Benfica vacilou para felicidade de Francisco Trincão. O avançado do Sporting foi lançado na frente, aproveitou a falha de António Silva e Vlachodimos e levou Alvalade à loucura com o primeiro golo da noite. Os adeptos do Benfica cruzaram os braços, pensativos, sem saber o que esperar da equipa. Tudo piorou quando Diomande subiu o escadote para dilatar a vantagem leonina. Felicidade mais que evidente dos adeptos do Sporting, a contrastar com a apreensão e até desilusão dos rivais, em silêncio até ao intervalo.

Na segunda parte, a equipa de Amorim sentiu a pressão de manter o resultado intacto e acabou por ficar encostada às cordas. Paulinho entrou para ajudar a defender, mas retirou mobilidade ao ataque. A defesa do Sporting tentou sacudir a pressão, mas acabou por sofrer um golo que vinha anunciado desde o recomeço do jogo.

Aursnes apareceu em zona perigosa e reduziu. Os adeptos do Benfica foram à loucura numa altura em que o líder estava claramente por cima do jogo e melhores condições de marcar. Amorim agarrou-se ao resultado lançando Matheus Reis e Bellerín, tentando segurar a equipa num dos momentos de maior ansiedade do encontro. Não funcionou, tendo sido o Benfica o grande felizardo da noite quando João Neves, no meio de uma grande embrulhada, empatou o dérbi.

O empate no dérbi serve apenas para um dos lados. Ainda que fique adiado para a última jornada, o Benfica sabe que terá de vencer o Santa Clara para fazer uma festa que não faz há quatro anos. Em caso de derrota, o FC Porto terá uma última palavra a dizer numa luta que, para desespero dos adeptos, tarda em acabar. Já o Sporting claudicou quando não devia. Com este resultado, está fora do pódio e da Liga dos Campeões, entregando o terceiro lugar da I Liga ao Sp. Braga. A uma jornada do fim, as emoções da I Liga continuam fortes.

Momento do jogo: O golo de Aursnes, que acordou o Benfica de vez e fez o Sporting 'apequenar-se'. A equipa de Amorim não teve mãos para segurar as águias saiu do dérbi de mãos a abanar.

Onzes iniciais

Sporting: Israel; Coates, Inácio, Diomande; Esgaio, Morita, Ugarte, Nuno Santos; Edwards, Trincão, Pedro Gonçalves.

Benfica: Odysseas, Aursnes, Otamendi, António Silva, Grimaldo, João Neves, Chiquinho, David Neres, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos

Antevisão

Sporting e Benfica fecham neste domingo o capítulo dos grandes jogos da I Liga 2022/23, em duelo a contar para a 33.ª jornada do campeonato. As contas do título jogam-se aqui, com o líder à espera de poder levantar o troféu.

As águias precisam de vencer os leões em Alvalade para fecharem as contas do primeiro lugar, para o qual o FC Porto espera ainda lutar na última jornada. Para tal, será preciso o Sporting vencer este jogo, o que lhe conferiria igualmente a oportunidade de lutar pelo terceiro lugar no último jogo da época.

O Sporting-Benfica tem apito inicial agendado para as 20h30 e vai poder acompanhar a par e passo as incidências da partida aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: EM DIRETO: Tudo o que acontece nas horas antes do Sporting-Benfica

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório