FC Porto-Famalicão: O Jamor é já ali, mas convém prevalecer a 'fama'

Dragões chegam à segunda mão com uma vantagem curta numa competição em que procuram revalidar o título.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
04/05/2023 08:02 ‧ 04/05/2023 por Miguel Simões

Desporto

Antevisão

Chegou a última paragem antes do Jamor. FC Porto e Famalicão defrontam-se, esta quinta-feira, em jogo relativo à segunda mão das 'meias' da Taça de Portugal, no tão desejado acesso à final do Jamor, que será disputada no próximo dia 4 de junho, onde estará o já apurado Sporting de Braga.

Os dragões chegam a um dos duelos mais importantes da época (após o triunfo por 2-1 na primeira mão) com uma série de seis vitórias consecutivas e, apesar de grande parte ter acontecido por margens tangenciais, a verdade é que se trata de um dos melhores momentos da temporada para a equipa de Sérgio Conceição.

Já o Famalicão procura continuar a fazer história na Prova-Rainha, sabendo de antemão que a tarefa não se avizinha nada fácil, atendendo à obrigação de carimbar uma reviravolta em pleno Estádio do Dragão, mas o bom futebol praticado pela equipa de João Pedro Sousa - que dificultou a tarefa a FC Porto e Sporting nos últimos jogos - obriga o emblema da cidade Invicta a estar atento.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental), contará com a arbitragem de Manuel Mota e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Sérgio Conceição

Projeção da segunda mão: Não temos de pensar no jogo que já passou [em Famalicão]. Temos de olhar para o próximo. Mostra o nosso respeito por aquilo que eles têm feito. Uma equipa que mudou oito jogadores contra o Sporting e fez uma partida muito interessante. Vai ser um jogo extremamente difícil outra vez. Para nós, o jogo mais importante é já o de amanhã. Só depois pensaremos no Jamor, caso consigamos lá chegar".

Regularidade de triunfos pela margem mínima: "Nós vamos à procura de uma constante evolução, tanto individual, como coletiva. Olhamos para essa questão, claro. Em conjunto, com a equipa, tentamos encontrar soluções. Interessa que, seja por 1-0 ou 2-1, temos ganho. Claro que queríamos ganhar por três ou quatro golos, mas do outro lado há um adversário. Cada jogo tem a sua história. No final importa somarmos pontos e, neste caso, somar a qualificação".

Ambições na reta final: "Trabalhamos diariamente para nos focarmos em nós. Segue-se este jogo na Taça, depois no campeonato. Temos também que olhar para as idades e o carácter. Há uns que às vezes com 22 anos jogam Playstation. Em alguns jogos parece que o Pepe se atira para o chão por falharmos um golo. Revejo-me nisso. Mas há outros miúdos que não vivem esse momento dessa forma. A questão emocional também é decisiva e trabalhamos esse aspeto. Por um lado, queríamos que eles tivessem o tal brilho diariamente, mas são poucos. Essa paixão sem travão e não pensar em dois pares de estalos para acordá-los".

João Pedro Sousa

Expetativas: "Estamos motivados, naturalmente ansiosos. É um jogo importante, percebemos as dificuldades que vamos encontrar. Estamos prontos para este desafio. Será difícil, mas vamos tentar ultrapassar. É um orgulho estar na meia-final de uma prova tão importante. Vamos fazer o possível e o impossível para disputar a final".

Plano de jogo: "O que esperamos do nosso adversário é uma entrada muito forte. Vão querer resolver cedo. Faz parte da forma de jogar do FC Porto. Muito competitiva. Vão tentar anular-nos, pressionar-nos. Vai ser um desafio muito grande para nós, mas estamos motivados".

Balanço da Taça: "Sentimo-nos preparados para disputar o acesso à final. Ninguém nos vai tirar esta vontade, a alegria de disputar este jogo. Vamos para o jogo com alegria, aconteça o que acontecer, os jogadores estão de parabéns pela belíssima Taça de Portugal que fizeram".

Últimos resultados

FC Porto: V-V-V-V-V

Famalicão: D-D-V-V-V

Últimos onzes

FC Porto: Diogo Costa, Wilson Manafá, Pepe, Iván Marcano, Wendell, Matheus Uribe, Otávio, Stephen Eustáquio, Pepê, Evanilson e Mehdi Taremi.

Famalicão: Luiz Júnior, Martín Aguirregabiria, Otávio Ataíde, Riccieli, Rúben Lima, Gustavo Assunção, Gustavo Sá, Santi Colombatto, Pablo Felipe, Denilson Jr. e Leandro Sanca.

Ausências

FC Porto: João Mário (lesionado) e Iván Marcano (castigado)

Famalicão: Pelé, Puma Rodríguez e Théo Fonseca (lesionados)

Leia Também: Conceição reitera foco no Famalicão: "Se pensarmos em dois jogos..."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

A reação de CR7 ao ver o filho ser convocado para a seleção de sub-15

Cristiano Ronaldo

A reação de CR7 ao ver o filho ser convocado para a seleção de sub-15

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira ainda tem de passar um exame para voltar às pistas

MotoGP

Miguel Oliveira ainda tem de passar um exame para voltar às pistas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas