Procurar

O rumor da semana: Irá mesmo Pepê sair do FC Porto?

Internacional brasileiro é o protagonista da nona 10.ª edição da rubrica 'O rumor da semana' do Desporto ao Minuto.

O rumor da semana: Irá mesmo Pepê sair do FC Porto?

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
29/06/2025 07:08 ‧ há 3 meses por Francisco Amaral Santos

A porta de saída do FC Porto abriu-se para Pepê na última semana. Depois de uma época muito abaixo das expectativas, tanto a nível individual como coleitvo, o internacional brasileiro poderá deixar o Dragão rumo a outras paragens e representar um encaixe significativo para a direção liderada por André Villas-Boas, que pretende fazer uma 'revolução' no plantel azul e branco. 

 

Fabrizio Romano, jornalista italiano e especialista em questão relativas ao mercado de transferências, adiantou na passada quinta-feira que o extremo do FC Porto contou com algumas abordagens de clubes ingleses e espanhóis e que a sua saída no verão é "possível". 

Mais tarde, e através da imprensa desportiva nacional, surgiram os nomes de Nottingham Forest, Fulham, Fenerbahçe e Flamengo, sendo que o FC Porto irá aceitar ofertas que variem entre os 20 e 25 milhões de euros por um jogador que já leva 192 jogos de dragão ao peito. 

Irá, efetivamente, o Pepê abandonar Portugal rumo a um novo desafio na carreira? Ou optará por permanecer no Dragão para uma quinta temporada de com a camisola do FC Porto? O Desporto ao Minuto analisa os prós e contras deste rumor.

Por que pode acontecer?

Antes de tudo, o rendimento de Pepê caiu a pique com a saída de Sérgio Conceição, há cerca de um ano. O treinador português era um admirador confesso do jogador brasileiro e chegou a adaptá-lo a lateral em algumas ocasiões, fazendo dele um dos cérebros da equipa. 

Com a mudança na equipa técnica, o ex-Grémio perdeu importância na equipa e chegou a protagonizar uma troca de 'farpas', pública, com Vítor Bruno. Entretanto Martín Anselmi chegou a meio da última épocas, mas nem assim Pepê recuperou o estatuto de outrora. 

O jogador de 28 anos é visto, assim, como um jogador negociável para a direção do FC Porto, até porque o atual contrato apenas é válido por uma temporada, até 2026. Esta pode ser, assim, a derradeira oportunidade para a SAD azul e branca reaver parte do investimento feito na contratação de Pepê, no verão de 2022, no valor de 15 milhões de euros. 

Pepê reage à crise instalada no FC Porto:

Pepê reage à crise instalada no FC Porto: "Tudo passa..."

Avançado brasileiro vincou o foco para que não se cometam "os mesmos erros" na próxima temporada do FC Porto, após a pobre prestação da equipa de Martín Anselmi no Mundial de Clubes.

Miguel Simões | 21:37 - 27/06/2025

Por que pode não acontecer?

A chegada de um treinador ao comando técnico do FC Porto - fala-se em Francesco Farioli - pode 'congelar' a decisão de vender Pepê neste verão. Apesar do baixo rendimento em 2024/25, Pepê já mostrou ser, em épocas transatas, um elemento preponderante no conjunto portista, e extremamente útil para qualquer treinador. 

Por outro lado, essa mesma falta de rendimento pouco afastar potenciais interessados, uma vez que o preço pedido pelo FC Porto também não está ao alcance de todos. 

Com um valor de mercado atual de 22 milhões de euros, segundo a plataforma especializada Transfermarkt, Pepê poderá ver uma eventual transferência cair por conta da época pouco inspirada. Os números não mentem e compravam que foi mesmo a sua pior prestação desde que chegou a Portugal: seis golos e quatro assistências em 45 jogos, menos do que fez na primeira temporada de dragão ao peito - seis golos e cinco assistências em 42 jogos- e bem longe da inspiração de 2023/24, quando apontou oito golos e ofereceu outros nove. 

Todas as semanas, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O rumor da semana', que pretende analisar, ao detalhe, as circunstâncias em torno dos mais badalados negócios do mercado de transferências.

Leia Também: O rumor da semana: Irá mesmo Diomande sair do Sporting?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si