Golos tardios valem vitória em Barcelos e Benfica segue isolado no topo 

Grimaldo e Chiquinho marcaram os golos decisivos. Águias estão agora a seis pontos do Sp. Braga, que hoje também venceu, e a sete do FC Porto, que só amanhã vai a jogo, frente ao Boavista. Na próxima ronda há duelo entre encarnados e... minhotos.

Notícia

© Reuters

Francisco Amaral Santos
29/04/2023 22:25 ‧ 29/04/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

I Liga

O Benfica sofreu mas venceu, este sábado, na visita ao Gil Vicente (2-0), em jogo da 30.ª jornada da I Liga. As águias voltaram a assinar uma exibição abaixo do nível esperado, mas acabaram por arrancar um triunfo, e os três pontos, claro está, graças aos golo de Chiquinho (73'), que saltou do banco para acabar com o nulo na primeira vez que tocou na bola, e de Grimaldo (86'), que fixou o resultado final através da marcação, com sucesso, de uma grande penalidade. 

O Benfica segue, assim, na liderança isolada do campeonato, passando a somar 77 pontos, com mais sete do que o FC Porto, que apenas amanhã entra em ação, frente ao Boavista, e seis do que o Sp. Braga, adversário... da próxima ronda. 

Filme do jogo 

Os minutos inicias do Benfica em Barcelos não foram fáceis, mas as águias conseguiram empurrar o Gil Vicente para dentro da sua grande área ao longo dos minutos, ao mesmo tempo que foram acumulando algumas situações de perigo para fazer golo. 

Depois de terem visto dois golos ser anulados, por fora de jogo, os comandados de Roger Schmidt ganharam confiança e começaram a aproveitar os espaços nas costas da defesa gilista. David Neres até teve uma oportunidade flagrante aos 38 minutos, após passe de Rafa, surgindo isolado na cara de Andrew, mas não conseguiu melhor do que atirar à figura do guardião brasileiro, deixando Gonçalo Ramos de braços abertos... a pedir a bola. 

Pouco depois, Andrew entrou novamente em ação para assinar nova dupla defesa importante, garantindo que o nulo se mantivesse até ao intervalo.

Os primeiros 15 minutos do segundo tempo contaram com um Benfica menos agressivo no momento ofensivo e, ao contrário do habitual, depressa Roger Schmidt tomou medidas, abdicando de David Neres e João Mário para colocar Gilberto e Gonçalo Guedes em campo a partir dos 61 minutos de jogo. 

Por seu lado, o Gil Vicente não se encolhia - bem pelo contrário - e Daniel Sousa respondeu às mexidas do adversário, apostando nas entradas de Fujimoto e Bilel. 

As alterações de Schmidt não estavam a surtir efeito e o treinador alemão voltou a operar dupla mexida 72 minutos, fazendo entrar Chiquinho e Musa para os lugares de Florentino e Gonçalo Ramos. 

Desta feita, as mexidas foram certeiras e Chiquinho desfez o nulo apenas um minuto depois de entrar em campo e na primeira vez que tocou na bola. Cruzamento de Aursnes na direita e cabeceamento certeiro do médio português a abrir as contas do marcador em Barcelos

O golo soltou os jogadores encarnados e pouco depois surgiu o segundo, após Grimaldo converter uma grande penalidade em golo. O VAR entrou em ação para chamar à atenção de Fábio Veríssimo para uma mão de Rúben Fernandes. O lateral espanhol avançou sem receios para a marca do castigo máximo e confirmou a vitória encarnada em Barcelos. 

Ainda antes do apito final, Petar Musa também quase fazia o gosto ao pé, mas o croata tirou mal as medidas ao chapéu aplicado a Andrew e acertou... na trave.

O Benfica consegue assim responder à vitória do Sp. Braga, que horas antes goleou o Portimonense, sendo que na próxima jornada haverá confronto direto entre estas duas equipas, no Estádio da Luz. Por sua vez, o FC Porto entrará amanhã, domingo, no Dragão pressionado a vencer o rival Boavista, sob pena de ver as águias fugirem na liderança do campeonato. 

Já o Gil Vicente perde a possibilidade de saltar para o 13.º lugar, e respirar melhor na classificação, permanecendo com os mesmos 31 pontos que tinha à entrada para esta ronda. 

Momento do jogo: O golo de Chiquinho chegou na altura em que já era evidente a ansiedade que se sentia em campo. 

Equipas iniciais 

ONZE DO GIL VICENTE: Andrew; Carraça, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes, Adrián Marín; Giorgi Aburjania, Pedro Tiba, Vítor Carvalho; Murilo, Boselli e Fran Navarro.

ONZE DO BENFICA: Odysseas; Aursnes, Otamendi, António Silva, Grimaldo; Florentino, João Neves, Neres, João Mário; Rafa e Gonçalo Ramos. 

Antevisão 

Gil Vicente e Benfica medem forças, este sábado, em jogo da 30.ª jornada da I Liga. As águias continuam no topo da tabela classificativa, apesar de vários deslizes, mas sabem que a margem para perder mais pontos está cada vez mais curta. Nesse sentido só a vitória interessa em Barcelos, perante uma equipa da casa que também tenta retomar o caminho dos triunfos. 

Roger Schmidt deve operar algumas mexidas no onze, até por conta do regresso de Alexander Bah, jogador dinamarquês que se encontrava fora das opções depois de se ter lesionado frente ao FC Porto. 

O pontapé de saída está agendado para as 20h30 e Fábio Veríssimo é o árbitro nomeado para ajuizar o duelo. 

Siga, em direto, todas as incidências da partida entre Gil Vicente e Benfica, no Desporto ao Minuto. 

Leia Também: Schmidt confirma regresso de Bah e explica por que Gilberto foi suplente

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Depois de Paris, Roma. Madalena Aragão e João Neves em viagem romântica

Madalena Aragão

Depois de Paris, Roma. Madalena Aragão e João Neves em viagem romântica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Manchester City

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas