Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Seleção de futebol de Macau perde no regresso após três anos de paragem

Macau perdeu hoje por 1-0 com Singapura, tornando-se uma das últimas seleções de futebol do mundo a regressar aos jogos, depois da pausa imposta pela pandemia de covid-19.

Seleção de futebol de Macau perde no regresso após três anos de paragem
Notícias ao Minuto

15:35 - 26/03/23 por Lusa

Desporto Seleções

Singapura, com uma equipa formada integralmente por profissionais, teve as melhores oportunidades e marcou o único golo por Lionel Tan, aos 66 minutos, com o defesa central a desviar ao primeiro poste um canto.

Apesar da ausência de um dos capitães, o avançado luso-sul-africano Nicholas Torrão, devido a lesão, a equipa de Macau contou de início com os defesas de origem portuguesa Filipe Duarte e Amâncio Goitia, tendo este último sido substituído aos 87 minutos.

A partida marcou a estreia da nova equipa técnica, que inclui como selecionador o luso-angolano Lázaro Oliveira e o português Pedro Simões como adjunto.

O antigo treinador do Estrela da Amadora assinou contrato com a Associação de Futebol de Macau (AFM) em outubro de 2019, mas regressou a Portugal em março de 2020 devido à pandemia.

Lázaro Oliveira só conseguiu voltar a Macau após a região chinesa ter abandonado, em meados de dezembro, a política de 'zero covid', que incluía a restrição das entradas e quarentenas que chegaram a ser de 28 dias.

A última partida de Macau tinha sido em junho de 2019, quando um golo de Filipe Duarte, formado no Benfica, garantiu a primeira vitória em qualificações para campeonatos do mundo, ao bater o Sri Lanka por 1-0, em casa.

A equipa acabou por não seguir em frente, uma vez que a AFM decidiu não enviar a seleção para disputar a segunda mão no Sri Lanka, por razões de segurança, após mais de 250 pessoas terem morrido em ataques bombistas em 21 de abril de 2019.

De acordo com o portal da FIFA na Internet, as únicas outras seleções que continuam longe dos relvados são a Samoa e a Samoa Americana, devido à pandemia, e Tonga, que ainda está a recuperar de um tsunami, que, em janeiro de 2022, afetou mais de 80% da população.

A partida com Singapura serviu de preparação para a primeira eliminatória da qualificação asiática para o Mundial de 2026, a disputar em meados de outubro.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório