Polémica. Novas suspeitas de corrupção na Associação Chinesa de Futebol

A Associação Chinesa de Futebol (CFA) voltou hoje a ser abalada por novas suspeitas de corrupção, numa altura em que Pequim intensifica a campanha para eliminar as fraudes que minaram a modalidade no país.

Notícia

© Getty Images

Lusa
24/03/2023 07:49 ‧ 24/03/2023 por Lusa

Desporto

Ásia

O ministério do Desporto informou que o diretor do Comité de Disciplina da CFA, Wang Xiaoping, e o responsável pela organização das competições nacionais Huang Song, são "suspeitos de graves violações" da lei e da disciplina, termo normalmente usado pelas autoridades chinesas em casos de suborno.

Huang está a ser investigado pela agência anticorrupção do Partido Comunista Chinês, pelo órgão anticorrupção do ministério do Desporto e pelas autoridades da província de Hebei, onde a seleção da China mantém um campo de treino, segundo o comunicado.

A mesma nota indicou que Wang e Huang estão a cooperar com os investigadores, mas não deu detalhes sobre as acusações. Os promotores chineses têm amplos poderes para manter suspeitos sob detenção durante longos períodos se houver suspeitas de que segredos de Estado estão envolvidos.

A CFA é o órgão dirigente do futebol na China, que organiza a seleção chinesa de futebol e as competições domésticas.

No mês passado, o presidente da CFA, Chen Shuyuan, foi preso por acusações de corrupção. Ele era também vice-presidente do comité do Partido Comunista na associação, ressaltando os amplos poderes do governo na tentativa de promover o sucesso da modalidade.

Nos últimos anos, Pequim assumiu o desejo de converter o país numa potência futebolística, à altura do seu poder económico e militar. O líder chinês, Xi Jinping, assumiu que quer ver a China qualificar-se para a fase final de um Mundial, organizar um Mundial e um dia vencê-lo.

A seleção masculina de futebol da China é há muito criticada pelos adeptos pelos maus resultados, altos salários dos jogadores e sucessivos escândalos.

Em janeiro, Chen Yongliang e Liu Yi, o vice-secretário-geral executivo e o ex-secretário-geral da CFA, respetivamente, foram colocados sob investigação por suspeitas de violação da lei.

A investigação ocorreu após Li Tie, ex-selecionador de futebol da China e antigo jogador do clube inglês Everton, ter sido detido, em novembro. No mês seguinte, Zhang Lu, guarda-redes do clube Shenzhen, que disputa a Superliga Chinesa, e antigo colega de equipa Li no clube chinês Liaoning, foi também detido.

Em 2016, as 16 equipas que disputam a Superliga chinesa investiram cerca de 460 milhões de euros na contratação de jogadores estrangeiros, abalando o mercado de transferências. Vários clubes da primeira divisão chinesa estão agora falidos e com pagamentos em atraso.

A China figura em 80.º no ranking da FIFA e a única vez que participou na fase final de um Mundial, em 2002, perdeu os três jogos que disputou e não marcou um único golo.

A CFA impôs recentemente punições severas, incluindo banir altos funcionários da maior academia de futebol do país, depois de detetar irregularidades durante um jogo controverso.

Leia Também: Barcelona é acusado de corrupção e RFEF não descarta sanções

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Depois de Paris, Roma. Madalena Aragão e João Neves em viagem romântica

Madalena Aragão

Depois de Paris, Roma. Madalena Aragão e João Neves em viagem romântica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Manchester City

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas