Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Inter finta a 'lógica de Conceição' e FC Porto está fora da Champions

Treinador dos dragões não manteve o registo 100% vitorioso em casa frente a equipas italianas e o FC Porto não vai fazer companhia ao Benfica nos 'quartos' da prova milionária.

Inter finta a 'lógica de Conceição' e FC Porto está fora da Champions
Notícias ao Minuto

21:57 - 14/03/23 por Miguel Simões

Desporto Liga dos Campeões

O FC Porto não acompanhou a 'lógica de Conceição' em eliminar equipas italianas e foi afastado da Liga dos Campeões, esta terça-feira, ao empatar frente ao Inter (0-0) no Dragão, não acompanhando o Benfica nos 'quartos' da prova milionária.

Os dragões entraram com a pressão de virar a derrota da primeira mão em Milão (1-0) e estiveram perto do golo por mais ocasiões, mas encontraram um Inter a tentar causar estragos no contra-ataque, com a lição estudada.

O tempo começou a escassear gradualmente na segunda parte e, apesar dos riscos tomados por Sérgio Conceição, a equipa azul e branca não encontrou o tão desejado caminho do golo, ficando pelo caminho nos 'oitavos' da Liga dos Campeões, contrariamente ao que tinha acontecido nas últimas ocasiões diante de equipas italianas.

Ponto de equilíbrio 'pedia' mais

Sérgio Conceição mudou seis peças em relação ao onze apresentado diante do Estoril e se algumas mudanças já eram expectáveis, como é o caso das titularidades de jogadores como Galeno e Evanilson, o mesmo não se pode dizer da dupla Marcano-Fábio Cardoso no eixo da defesa, em função da surpreendente ausência de Pepe da ficha de jogo.

Com a pressão de virar a eliminatória e perante um ambiente incrível no Dragão, o FC Porto entrou mais forte e, depois de Uribe ter ficado perto de um golaço de fora da área logo aos três minutos, foi a vez de Eustáquio tentar a sorte da mesma zona, obrigando Onana a intercetar a bola que seguia para a baliza.

Os italianos pareciam estar mais apostados nas transições e, em contra-ataque, Dzeko e Lautaro Martínez testaram a atenção de Diogo Costa, mas a primeira parte não acabou sem antes Evanilson - num lance pleno de insistência com uma sucessão de toques num curto espaço de tempo - e Eustáquio ficarem perto de mexer com o marcador.

Inacreditável o que aconteceu nos descontos

Sem qualquer mexida ao intervalo, os dragões voltaram a entrar mais fortes e Uribe voltou a ser pioneiro na criação de oportunidades, seguindo-se uma investida de Galeno, mas também o Inter - com centenas de adeptos 'barrados' à entrada do Dragão - ameaçou o tento inaugural num remate distante de Barella.

As primeiras substituições surgiram apenas ao minuto 70 e as entradas de Toni Martínez e André Franco serviram para o 'pressing' final do conjunto de Sérgio Conceição, embora Inzaghi também tenha lançado jogadores como Lukaku e D'Ambrosio para refrescar as 'setas' do contra-ataque.

Já dentro dos últimos 15 minutos, Grujic obrigou Onana a uma defesa atenta, viu Lukaku ameaçar o golo na baliza contrária e, já em tempo de descontos, Taremi e Grujic atiraram aos ferros num curto espaço de tempo, levando todos os presentes no Dragão de mãos à cabeça, antecedendo a expulsão de Pêpê.

O nulo teimou em não desaparecer e, desta forma, o Inter junta-se aos já apurados Benfica, Bayern, AC Milan, Chelsea e Manchester City.

Momento do jogo: As duas bolas do FC Porto aos ferros praticamente consecutivas, primeiro por Taremi, depois por Grujic, não conduziram ao tão desejado golo no Dragão e permitiram que o Inter seguisse em frente.

[Notícia atualizada às 22h02]

Leia Também: O lance de insistência do FC Porto que deixou todos de mãos na cabeça

Leia Também: Centenas de adeptos do Inter 'barrados' à entrada do Dragão em protestos

Leia Também: As imagens do incrível ambiente que antecedeu o FC Porto-Inter

Onzes

FC Porto: Diogo Costa, Zaidu, Iván Marcano, Fábio Cardoso, Pepê, Uribe, Marko Grujic, Stephen Eustáquio, Evanilson, Galeno e Mehdi Taremi.

Inter: Onana, Dumfries, Dimarco, Acerbi, Bastoni, Darmian, Barella, Çalhanoglu, Mkhitaryan, Lautaro Martínez e Dzeko.

Antevisão

Sensivelmente duas semanas depois da derrota (1-0) na primeira mão dos 'oitavos' da Liga dos Campeões, em Milão, o FC Porto prepara-se para disputar um lugar nos 'quartos' da competição, com a ambição de protagonizar mais uma época reviravolta no Dragão.

O registo de Sérgio Conceição frente a equipas italianas, no comando técnico dos azuis e brancos, é 100% vitorioso nos jogos em casa, num estatuto que o treinador quererá certamente manter em resposta à ausência de vitórias em Itália, um país pelo qual já confessou ter um carinho especial.

Em 2018/19, o FC Porto reagiu à derrota na capital italiana e tratou de eliminar a AS Roma com recurso ao prolongamento (3-1, 4-3 no agregado), sendo que em 2020/21 a vítima acabou por ser a Juventus, onde jogava Cristiano Ronaldo, embora as decisões da segunda mão tenham acontecido em Turim. O que houve de comum nas duas épocas? As duas equipas italianas foram eliminadas nos 'oitavos' da prova milionária.

Já o Inter chega a esta fase da prova depois de uma derrota na Serie A, diante do Spezia (2-1), que deixou o segundo lugar mais ao alcance dos rivais, mas sabe que um empate no Dragão será sinónimo de festa no final.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental), será ajuizado pelo polaco Szymon Marciniak e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto-Inter: Receita de reviravoltas vai ser cumprida?

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório