Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

FC Porto a virar eliminatórias? Conceição já descobriu a receita

Inter derrotou os dragões por 1-0 na primeira mão dos 'oitavos' da Liga dos Campeões, porém, não faltam 'avisos' de que a eliminatória... pode inverter.

FC Porto a virar eliminatórias? Conceição já descobriu a receita
Notícias ao Minuto

08:02 - 24/02/23 por Miguel Simões

Desporto Análise

Ainda faltam sensivelmente três semanas para o jogo da segunda mão dos 'oitavos' da Liga dos Campeões, no Dragão, mas o FC Porto já faz contas à vida depois da derrota diante do Inter (0-1), em Milão, na passada quarta-feira. O histórico de reviravoltas não é propriamente favorável, mas não faltam exemplos, inclusive com Sérgio Conceição ao leme dos azuis e brancos.

De acordo com dados disponibilizados pela Playmaker, o FC Porto já encerrou 13 primeiras mãos de eliminatórias europeias com uma desvantagem forasteira de um golo e, em cinco ocasiões, conseguiu mesmo inverter o rumo dos acontecimentos na cidade Invicta.

Dessas cinco reviravoltas, quatro aconteceram na década de 80. O Velje foi a primeira 'vítima' (2-1 na Dinamarca e 3-0 nas Antas) na primeira ronda da Taça das Taças, em 1981/82. Seguiu-se o Dínamo Zagreb, precisamente na mesma fase da competição, em 1983/84, com um 1-0 em Portugal a contrariar o 2-1 na Croácia, em função do critério que ainda existia a privilegiar os golos fora de portas. O mesmo aconteceu com os escoceses do Rangers na fase seguinte, tirado a papel químico. Já em 1986/87, foi a vez do Vítkovice vencer por 1-0 na República Checa e levar com a resposta do FC Porto, em casa, por 3-0, na segunda ronda da designada Taça dos Campeões Europeus, competição que acabaria por vencer.

A quinta e última vez, curiosamente frente a italianos, aconteceu com Sérgio Conceição no banco dos dragões, num passado recente. Nos 'oitavos' da edição de 2018/19 da Liga dos Campeões, o FC Porto perdeu por 2-1 frente à AS Roma e, no Dragão, conseguiu triunfar por 3-1, após prolongamento. 

E ainda há outro dado animador...

Seja a jogar antes da deslocação, seja a jogar depois (como será o caso da presente eliminatória), o FC Porto de Sérgio Conceição não dá qualquer hipótese quando recebe clubes italianos no Dragão. Aconteceu quatro vezes e o treinador sorriu, precisamente, nas quatro ocasiões.

É verdade que as deslocações de Sérgio Conceição a um país que bem conhece nunca foram sorridentes (empates diante de AC Milan e Lazio e derrotas frente a AS Roma, Juventus e a mais recente com o Inter), mas a história no Dragão é outra e poderá vir a ser benéfica para os dragões. O repto está lançado para que o filme se repita?

Época Adversário Resultado Fase da prova
2018/19 AS Roma 3-1 (a.p.) 'Oitavos' da Champions
2020/21 Juventus 2-1 'Oitavos' da Champions
2021/22 AC Milan 1-0 Fase de grupos da Champions
2021/22 Lazio 2-1 Play-off da Liga Europa

Leia Também: Notas do Inter-FC Porto: Repete-se a história que até pode ser benéfica

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório