Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Lukaku entra e resolve. FC Porto não resiste a expulsão e cai em Milão

Sérgio Conceição continua sem vencer em solo italiano enquanto treinador, mas o registo caseiro poderá ser decisivo na segunda mão.

Lukaku entra e resolve. FC Porto não resiste a expulsão e cai em Milão
Notícias ao Minuto

21:53 - 22/02/23 por Miguel Simões

Desporto Liga dos Campeões

O FC Porto caiu em Milão, esta quarta-feira, na deslocação ao reduto do Inter (1-0), com um golo de Lukaku nos instantes finais, aproveitando a expulsão de Otávio, a fazer a diferença na primeira mão dos 'oitavos' da Liga dos Campeões.

Numa primeira parte mais 'morna', a principal ocasião foi travada pelos reflexos de Diogo Costa, em cima do intervalo, evitando um golo na pior altura de todas.

Seguiu-se um segundo tempo mais frenético, com oportunidades de parte a parte, sendo que a expulsão de Otávio complicou (e de que maneira) as contas dos dragões, que viriam a sofrer um golo do recém-entrado Lukaku na reta final. Ainda assim, tudo se decidirá na segunda mão, no Dragão, no próximo dia 14 de março.

Alguém quis marcar?

Sérgio Conceição manteve total confiança no regresso de alguns dos mais recentes lesionados do plantel e a verdade é que Uribe, Otávio e Galeno tiveram entrada direta no onze dos dragões, surpreendendo, de certa forma, Simone Inzaghi.

O duelo arrancou a um ritmo algo lento, com ambas as equipas na expectativa, ainda que as principais iniciativas tenham surgido do lado dos italianos, primeiro por Lautaro Martínez e, pouco depois, numa tentativa de Barella.

O primeiro remate dos dragões apareceu apenas aos 26 minutos, com Grujic a atirar por cima, sem grande perigo, ele que até viria a ser o autor da segunda oportunidade, deixando Onana sem reação (momentos antes 'pegou-se' com o companheiro de equipa Dzeko).

Antes do descanso, eis que surgiu a oportunidade mais flagrante da partida. Na sequência de um livre junto á linha lateral, um cabeceamento de Bastoni levava o destino da baliza, porém, os reflexos de Diogo Costa evitaram os festejos, naquele que foi mesmo o último lance do primeiro tempo.

Lukaku entrou para resolver

O intervalo não trouxe alterações, no entanto, Galeno não tardou em pedir a substituição por queixas físicas, levando Sérgio Conceição a promover a entrada de Evanilson. Pouco depois, o Inter voltou a estar perto de marcar, com o remate de Barella a passar a centímetros do poste aos 52 minutos.

Apesar das dificuldades iniciais, o FC Porto começou a criar mais perigo e, num curto espaço de tempo, esteve perto de gritar golo por mais que uma ocasião. Instantes depois da defesa de Onana a remate de Taremi, eis que surgiu uma tripla ocasião num só lance para os dragões, com uma iniciativa de João Mário a possibilitar Zaidu num primeiro momento, seguindo-se um duplo remate do iraniano travado pelo guardião adversário.

Nos instantes finais, pouco depois da expulsão de Otávio por duplo amarelo, Lukaku viu o seu remate ser travado pelo poste e, na recarga, atirou para o primeiro e único golo do encontro aos 86 minutos, fazendo a diferença na eliminatória.

Desta forma, Sérgio Conceição continua sem vencer em solo italiano enquanto treinador, quase como uma 'terra maldita', mas o registo caseiro 100% vitorioso poderá ser decisivo na segunda mão.

Momento do jogo: Inevitavelmente, o lance que decide o resultado final da primeira mão. Lukaku entrou para resolver, após uma recarga de um remate travado pelo poste, aos 86 minutos, deixando o Inter em vantagem para a segunda mão

Onzes

Inter: Onana, Skiniar, Bastoni, Acerbi, Darmian, Barella, Çalhanoglu, Mkhitaryan, Dimarco, Dzeko e Lautaro Martínez.

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Iván Marcano, Zaidu, Marko Grujic, Uribe, Otávio, Pepê, Mehdi Taremi e Galeno.

Antevisão

Inter e FC Porto defrontam-se, esta quarta-feira, na primeira mão dos 'oitavos' da Liga dos Campeões, naquela que é a quinta deslocação de Sérgio Conceição, enquanto treinador, a um país que bem conhece.

Nas quatro vezes que orientou o FC Porto em deslocações a estádios de Itália, Sérgio Conceição nunca conseguiu vencer, apesar dos apuramentos, com duas derrotas (AS Roma e Juventus) e dois empates (AC Milan e Lazio). Já o registo em casa é... 100% vitorioso.

Os dragões chegam a esta fase da prova depois de terem arrecadado o primeiro lugar do grupo B, à frente do Club Brugge, enquanto o Inter garantiu o segundo lugar do grupo C, atrás do Bayern Munique, mas à frente do Barcelona.

O emblema da cidade Invicta leva dez vitórias consecutivas em todas as provas e vai encontrar um Inter que, nos últimos 13 jogos, apenas perdeu por uma ocasião, numa altura em que Sérgio Conceição integrou jogadores como Otávio, Evanilson, Uribe, Galeno e Fábio Cardoso na convocatória, apesar das mais recentes lesões.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental) no  Stadio Giuseppe Meazza, em Milão, com arbitragem do sérvio Srdjan Jovanovi, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório