Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

FC Porto-Inter: Receita de reviravoltas vai ser cumprida?

Azuis e brancos procuram juntar-se ao rival Benfica nos 'quartos' da Liga dos Campeões, pelo que terão de 'derrubar' os italianos, tratando-se até de um hábito de Sérgio Conceição nos jogos no Dragão.

FC Porto-Inter: Receita de reviravoltas vai ser cumprida?
Notícias ao Minuto

08:03 - 14/03/23 por Miguel Simões

Desporto Antevisão

Sensivelmente duas semanas depois da derrota (1-0) na primeira mão dos 'oitavos' da Liga dos Campeões, em Milão, o FC Porto prepara-se para disputar um lugar nos 'quartos' da competição, com a ambição de protagonizar mais uma época reviravolta no Dragão.

O registo de Sérgio Conceição frente a equipas italianas, no comando técnico dos azuis e brancos, é 100% vitorioso nos jogos em casa, num estatuto que o treinador quererá certamente manter em resposta à ausência de vitórias em Itália, um país pelo qual já confessou ter um carinho especial.

Em 2018/19, o FC Porto reagiu à derrota na capital italiana e tratou de eliminar a AS Roma com recurso ao prolongamento (3-1, 4-3 no agregado), sendo que em 2020/21 a vítima acabou por ser a Juventus, onde jogava Cristiano Ronaldo, embora as decisões da segunda mão tenham acontecido em Turim. O que houve de comum nas duas épocas? As duas equipas italianas foram eliminadas nos 'oitavos' da prova milionária.

Já o Inter chega a esta fase da prova depois de uma derrota na Serie A, diante do Spezia (2-1), que deixou o segundo lugar mais ao alcance dos rivais, mas sabe que um empate no Dragão será sinónimo de festa no final.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental), será ajuizado pelo polaco Szymon Marciniak e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Sérgio Conceição

Diferenças para a primeira mão: "Os momentos do jogo podem ser semelhantes, mas nunca serão iguais. Dependendo dos jogadores do Inter que atuarem, há várias dúvidas se joga o Skriniar ou não por exemplo. Os jogadores dão movimentações diferentes à equipa. Agora, também depende do que nós fizermos e da estratégia que operarmos. Vamos defrontar uma equipa recheada de grandes jogadores, agora também sabemos aquilo que somos capazes de fazer. Estamos a meio de um jogo que estamos a perder".

Ausência de Otávio: “Depende agora da estratégia que adotarmos para o jogo. No corredor central, o Inter conta com oito jogadores e de acordo com o que eu penso, e nestes jogos de grandíssimo nível, nós temos de atuar como nos sentimos mais confortáveis. Os três médios pode ser feito com um ala que jogue mais por dentro ou com um avançado que dê esse apoio. O João Mário está fora”.

Recurso ao 'bombo'?: "Depende dos ouvintes. Do que conheço dos adeptos do FC Porto, eles querem é ganhar. Depois com bombo, com concertina, com violino ou ópera, é igual. Isto é como à posse de bola? Mais apoiada, mais ligada, 70 passes para chegar à área rival, ou em dois ou três passes chegar até à área. Para mim, jogar a 70 passes até à área dá-me sonolência”.

Simone Inzaghi

Projeção da eliminatória: "Sabemos que vamos defrontar uma equipa de qualidade num estádio muito inflamado. Vimos em Itália que eles são completos e fortes nos duelos. Conhecemos esse dado, de que as formações italianas sofreram muito nos últimos anos nas visitas ao FC Porto, mas preparámo-nos da melhor maneira possível, respeitando o adversário e, acima de tudo, olhando bastante para nós próprio".

Peso histórico: "Acho que perder a jogar assim em La Spezia pode acontecer uma vez a cada 500 jogos, mas aconteceu e lambemos as nossas feridas. Sabemos que podemos dar um grande salto e voltar aos oito melhores da Europa. Há dois anos seguidos que o Inter chega aos 'oitavos', algo que não acontecia há muito tempo, mas queremos ir mais longe. A segunda parte [da eliminatória] será mais estimulante e vai ser precisa atenção máxima, porque o adversário está habituado a estas partidas".

Impacto de jogar no Dragão: "Sabemos que vai ser um jogo muito difícil e conheço a atmosfera [do estádio], porque já joguei aqui, mas os meus colegas estão muito concentrados. Há que pôr o coração em campo, mas ter muita cabeça. Estamos preparados para todas as provocações que eles possam fazer. Digo isto com todo o respeito, mas eu conheço bem o futebol português e temos de estar preparados para isso. Eles deixarão tudo em campo para passar".

Últimos resultados

FC Porto: V-V-D-D-V

Inter: D-V-D-V-V

Últimos onzes

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, Pepe, Zaidu Sanusi, André Franco, Marko Grujic, Stephen Eustáquio, Otávio, Danny Namaso, Toni Martínez

Inter: Samir Handanovic, Matteo Darmian, Francesco Acerbi, Alessandro Bastoni, Danilo D´Ambrosio, Robin Gosens, Marcelo Brozovic, Henrikh Mkhitaryan, Nicolò Barella, Lautaro Martínez, Romelu Lukaku

Ausências

FC Porto: Otávio (castigado), Francisco Meixedo, João Marcelo e João Mário (lesionados) 

Inter: Robin Gosens (lesionado)

Leia Também: "Importa é ganhar... com bombo, com concertina, com violino ou ópera"

Leia Também: Confirmado: João Mário falha jogo do FC Porto frente ao Inter

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório