Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Defesa de 'betão': Leão colocado à prova e em busca de vitória inédita

Leões jogam quinta-feira em Londres a passagem aos quartos de final da Liga Europa. Numa das melhores séries de invencibilidade da época e há três jogos sem sofrer golos na I Liga, os verde e brancos procuram a primeira vitória frente ao Arsenal.

Defesa de 'betão': Leão colocado à prova e em busca de vitória inédita
Notícias ao Minuto

08:02 - 14/03/23 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Ultrapassada com distinção a receção ao Boavista, o Sporting começou a preparar a visita a Londres para lutar com o Arsenal por um lugar nos quartos de final da Liga Europa, após o empate na primeira mão em Alvalade (2-2).

E é um Sporting em boa forma que vai tentar o inédito em Londres. É que, até aos dias de hoje, os leões nunca venceram os londrinos. Uma vitória histórica diante do Arsenal garante essa qualificação para os quartos de final da prova. O empate no tempo regulamentar levará sempre o duelo para prolongamento, uma vez que os golos fora deixaram de contar.

Defesa em 'ponto de rebuçado', mas sem o capitão

Se do outro lado da barricada estará o líder da Premier League, mas que foi colocado em sentido no encontro da semana passada em Alvalade, do outro está um Sporting em crescendo nos últimos jogos e que pode provocar uma surpresa em pleno Emirates Stadium.

Após algumas semanas de intermitência, o Sporting parece ter encarrilado e na receção ao Boavista igualou a sua melhor série de invencibilidade nesta temporada. São já sete jogos sem perder para os homens de Rúben Amorim, com cinco vitórias e dois empates nesta sequência.

Além disso, as evidentes dificuldades a nível defensivo também parecem já ultrapassadas. É que, de acordo com a plataforma Playmaker Stats, há mais de 16 meses que o Sporting não estava três jogos consecutivos sem sofrer golos na I Liga. Adán e Israel não sofreram golos diante de Estoril, Portimonense e, no domingo, na receção ao Boavista.

Para esta baliza a zeros muito contribuiu a estabilidade alcançada na linha defensiva dos leões. Mas há um problema neste eixo central para a visita a Londres. É que o capitão Sebastián Coates, habitual titular, não poderá alinhar ante o Arsenal por estar a cumprir um jogo de castigo - à semelhança de Morita.

Quarta vitória seguida na I Liga e as palavras de Amorim

Após o desaire no Clássico diante do FC Porto, o Sporting enveredou por um caminho de quatro vitórias seguidas na I Liga, registo inédito em 2022/23 e que não acontecia desde o final da época passada.

Foram vitórias diante de Desportivo de Chaves (2-3), Estoril (2-0), Portimonense (0-1) e Boavista (3-0) que lançaram o Sporting nesta onda positiva e levaram Rúben Amorim a admitir que os leões entraram tarde na corrida pelo título de campeão nacional.

"Acho que esta equipa chegou atrasada, mas também temos que ver que há jogadores que entraram, que estão a mostrar uma qualidade diferente, o Trincão entrou mais solto, os jogadores estão mais confiantes, o Marcus [Edwards] tem uma capacidade física completamente diferente… Estamos mais compactos e diria que sim, que chegámos atrasados à luta pelo campeonato. Também por culpa de todos nós, se calhar estávamos um bocadinho habituados nos dois anos, em que ganhávamos muitos jogos, e fizemos um bocadinho de 'copy paste' e deixámos andar", atirou o técnico dos verde e brancos após a vitória diante do Boavista.

"Depois levámos umas pancadas e foi difícil recuperar. Desta vez, olhando para a segunda volta, são mais oito pontos. Oito pontos… e estaríamos em segundo, é uma diferença muito grande e os jogadores têm de ter noção disso. Estamos a aprender com isso. Agora temos de continuar", terminou.

Leia Também: Notas do Sporting-Boavista: Pelo brilho dos laterais só faltou uma coisa

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório