Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 19º

Entre arte e felicidade, leão 'doma' a pantera e persegue rivais

Leões levam sete jogos seguidos sem derrotas desde o Clássico e concentram-se agora nas decisões europeias, frente ao Arsenal.

Entre arte e felicidade, leão 'doma' a pantera e persegue rivais
Notícias ao Minuto

22:25 - 12/03/23 por Miguel Simões

Desporto I Liga

O Sporting somou o quarto triunfo consecutivo no campeonato, este domingo, ao vencer o Boavista (3-0), num jogo em que manteve a perseguição aos rivais diretos na luta por um lugar no pódio.

Com uma entrada fulgurante, os leões tentaram todas as alternativas para chegar ao golo inaugural, que apareceu num lance de génio de Nuno Santos, aos 17 minutos. Ainda antes do intervalo, Agra - num lance feliz para uns e infeliz para outros - acabou por marcar na baliza errada e deixar o Sporting mais confortável.

Numa segunda parte de alguma gestão por parte de Amorim, as oportunidades perigosas escassearam e o Sporting conseguiu aplicar o plano de 'vingança' ao Boavista depois da derrota no Bessa na primeira volta, ainda com tempo para o recém-entrado Paulinho marcar nos descontos. Agora o foco dos leões vira-se para a Liga Europa.

Obra de arte depois de tanta oportunidade

Rúben Amorim terá surpreendido Petit com as várias mexidas em relação ao onze inicial apresentado diante do Arsenal. Se a troca de Adán por Israel foi forçada, as entradas de Diomandé, Ugarte e Nuno Santos e Chermiti foram opcionais, ainda com a deslocação de Matheus Reis para a linha de três centrais.

O Sporting entrou forte e ainda se cantava o célebre 'O Mundo Sabe Que' quando Chermiti atirou à barra, seguindo-se lances também perigosos de Marcus Edwards e Ricardo Esgaio.

Pouco depois de novo desperdício de Chermiti, eis que Alvalade pôde assistir a uma obra de arte candidata ao Puskás, assinada por Nuno Santos, com um surpreendente remate de letra a fazer a diferença no marcador aos 17 minutos.

Os axadrezados não conseguiram ter critério na reação e foi o Sporting que ameaçou novo golo, sobretudo com investidas de Chermiti e Edwards. Ainda assim, o lance do 2-0 acabaria por ser assinado por... Salvador Agra. Aos 43 minutos, o avançado português foi com tudo a uma bola na grande área para aliviar o perigo e acabou por introduzi-la na baliza de Bracali, numa auto golo que mais parecia ser uma finalização 'à ponta de lança'.

Gestão a pensar em Londres?

Petit não hesitou em fazer duas alterações ao intervalo, com as entradas de Watai e Bruno Lourenço, numa tentativa de reduzir os estragos da primeira parte, pese embora a falta de oportunidades junto da baliza de Israel, com exceção para a tentativa de aproveitamento de uma falha defensiva leonina à hora de jogo. Na resposta, Esgaio atirou à barra e voltou a estar perto do golo.

Já com a mente no jogo frente ao Arsenal, a contar para a segunda mão dos 'oitavos' da Liga Europa, Rúben Amorim foi lançando Inácio e Trincão para os lugares de Matheus Reis e Pedro Gonçalves, respetivamente, antes de ver Nuno Santos a dispor de mais duas ocasiões para mexer com o marcador.

Paulinho, Arthur Gomes e Tanlongo ainda entraram para as vagas deixadas por Chermiti, Edwards e Ugarte, sendo que seria precisamente o ponta de lança a assinar o terceiro da equipa de Alvalade já em tempo de descontos, aos 90+4', apontando para Esgaio após a assistência.

Com este triunfo, o Sporting chega aos 50 pontos, a cinco do Sporting de Braga, a sete do FC Porto e a 15 do Benfica, consolidando a quarta posição, com mais dez pontos por comparação ao Vitória SC, antes de se deslocar até Londres para discutir o acesso aos 'quartos' da Liga Europa. Já o Boavista mantém o nono lugar, com 30 pontos.

Momento do jogo: Apesar da genialidade de Nuno Santos no tento inaugural, o momento que acaba por decidir o jogo é o autogolo de Salvador Agra, quer pelo facto de colocar a diferença em dois golos, quer pelo timing em que surgiu, praticamente em cima do intervalo.

Leia Também: Nuno Santos faz-se ao Puskás com um golaço que fez 'estremecer' Alvalade

Leia Também: À ponta de lança? Agra foi com tudo à bola e assinou autogolo em Alvalade

Leia Também: Entrar e marcar virou hábito para Paulinho. Eis o golo nos descontos

Onzes

Sporting: Franco Israel, Diomandé, Sebastián Coates, Matheus Reis Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita, Manuel Ugarte, Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Marcus Edwards e Chermiti.

Boavista: Bracalli, Cannon, Ibrahima, Yusupha, Mangas, Salvador Agra, Seba Perez, Abascal, Makouta, Bruno Onyemaechi e Malheiro.

Antevisão

Sporting e Boavista defrontam-se em Alvalade, este domingo, em jogo a contar para a 24.ª jornada da I Liga, antecipando a deslocação dos leões a Londres para defrontar o Arsenal.

Três dias após o empate (2-2) na primeira mão dos 'oitavos' da Liga Europa, a equipa de Rúben Amorim parte em busca da reaproximação ao pódio e vai procurar 'vingar' a derrota da primeira volta no Bessa (2-1), que aconteceu precisamente depois de uma boa sequência de resultados dos leões - sem derrotas nos últimos seis duelos.

Já os axadrezados, sem perder desde o jogo com o Benfica na Luz (3-1), somaram uma vitória e um empate antes da deslocação a Alvalade, procurando manterem-se na primeira metade da tabela classificativa. Em caso de triunfo, é certo e sabido que do oitavo lugar não sairão.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental) deste domingo, será ajuizado por João Pinheiro e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting-Boavista: Foco nacional entre as decisões europeias

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório