Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

FC Porto combate 'fantasmas' dos rivais e segue vivo na luta pelo título

Dragões sofreram golos de ex-Benfica e ex-Sporting, mas conseguiram superiorizar-se e vencer o encontro. Desvantagem para o líder volta a ser de cinco pontos, à condição.

FC Porto combate 'fantasmas' dos rivais e segue vivo na luta pelo título
Notícias ao Minuto

22:16 - 10/03/23 por Tiago Antunes

Desporto I Liga

O FC Porto venceu nesta sexta-feira o Estoril por 3-2, em jogo da jornada 24 da I Liga. Os dragões fizeram o que lhes competia na corrida pelo título, esperando, agora, o resultado do encontro do Benfica.

O marcador foi aberto antes do minuto 10, por Marko Grujic. Tiago Gouveia aproveitou a indefinição da defesa azul e branca para empatar o encontro, batendo Diogo Costa na cara do golo. Pouco depois, André Franco aplicou a 'lei do ex' e deixou o FC Porto na frente do marcador antes do intervalo.

Na segunda parte, Sérgio Conceição teve más notícias. João Mário saiu lesionado ao prender o pé na relva e pode ser dúvida séria para o jogo frente ao Inter. O português ainda tentou continuar a partida, mas não foi capaz. A caminho dos 90, Francisco Geraldes empatou de grande penalidade, a mesma forma como Taremi deu a vitória aos dragões, depois de uma grande asneira de Mexer.

Com este resultado, o FC Porto segue vivo na corrida pelo título, somando 57 pontos. A diferença para o líder Benfica é de cinco pontos, à condição. Já o Estoril vai 'chorar' os pontos que não conquistou, seguindo no 15.º lugar, em perigo, com 22 pontos, seis acima da zona de despromoção.

Filme do jogo

Suada, mas conseguida. Contra um adversário ainda em fase de testes, o FC Porto não esperava tanta trabalheira em casa frente ao Estoril. Os dragões tiveram de correr o dobro para contrariar os azares que foram surgindo ao longo do encontro, que passou de cinzento a colorido em menos de nada.

O FC Porto entrou com tudo. Em 10 minutos, o campeão nacional chegou ao golo que já se esperava. Grujic fez-se grande num canto e bateu Dani Figueira para o primeiro golo do encontro. O dragão ficou à vontade em campo. A jogar em casa, impôs o seu ritmo, fez o que quis do adversário e geriu o ritmo à sua maneira... até ter de fazer pela vida ao ver o resultado empatar-se.

Tiago Gouveia apareceu pela área e bateu Diogo Costa para gelar o Dragão. Emprestado pelo Benfica, tentou deixar a marca encarnada na casa do rival, isto enquanto os dois emblemas lutam pelo título nacional. O golo, no entanto, surgiu contra a corrente da partida. Os canarinhos chegaram à frente apenas três vezes na primeira parte. A primeira foi uma ameaça, a segunda deu em golo, a terceira a deixar um sério aviso.

Quem já conhecia as ameaças e pouco valor lhes deu foi André Franco. O médio apareceu na cara de Dani Figueira para dar o melhor seguimento a um lance incompleto de Danny Namaso. Levantou os braços a pedir desculpa, mas acabou por deixar o Dragão em êxtase, guiando os dragões à vantagem no regresso aos balneários.

Na segunda parte, antes de qualquer golo, chegaram más notícias para Sérgio Conceição. Num lance inofensivo, sem qualquer oposição, João Mário prendeu o pé na relva, deu uma pirueta no ar e teve de sair, lesionado. O joelho do defesa não aguentou, forçando a saída e ligando a sirene no Dragão a dias da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões contra o Inter.

Um azar nunca vem só, diz o povo e diz bem. A um cruzamento, Pepe respondeu por instinto ao colocar a mão no caminho da bola. O árbitro não perdoou e apontou para a marca dos 11 metros. Francisco Geraldes marcou a grande penalidade e confirmou: os rivais estavam a assombrar o Dragão. Antes um jogador formado no Benfica, agora um formado no Sporting, ambos a complicarem a vida ao FC Porto.

Pouco tempo depois, valeu uma asneira de Mexer para 'mexer' no marcador. O defesa foi imprudente a abordar um lance contra Taremi e ceifou o iraniano na grande área. Sem discussão possível, o avançado colocou a bola na marca e bateu Dani Figueira para dar os três pontos ao FC Porto preciosos na luta pelo título.

O FC Porto deu nova prova de vida na corrida pela revalidação do troféu da I Liga. São cinco os pontos que diferenciam os dragões do Benfica, ainda que à condição. Agora é a vez de as águias darem a resposta, estando a 'batata quente', que representa a pressão desta fase do campeonato, do lado da equipa encarnada.

Momento do jogo: O golo de Tiago Gouveia. Despertou o FC Porto para um jogo que não estava tão garantido como parecia, muito por conta do golo madrugador. O dragão foi 'picado' e deu resposta.

Onzes iniciais

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Fábio Cardoso, Zaidu; Grujic, Eustáquio, André Franco; Otávio, Toni Martínez, Namaso.

Estoril: Dani Figueira; Tiago Santos, Pedro Álvaro, Mexer, Tiago Araújo; Gamboa, João Carvalho, Guitane; Francisco Geraldes, Tiago Gouveia, Cassiano.

Antevisão

O FC Porto vai receber o Estoril nesta sexta-feira, em jogo da 24.ª jornada da I Liga. Os dragões vão em busca em busca de uma vitória que os reaproxime do líder, o Benfica, contra um adversário em desespero por pontos.

Enquanto os dragões somam 54 pontos no segundo lugar, os canarinhos estão na corda bamba, no 15.º lugar, à porta da zona de descida, com 22 pontos. Há quatro jogos que o emblema da Amoreira não pontua, trazendo consigo um dado positivo: da última vez que defrontou os dragões, bateu o pé e empatou o jogo.

O FC Porto-Estoril joga-se a partir das 20h15, no Estádio do Dragão, e poderá acompanhar a par e passo as incidências da partida aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto-Estoril: No meio do silêncio... onde está o foco?

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório