Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Tormenta acabou. St. Juste cura feridas e resolve problemas do Sporting

Neerlandês ultrapassou momento complicado com lesões e está de regresso na máxima força. O retorno à equipa de Rúben Amorim provou ser uma ajuda valiosa para trazer acerto à defesa verde e branca.

Tormenta acabou. St. Juste cura feridas e resolve problemas do Sporting
Notícias ao Minuto

08:02 - 01/03/23 por Tiago Antunes

Desporto I Liga

A aventura de Jeremiah St. Juste pelo Sporting aparenta estar a melhorar a cada jornada que passa. O neerlandês não entrou em Alvalade com o pé direito, tendo ficado de fora de vários encontros, por lesão, enquanto devia ser uma das opções para o onze inicial dos leões.

Frente ao Estoril, e passadas três lesões na mesma época, St. Juste assinou o seu 11.º jogo só no ano de 2023, uma série que não se via desde 2021.

Lesão atrás de lesão

A carreira de St. Juste tem sido atormentada com várias lesões. O defesa conta já com 15 paragens forçadas, três delas já em Portugal.

O período mais conturbado foi na Bundesliga. Ao serviço do Mainz, o neerlandês ficou parada por um total de 165 dias por uma lesão no ombro, um problema que se arrastou desde 2018, quando ficou fora dos trabalhos do Feyenoord por 133 dias.

Notícias ao Minuto St. Juste chegou ao Sporting no último verão por 9,5 milhões de euros© Sporting CP

A lesão mais recente de St. Juste, no entanto, foi no joelho, problema que já estava diagnosticado mesmo antes da contratação pelo Sporting. No total, o defesa perdeu 11 jogos dos leões, 79 dias de trabalho.

Um regresso estilo 'salva-vidas'

Com a forma interrompida pelas várias lesões, St. Juste não teve a possibilidade de deixar marca na equipa na primeira volta da temporada. Agora, desde que voltou da última lesão, nos primeiros dias de janeiro, a importância do neerlandês ficou evidente.

Desde que voltou à equipa, os resultados têm surgido. Tudo começou com uma derrota na Madeira, por 1-0, com St. Juste em campo por 15 minutos. Desde então, os leões empataram com o Benfica e com o Midtjylland, perderam a final da Taça da Liga com o FC Porto e ganharam os restantes jogos em que o defesa participou.

Notícias ao Minuto St. Juste já atravessou três paragens por lesão nesta época© Getty Images

A série recente, com as vitórias frente a Arouca, Sp. Braga, Rio Ave, Desp. Chaves, Midtjylland e Estoril provaram que St. Juste faz falta à equipa.

Os dados que chamam à atenção

Em 1.087 minutos de prova entre I Liga, Taça da Liga, Liga dos Campeões e Liga Europa, o trabalho defensivo de St. Juste tem sido essencialmente baseado no posicionamento correto. Quando foi chamado a intervir, fez uma média de um desarme por jogo, cortando quase duas jogadas por jogo. No plano defensivo, não são números que encantam, mas, com St. Juste em campo, o Sporting é a defesa menos batida do campeonato, com 18 golos sofridos.

Já no plano ofensivo, no mesmo número de jogos, o neerlandês fez uma média de 43.4% de passes por jogo. A percentagem de acerto ronda os 92%, uma das mais altas de toda a equipa do Sporting, contando ainda com uma assistência com um passe longo, o estilo de passe a que menos recorre.

Jogos completos não têm sido a praia de St. Juste nesta época. Conta até agora com seis em 25 disputados em todas as provas, mas há um dado que deixa esperança: cinco deles foram disputado já em 2023, depois da última lesão.

Peça importante e inegociável

No mercado de inverno, o nome de St. Juste foi associado a um regresso à Bundesliga. O neerlandês terá sido alvo de uma abordagem nas últimas horas do fecho do mercado por parte do Eintracht Frankfurt.

Notícias ao Minuto St. Juste foi titular frente ao Estoril, a segunda seguida na época© Getty Images

Apesar do pouco tempo de jogo e das constantes lesões, o defesa de 26 anos recebeu o voto de confiança de Rúben Amorim, que vetou a sua saída para deixar José Marsà voltar a Espanha. A verdade é que St. Juste desvalorizou desde que chegou ao Sporting, valendo hoje 13 milhões de euros, valor ainda acima do pago pelos leões.

Com 11 jornadas da I Liga e o caminho ainda incerto da Liga Europa, com o 'Super Arsenal' pela frente, St. Juste terá a oportunidade de ganhar mais espaço e complicar as contas no centro da defesa, o setor mais frágil do Sporting desde o arranque da temporada.

Leia Também: Ex-Sporting aprova Bellerín: "Não vai ser fácil esquecer Porro, mas..."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório