Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

FC Porto-Gil Vicente: 'Jogo do galo' no Dragão na corrida pelo título

Encontro da 22.ª jornada da I Liga tem apito inicial agendado para as 20h30.

FC Porto-Gil Vicente: 'Jogo do galo' no Dragão na corrida pelo título
Notícias ao Minuto

07:57 - 26/02/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

O FC Porto recebe, este domingo, o Gil Vicente, 14.º classificado, quatro dias depois da derrota por 1-0 na visita ao Inter de Milão, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Em duelo a contar para a 22.ª jornada da I Liga, a proximidade com o duelo em Milão pode obrigar o treinador Sérgio Conceição a mexer na equipa. Ainda assim, o campeão não tem grande margem de manobra para fazer poupanças, sob pena de verem fugir ainda mais o líder Benfica.

Contudo, o técnico dos azuis e brancos pode ser obrigado a fazer algumas mexidas no onze inicial, atendendo à forma como vários jogadores regressaram à competição em Itália, num encontro muito intenso, após paragens devido a lesão. São os casos de Uribe, Evanilson e Otávio. Já Galeno falha mesmo este duelo no Estádio do Dragão.

O encontro entre FC Porto e Gil Vicente será arbitrado por Rui Costa e tem apito inicial agendado para as 20h30 deste sábado.

Treinadores em discurso direto

Sérgio Conceição

Fase atribulada com lesões e um derrota no meio de vitórias: Quando temos a consciência que demos todo de nós... A azia de perder é grande, mas não é tanta como se entrássemos em Milão e não discutíssemos o jogo como fizemos. Não há arrependimento. Foi um jogo num contexto muito difícil, um jogador ou outro jogou sem ir ao campo, só com palestra, vídeo e quadro. O Galeno não vai estar, o Evanílson provavelmente não vai estar porque não esteve com a equipa, vamos ver como vai estar amanhã. Quanto às opções, fico mais feliz quando as tenho.

Mudar o 'chip' entre Inter e Gil Vicente: É focando muito naquilo que é a nossa equipa. Defrontar uma equipa do Inter, olhar para características da equipa, pontos fortes e tendo um grupo que conhece bem o que o treinador quer. Temos de ser fiéis aos princípios enquanto equipa e ajustar consoante o adversário. As melhores equipas do mundo fazem. O tempo, por vezes, é pouco, queríamos mais, é o calendário que temos, a equipa está em todas as frentes e isso deixa-me satisfeito. É um bocadinho de tudo isso. Queria ter mais tempo, os jogadores perceberem os princípios da equipa, ver o adversário e explorar os pontos deles.

Gil Vicente a crescer com novo treinador: Houve certamente uma evolução natural do Gil Vicente com o Daniel Sousa. Têm resultados positivos nos últimos jogos, isso mostra a evolução, os jogadores são, muitos deles, os mesmos do ano passado. Espero um jogo complicado, temos de perceber a dinâmica do adversário, os jogadores que podem jogar nessa dinâmica e que podem mudar aqui e acolá consoante se têm bola ou não. Nessa estratégia, não entra o Galeno. 

Daniel Sousa

Derrota do adversário em Milão: Vem com o orgulho um pouco ferido, vai ter um estádio a acarinhá-los porque fizeram uma exibição que merece esse carinho, verdade seja dita. Vejo um FC Porto bastante completo, tem um estilo de jogo bastante objetivo, com uma variabilidade maior em relação ao passado, o que dificulta muito os adversários.

Equipa no seu melhor: É um registo impressionante, não só as vitórias, como os golos marcados e sofridos, e isso aporta um pouco mais de dificuldade para nós. Temos que ser estar no nosso melhor, as oportunidades que tivermos, temos que as aproveitar e não podemos conceder o mínimo. Na Taça da Liga, concedemos um golo aos dois minutos, numa desconcentração, que é uma das coisas que, contra uma equipa como o FC Porto, não podemos conceder.

Jogo da Taça da Liga: "São jogos completamente diferentes. Encaramos este como mais um jogo de elevada dificuldade, pelo adversário e por ser fora, mas a forma como o preparámos e os objetivos são sempre os mesmos. Esperamos um jogo de grande dificuldade, como têm sido todos nesta fase porque os pontos estão 'caros'.

Últimos resultados

FC Porto: V-V-V-V-D

Gil Vicente: V-D-E-V-E

Últimos onzes

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Iván Marcano, Zaidu Sanusi, Otávio, Matheus Uribe, Marko Grujic, Wenderson Galeno, Mehdi Taremi, Pepê.

Gil Vicente: Andrew Silva, Carraça, Rúben Fernandes, Tomás Araújo, Adrián Marín, Giorgi Aburjania, Vitor Carvalho, Murilo Souza, Kanya Fujimoto, Juan Manuel Boselli, Fran Navarro.

Ausências

FC Porto: Galeno, Meixedo e Veron (lesionados).

Gil Vicente: Krticiuk, Lucas Barros e Ali Alipour (lesionados), Vitor Carvalho (Castigado) e Carraça (emprestado pelo FC Porto).

Leia Também: Daniel Sousa: "FC Porto vem com o orgulho um pouco ferido"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório