TAS confirma suspensão a Darwin Núñez por desacatos na Copa América

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) confirmou hoje os cinco jogos de suspensão de Darwin Núñez, rejeitando também o recurso dos restantes futebolistas uruguaios envolvidos nos incidentes na meia-final da Copa América frente à Colômbia.

Notícia

© Getty Images

Lusa
13/05/2025 21:21 ‧ há 5 horas por Lusa

Desporto

Tribunal Arbitral do Desporto

O tribunal com sede em Lausana, na Suíça, rejeitou o recurso apresentado pelos jogadores Darwin Núñez, Ronald Araujo, José María Giménez, Rodrigo Betancur e Mathías Olivera e a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) contra os castigos impostos pela CONMEBOL, o organismo que tutela o futebol sul-americano, após os incidentes ocorridos em julho.

 

O painel do TAS considerou que, neste caso, não se aplicava o princípio de legítima defesa evocado pelos jogadores, que alegaram ter-se envolvido numa altercação com adeptos colombianos por terem familiares no setor do estádio onde decorreram desacatos.

Para o tribunal arbitral, a conduta dos jogadores constituiu "uma ação voluntária, violenta e injustificada", que violou o Código de Disciplina da CONMEBOL.

O organismo sul-americano suspendeu o antigo jogador do Benfica, atualmente no Liverpool, por cinco jogos, o médio do Tottenham Rodrigo Bentancur por quatro, enquanto os defesas Mathías Olivera, do Nápoles, Ronald Araújo, do FC Barcelona, e José Giménez, do Atlético de Madrid, receberam uma sanção de três partidas.

Apenas o avançado do Liverpool ainda não cumpriu todo o seu castigo -- faltam três jogos -, uma vez que, em 04 de outubro, o TAS aceitou a providência cautelar apresentada por Núñez e pela AUF para suspender provisoriamente a aplicação da sanção.

Darwin, Ronald Araújo e José Giménez subiram às bancadas para se envolverem em desacatos com adeptos colombianos, após a derrota por 1-0 na meia-final da Copa América com a Colômbia, que aconteceu em 10 de julho, em Charlotte, nos Estados Unidos.

O defesa do Atlético de Madrid garantiu, após os incidentes, que as famílias dos jogadores uruguaios nas bancadas estavam "em perigo" devido às ações de alguns adeptos colombianos.

Antes do confronto com os adeptos colombianos e após a partida, que ditou a eliminação do Uruguai da Copa América, eclodiu também uma rixa violenta entre jogadores das duas equipas no centro do campo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

NAPA chegam à final da Eurovisão e celebraram com festejo... de Gyokeres

Eurovisão

NAPA chegam à final da Eurovisão e celebraram com festejo... de Gyokeres

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Rali de Portugal

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas