Powered bySolverde
Disclaimer

'Oitavos' no horizonte com final reeditada em Anfield... e não só

Liverpool e Real Madrid reeditam terça-feira em Anfield Road a final da edição 2021/22 da Liga dos Campeões em futebol, numa segunda parte dos 'oitavos' com atenções também centradas nas visitas à Alemanha de Manchester City e Nápoles.

Real Madrid v Liverpool - UEFA Champions League Final

© Getty Images

Lusa
20/02/2023 09:00 ‧ 20/02/2023 por Lusa

Desporto

Liga dos Campeões

Depois de uma primeira metade dos 'oitavos' que só rendeu cinco golos, com apenas uma equipa a marcar dois, o Benfica (2-0 no reduto do Club Brugge), o jogo 'grande' disputa-se em Inglaterra, com o vice-campeão em título a receber o detentor do troféu.

Na época passada, os 'merengues' chegaram ao 14.º troféu -- o dobro dos do segundo do ranking, o AC Milan -- com um triunfo face aos 'reds' por 1-0, repetindo a vitória da final de 2017/18 (3-1), e agora voltam a 'parecer' favoritos.

Já vencedor na presente temporada da Supertaça Europeia e do Mundial de clubes, o Real Madrid é sempre um candidato ao triunfo na prova, mesmo quando, de todo, não parece, como aconteceu a época passada, em que chegou à final de 'milagre em milagre', eliminando PSG, Chelsea e Manchester City.

Os 'merengues' estão com vida difícil na La Liga, culpa de um imparável FC Barcelona, que segue oito pontos à maior, mas, em Inglaterra, o Liverpool, do regressado Diogo Jota, está bem pior na Premier League, em oitavo, a 19 pontos do líder Arsenal.

A formação do alemão Jürgen Klopp parece, ainda assim, num bom momento, com os recentes triunfos no dérbi de Liverpool (2-0 ao Everton) e na casa do Newcastle (2-0), quarto colocado, com tentos do ex-benfiquista Darwin Núñez e do reforço de inverno Gakpo.

Os adeptos dos 'reds', que antes destes dois encontros só haviam vencido um de sete, acreditam que a equipa pode estar, finalmente, em retoma, algo que está à ptova na terça-feira, em Anfield Road, onde está época 'caíram' Ajax, Rangers e Nápoles.

Por seu lado, o Real Madrid vem de quatro triunfos seguidos, incluindo um 5-3 ao Al Hilal para arrebatar o Mundial, sendo que o seu maior problema passa pelos sucessivos problemas físicos pelos quais tem passado o 'insubstituível' francês Karim Benzema.

A eliminatória promete, numa terça-feira em que também é aguardada com expectativa a visita a Frankfurt do Nápoles, de Mário Rui, que lidera destacadíssimo a Serie A e fez uma notável fase de grupos, vencendo o agrupamento que incluía o Liverpool.

Os napolitanos, liderados pela imparável dupla formada por Kvaratskhelia e Osimhen, nunca ultrapassaram os oitavos de final, fase em que caíram em 2011/12 (Chelsea), 2016/17 (Real Madrid) e 2019/20 (FC Barcelona).

Desta vez, as expectativas são muito mais altas, já que o Nápoles está em 'grande' internamente, próximo de um título que só conquistou com Maradona (1986/87 e 1989/90), e o adversário é o Eintracht Frankfurt, estreante na 'Champions'.

Os alemães, detentores da Liga Europa, são sextos classificados na Bundesliga, depois do 2-0 caseiro ao Werder Bremen, num fim de semana em que o Nápoles somou o sétimo triunfo consecutivo na Serie A, no reduto do Sassuolo (2-0).

Na quarta-feira, e além da receção do Inter Milão ao FC Porto, realiza-se um outro encontro na Alemanha, mais precisamente em Leipzig, onde a formação de André Silva é anfitriã do Manchester City, de Rúben Dias e Bernardo Silva.

Os ingleses, que perseguem há muito a 'Champions', prova em que chegaram pela primeira vez à final em 2020/21 (0-1 com o Chelsea, no Dragão), são claramente favoritos, liderados pela 'fúria' de Erling Haaland, o implacável goleador.

A formação comandada pelo catalão Pep Guardiola tem feito uma temporada algo irregular, apesar dos tentos do norueguês, mas é, ainda assim, claramente favorita face ao Leipzig, quinto da Bundesliga, mas só a quatro pontos do líder Bayern Munique.

No fim de semana, o Leipzig foi a Wolfsburgo vencer por 3-0, com tentos de Forsberg, Laimer e Szoboszlai, enquanto o City que vinha de um 3-1 na casa do Arsenal, só logrou empatar 1-1 em Nottingham, onde Bernardo Silva ainda adiantou os 'citizens', que ficaram a dois pontos dos 'gunners', com mais um jogo disputado.

Os encontros da segunda mão dos oitavos de final realizam-se em 07, 08, 14 e 15 de março.

 

Leia Também: Sonho do Mundial feminino. Portugal a um passo de fazer história

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas