Artur Jorge recusa candidatura à conquista da Liga Conferência Europa

O treinador Artur Jorge recusou hoje assumir uma candidatura do Sporting de Braga à conquista da Liga Conferência Europa de futebol, na qual recebe, na quinta-feira, a Fiorentina, na primeira mão do play-off de acesso aos 'oitavos'.

Notícia

© Lusa

Lusa
15/02/2023 19:11 ‧ 15/02/2023 por Lusa

Desporto

Sporting de Braga

O técnico dos minhotos considerou, aliás, que a Fiorentina "é uma das candidatas a [vencer] esta competição" e "vai procurar fazer o que não tem conseguido na Série A", na qual ocupa a 13.ª posição.

"Parece-me redutor desvalorizar a prova e não acho que possamos estar a priorizar competições [entre campeonato, Taça de Portugal e Liga Conferência]. Podemos olhar para as três provas da mesma maneira. Nesta e na Taça de Portugal a margem de erro é mínima, no campeonato já tivemos deslizes, mas corrigimos e estamos na posição em que estamos, com 15 vitórias, um número muito interessante e de destaque", disse na conferência de imprensa de antevisão.

Para Artur Jorge, apesar de ser a terceira prova da UEFA, o Sporting de Braga terá que ter o "equilíbrio para perceber que a competição não vai ser dada de mão beijada".

"Há equipas muito fortes que são sérias candidatas à final. Nós podemos dar uma resposta muito positiva, mas estes dois jogos são num mês terrível para nós, vamos ter que ser muito sérios para não termos nenhum deslize", disse.

Para o treinador, não assumir o favoritismo "é só uma questão de bom senso e de respeito pelas equipas que participam nas provas".

"O nosso percurso na Liga Europa foi algo desvalorizado, ficámos em terceiro com 10 pontos, foi o único grupo em que não houve apurado com essa pontuação. Desvalorizou-se o Union Berlin, que continua em segundo lugar no campeonato alemão, o Union St. Gilloise, que está mais uma vez a fazer um campeonato muito bom [na Bélgica]. Para fugir à injustiça que eu senti que fizeram no percurso do Braga, digo que somos candidatos a ganhar amanhã [quinta-feira]", disse.

"Estamos preparados para isso e seguramente vamos igualar em termos de ambição e competitividade, temos tido essa capacidade e os jogadores têm sido extraordinários no seu comportamento, compromisso e vontade de ganhar e isso deixa-me muito satisfeito e sereno na abordagem aos jogos", disse.

Para Artur Jorge, a Fiorentina "é uma equipa que vale pelo seu coletivo, ainda que possa ter individualidades de grande qualidade", mas, "sem assumir nenhum favoritismo", frisou a ambição da sua equipa em ser melhor e ganhar.

Já o médio André Horta destacou a "densidade competitiva muito grande que já vem sendo habitual no Sporting de Braga nos últimos anos" e referiu que a equipa está preparada para o adversário, mas, acima de tudo, preocupada consigo própria.

"Sabemos o que temos que fazer e das tarefas que temos que desempenhar para fazermos um bom jogo", disse.

Questionado sobre se sonha em vencer a competição, o médio citou o seu treinador após o jogo na Madeira, com o Marítimo, no domingo, na 20.ª jornada da I Liga (vitória por 2-1).

"Não precisamos que nos metam mais pressão do que aquela que já temos por representar o Braga. Sonhos todos temos, mas a nossa função é representar o clube da melhor maneira. Esta competição já foi ganha por um português [José Mourinho, pela Roma]. Queremos fazer algo de diferente. Queremos dar uma boa resposta e temos as nossas expectativas, mas só pensamos no jogo com a Fiorentina", disse.

O jogador de 26 anos destacou que "é sempre melhor trabalhar em cima de vitórias".

"Quando assim é, a palavra cansaço parece que não existe, a melhor energia são as vitórias e as exibições que temos vindo a fazer e todos estão com a máxima frescura possível para dar a melhor resposta", disse.

André Horta considerou ainda que "uma das grandes chaves do Sporting de Braga tem sido manter o núcleo duro do balneário, jogadores que estão há muitos anos nesta casa e que pensam todos da mesma maneira, é um grande trunfo".

Ricardo Horta, que ficou de fora do jogo com o Marítimo, por questões de gestão física, treinou sem limitações e poderá ser opção para os italianos, tal como Gorby, recuperado de lesão que o afastou dos relvados dois meses.

Sporting de Braga e Fiorentina defrontam-se a partir das 17:45 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado pelo espanhol Carlos del Cerro Grande.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Diretor do Sp. Braga ataca arbitragem na Pedreira: "A velha questão..."

I Liga

Diretor do Sp. Braga ataca arbitragem na Pedreira: "A velha questão..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Benfica3278
2Sporting3175
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Estoril3242
9Casa Pia3141
10Moreirense3236
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Farense3224
18Boavista3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Hyundai Inster já conta com 100 unidades vendidas em apenas duas semanas

Hyundai

Hyundai Inster já conta com 100 unidades vendidas em apenas duas semanas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas