Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Sporting-FC Porto: Rugir plano de vingança ou 'cuspir' distância de fogo?

Pontapé de saída do Clássico agendado para as 18 horas deste domingo.

Sporting-FC Porto: Rugir plano de vingança ou 'cuspir' distância de fogo?
Notícias ao Minuto

07:21 - 12/02/23 por Miguel Simões

Desporto Antevisão

Sensivelmente duas semanas após a final da Taça da Liga, Sporting e FC Porto voltam a protagonizar o sempre escaldante Clássico, este domingo, em Alvalade, desta vez em jogo a contar para a I Liga.

Os leões vão querer responder à mais recente conquista dos dragões (com um triunfo por 2-0 em Leiria), quase como uma espécie de vingança, numa altura em que as duas equipas estão separadas por oito pontos no campeonato. 

Um empate deixa tudo igual. Uma vitória leonina anima a luta pelo segundo lugar, com o Sporting de Braga à mistura. Um triunfo azul e branco deixa os leões desconfortáveis no quarto lugar e eventualmente mais longe do pódio.

Curiosamente, no lançamento da partida, Sérgio Conceição garantiu que a equipa de Rúben Amorim ainda pensa nas contas do título, rejeitando uma mera luta pelo segundo lugar, porém, as contas poderão vir a apontar para isso mesmo, consoante o desfecho do Clássico.

Os dragões chegam ao jogo de Alvalade com quatro triunfos nos últimos quatro duelos com o rival, sendo que Rúben Amorim - e até Paulinho, que poderá ir a jogo ao contrário do inicialmente previsto - ainda não conheceram o sabor da vitória frente ao FC Porto no campeonato, ao serviço dos leões.

O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas deste domingo (horário de Portugal Continental), em Alvalade, será ajuizado por Artur Soares Dias e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Rúben Amorim

FC Porto diferente sem Otávio: "Se faço questão de não falar das ausências da minha equipa ao longo de todo o tempo, também não falo das ausências dos outros clubes. Se não joga o Otávio, pode jogar o Pepê, o Grujic ou outro jogador. Será um FC Porto forte, da mesma maneira que é sempre um Sporting forte jogue com quem jogar".

Paulinho como João Palhinha: "É mais uma opção, não vou revelar nada do nosso onze. Não há nada ficar surpreendido. Foi-me dito que o Paulinho podia jogar, ao contrário do Palhinha. Na altura, ainda tivemos um dia de treino. Não vou dizer quem vai ser titular. O caso Palhinha foi completamente diferente, não foi a mesma tática. Foi uma situação em que o Palhinha viu um amarelo que não devia ter levado. O árbitro assumiu que não devia ter dado, voltou-se atrás... Foi uma confusão completamente diferente".

Revolta após derrota na Taça da Liga: "Temos de focar-nos nas tarefas que temos de cumprir. Temos de aprender a lidar com todos os momentos do jogo. A revolta não serve de muito quando não é aplicada com cabeça. Todos têm de ter fome de jogo. Se os outros não tiverem fome, não jogam".

Sérgio Conceição

Estratégia: "Não vou partilhar nada. Normalmente não o faço, salvo raro uma ou outra exceção. Não é normal eu dizer quem é que vai jogar e como é que vou jogar. Com dois jogadores posso jogar de formas diferentes. Os melhores jogadores complementam-se sempre".

Lote de lesionados: "Em termos de opções, não podemos esconder que temos sete jogos de fora. temos menos soluções. Independentemente disso, não vamos tornar algo como decisivo para o jogo. Acredito em toda a gente. Estamos aqui para dar luta, para trabalhar. Creio que só o Eustáquio pode recuperar.  Há uma evolução natural da equipa. É dar continuidade ao trabalho com os jogadores do Sporting e ir ganhar a Alvalade, claro".
 
Peso de perder pontos?: "São duas equipas que lutam pelos mesmos objetivos. O Sporting não pensa que está a lutar pelo segundo lugar. Olho para a experiência, para os jogadores e para a equipa técnica, que ainda pensa no título certamente. Não é decisivo, mas é importante".

Últimos resultados

Sporting: V-V-D-V-V

FC Porto: V-V-V-V-V

Últimos onzes

Sporting: Antonio Adán; Jeremiah St. Juste, Gonçalo Inácio, Matheus Reis; Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita, Manuel Ugarte, Nuno Santos; Marcus Edwards, Youssef Chermiti e Pedro Gonçalves

FC Porto: Cláudio Ramos; João Mário, Pepe, Iván Marcano, Zaidu Sanusi; Matheus Uribe, Pepê, André Franco, Bernardo Folha; Danny Namaso e Toni Martínez

Ausências

Sporting: Daniel Bragança (lesionado)

FC Porto: Otávio, Wendell, Grujic, Evanilson, Gabriel Veron, Francisco Meixedo (lesionados) e Eustáquio (em dúvida)

Leia Também: FC Porto chega a Alvalade com baliza praticamente inviolável em 2023

Leia Também: O curioso caso de Jovane. Afinal, o 'caça-dragões' conta ou não conta?

Leia Também: Regresso imperial? Paulinho em busca da primeira vitória no Clássico

Leia Também: "Sporting? Não está a lutar pelo segundo lugar. Ainda pensa no título"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório