Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Notas do FC Porto-Vizela: Valeu Pepê em tarde de 'serviços mínimos'

Extremo brasileiro foi a unidade mais inspirada numa tarde pouco fulgurante do campeão nacional.

Notas do FC Porto-Vizela: Valeu Pepê em tarde de 'serviços mínimos'
Notícias ao Minuto

08:03 - 06/02/23 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

O FC Porto fez o suficiente na tarde de domingo para levar de vencida o Vizela (2-0), em jogo da 19.ª jornada da I Liga. Os dragões estavam obrigados a triunfar, por conta das vitórias dos rivais Benfica e Sp. Braga, e acabaram por cumprir a missão com sucesso, numa tarde de... serviços mínimos. 

A falta de inspiração por parte dos comandados de Sérgio Conceição foi mais do que evidente, mas também é justo lembrar que o treinador portista teve de montar a equipa perante uma onda de lesões no meio-campo, que impediu, desde logo, a presença de um jogador fundamental como, por exemplo, Otávio. 

No meio de tão pouco fulgor, valeram os golos de Pepê, antes do intervalo, e de Taremi, a fechar a partida no Dragão, que resultaram em mais três pontos no bolso, uma jornada antes do Clássico... em Alvalade. 

Vamos aos destaques. 

A figura 

Pepê foi de longe o elemento mais esclarecido do FC Porto. Tem critério na troca de bola, sabe ler o jogo, ocupa bem os espaços e tem... golo. Esteve muito tempo afastado do onze base de Sérgio Conceição, mas parece estar a recuperar terreno e vai correspondendo de forma categórica. Foi o melhor da tarde no Dragão. 

A surpresa 

Começa a ser cansativo evidenciar aquilo que está aos olhos de todos, mas Pepe continua a fintar a idade e ontem somou nova exibição sem espinhas, com a baliza de Diogo Costa a ficar novamente a zeros. Estando bem fisicamente não há melhor no FC Porto. E por aqui também se explica o 'desaparecimento' de David Carmo. 

A desilusão

Igor Julião borrou a pintura ao perder a bola em zona proibida, num lance em que o FC Porto acabaria por marcar e desfazer o nulo que imperava, até então, no marcador. O jogador do Vizela ficou a pedir falta, mas a abordagem à bola teve tudo de errado. 

Os treinadores 

Sérgio Conceição 

Conseguiu recuperar Grujic a tempo de não ter de inventar muito no meio-campo. O médio sérvio alinhou com o sempre fiável Uribe e no momento defensivo ninguém se lembrou que Otávio estava lesionado. Na segunda parte a equipa baixou o ritmo, mas a verdade é que o Vizela pouco ou nada conseguiu incomodar no último terço. 

Tulipa

O treinador do Vizela apresentou um bloco baixo, mas não se pode dizer que tenha ido ao Dragão estacionar o autocarro ou jogar para o empate. No entanto, pedia-se mais a uma equipa que foi capaz de 'fazer estragos' diante de Benfica e Sporting. 

O árbitro

Cláudio Pereira cedo quis mostrar autoridade e o momento em que mostra um cartão amarelo a Taremi, logo aos 12 minutos, por entender que o iraniano tentou 'sacar' um penálti é bem elucidativo de que queria segurar o jogo. 

Leia Também: Conceição: "Somos detentores dos quatro títulos, é normal que haja azia"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório