Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Super (João) Mário decide. Águia 'depena' ganso e segue firme no topo

Benfica sorriu no regresso aos jogos na Luz e leva onze pontos de vantagem em relação ao rival FC Porto.

Super (João) Mário decide. Águia 'depena' ganso e segue firme no topo
Notícias ao Minuto

19:52 - 04/02/23 por Miguel Simões

Desporto I Liga

O Benfica arrecadou o quarto triunfo consecutivo, este sábado, ao derrotar o Casa Pia (3-0), novamente com um bis de João Mário e ainda um golaço de Alexander Bah, num duelo que contou com a homenagem a André Almeida, antes do apito inicial, pelos 12 anos de ligação ao emblema da Luz.

As águias entraram mais fortes e, apesar das primeiras investidas algo tímidas, conseguiram ir para o intervalo a vencer... por dois golos. Já dentro dos últimos 15 minutos do primeiro tempo, João Mário bisou num curto espaço de tempo e deixou a equipa mais confortável na partida

Numa segunda parte mais calma, em função do controlo do resultado, o Benfica ainda alcançou o terceiro e último golo, com um belo remate de Alexander Bah - o primeiro desde que chegou à Luz - a culminar no 3-0 final.

O que dizer de João Mário?

"Em equipa que ganha, não se mexe". Roger Schmidt 'agarrou-se' a essa 'velha expressão' e não promoveu qualquer alteração em relação ao jogo de Arouca, para o qual Enzo Fernández não tinha sido convocado, antes de sair para o Chelsea.

Logo a abrir, João Mário e David Neres ameaçaram mexer com o marcador de forma madrugadora, mas também o Casa Pia subiu à área contrária, em investidas de Rafael Martins e Romário Baró, embora sem qualquer perigo para Vlachodimos.

Já para lá da meia hora de jogo, eis o primeiro motivo de festejo na Luz. Neres trabalhou bem à esquerda do ataque e João Mário, oportunamente, apareceu no interior da grande área para inaugurar o marcador aos 35 minutos, mostrando estar de pé quente ao marcar pelo terceiro jogo consecutivo.

Ainda antes do intervalo, o médio ex-Sporting não quis ficar atrás da marca alcançada no jogo em Arouca e resolveu bisar, desviando um passe de Grimaldo, aos 43 minutos, deixando os encarnados muito mais confortáveis na ida para os balneários.

Controlar e sentenciar... com golaço

Filipe Martins resolveu mexer ao intervalo, com as entradas de Clayton e Soma, mas certamente sem a influência que imaginava que a dupla poderia ter, até porque promoveu mais duas alterações nos minutos seguintes... sempre sem criar perigo.

Já o conjunto de Schmidt, depois das investidas de Chiquinho e Aursnes, acabou por chegar ao terceiro e último golo do encontro. E que golo... De fora da área, Alexander Bah tentou a sua sorte e acabou por rubricar um golaço, naquela que foi a estreia a marcar com a camisola das águias, aos 71 minutos.

Foi aí que o treinador das águias decidiu colocar Draxler, Musa e Rafa em campo (estes últimos dois com uma oportunidade cada), já numa altura de maior controlo do resultado, que não sofreu mais alterações até ao apito final.

Com este resultado, o Benfica segue firme na liderança com 53 pontos, mais onze por comparação ao FC Porto (com menos dois jogos), enquanto o Casa Pia é quinto classificado, com 30 pontos, a cinco do Sporting e com mais três que o Vitória SC, que ainda joga este sábado.

Momento do jogo: O segundo golo do jogo, assinado novamente por João Mário, deixou o Benfica a vencer por dois golos à beira do intervalo, num momento importante para as águias que deixaram os gansos a pensarem noutra estratégia para a segunda parte.

Leia Também: A homenagem do Benfica a André Almeida... com 15 troféus em campo

Leia Também: João Mário de pé quente. Médio quebra a resistência do Casa Pia

Leia Também: Carrossel de golos volta a funcionar na Luz. João Mário assina o 'bis'

Leia Também: De levantar o estádio. Bah 'apagou' a Luz ao Casa Pia na estreia a marcar

Onzes

Benfica: Odysseas Vlachodimos; Alexander Bah, Nicolás Otamendi, António Silva, Álex Grimaldo; Florentino Luís, Fredrik Aursnes, Chiquinho; João Mário, David Neres e Gonçalo Guedes

Casa Pia: Ricardo Batista; Fernando Varela, João Nunes, Nermin Zolotic, Lucas Soares; Cuca, Afonso Taira, Derick Poloni, Romário; Saviour Godwin e Rafael Martins

Antevisão

Praticamente três semanas depois, o Benfica regressa ao Estádio da Luz, este sábado, para defrontar o sensacional Casa Pia, em jogo relativo à 19.ª jornada da I Liga.

Já sem Enzo Fernández e André Almeida, os encarnados procuram dar sequência à série de três triunfos consecutivos (sem sofrer golos), sendo que a última 'escorregadela' aconteceu precisamente na Luz, no dérbi com o Sporting (2-2).

Do outro lado, estará uma equipa que já mostrou ter capacidade para lutar por um lugar europeu, embora as expectativas iniciais passassem apenas pela manutenção na I Liga.

Já com 30 pontos, o emblema de Pina Manique está a cinco pontos do Sporting e leva três de avanço em comparação ao Vitória SC, sexto classificado, enquanto o Benfica (com mais um jogo) segue na liderança com 50 pontos, mais oito por comparação ao FC Porto.

De referir ainda que a receção ao Casa Pia acontece, precisamente, antes de dois jogos importantes para outras competições, diante de Sporting de Braga (Taça de Portugal) e Club Brugge (Liga dos Campeões).

O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental) deste sábado, na Luz, será ajuizado por André Narciso e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Incêndio na Luz a horas do Benfica-Casa Pia foi "rapidamente extinto"

Leia Também: Benfica-Casa Pia: Efeito "sensação" no alerta a uma águia reerguida

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório