Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Sabe qual é o único país do mundo sem um clube de futebol?

Ilhas Marshall estão 'isoladas' do desporto-rei, mas pretendem mudar o cenário, dentro em breve.

Sabe qual é o único país do mundo sem um clube de futebol?
Notícias ao Minuto

09:27 - 21/01/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Futebol

O futebol é a modalidade dominante em grande parte do planeta, daí, a designação de 'desporto-rei'. Há, no entanto, um único país de entre os 193 que compõem a Organização das Nações Unidas (ONU) que não tem um único clube.

Trata-se das Ilhas Marshall, uma nação que faz parte da Oceânia e é composta por mais de mil ilhas, no Oceano Pacífico. Tem uma superfície de 181,3 quilómetros quadrados, uma população de 68.126 habitantes e quer deixar, de uma vez por todas, de estar 'isolada' do futebol mundial.

Foi com esse objetivo que, no passado ano de 2020, foi formada a Federação de Futebol das Ilhas Marshall. O inglês Lloyed Owens foi nomeado diretor desportivo e prepara-se, agora, para inaugurar o estádio nacional, em Majuro, dentro em breve.

"Este é um projeto de longo prazo, que foi, em parte, o que me seduziu. Existe uma noção da realidade com que estamos a lidar", começou por dizer o responsável, numa extensa entrevista publicada, este sábado, pelo jornal britânico Mirror.

O primeiro objetivo, explica, passa pelo reconhecimento das Ilhas Marshall enquanto membro da Confederação de Futebol da Oceânia: "Até lá, vamos dependendo, exclusivamente, de doações para formar um bolo que nos permita comprar o equipamento de que precisamos".

"Quando fazes a conta aos custos de bolas, equipamentos, cones, balizas e todo o restante material de treino, é preciso financiamento de um organismo maior para garantir a sustentabilidade (...). Esta é a oportunidade de fazer parte de algo histórico", completou.

Leia Também: Pumas cessa contrato com Dani Alves, após ser acusado de agressão sexual

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório