Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Leão 'cavalga' nas costas de Porro e não deixa escapar sonho da Champions

Internacional espanhol assistiu para o golo de Pedro Gonçalves e marcou ele próprio o golo que valeu a primeira vitória aos leões no novo ano.

Leão 'cavalga' nas costas de Porro e não deixa escapar sonho da Champions
Notícias ao Minuto

23:14 - 20/01/23 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O Sporting colocou, esta sexta-feira, um ponto final na série de jogos sem vencer no campeonato e conquistou os três pontos na receção ao Vizela (2-1), em jogo da 17.ª jornada da I Liga. É a primeira vitória dos verde e brancos no ano de 2023, depois de uma derrota na Madeira e o empate na Luz.

Pedro Gonçalves (59') e Porro (90+5') anotaram os golos dos verde e brancos. Méndez fez o golo de honra do Vizela (75'), numa partida em que os defesa espanhol dos leões voltou a estar em evidência pelas melhores razões.

Filme do jogo:

Como em equipa que resulta não se mexe, Rúben Amorim apostou na titularidade do mesmo onze que no fim de semana tinha empatado em casa do líder Benfica. De destacar a presença do reforço argentino Mateo Tanlongo no banco de suplentes.

Num jogo muito movimentado, o Sporting foi melhor que o adversário nos primeiros 45 minutos e teve mesmo as melhores oportunidades para marcar na primeira meia hora. Nesse período, Trincão, por duas vezes, e Paulinho , podiam ter colocado os leões em vantagem, mas pela frente encontraram um guarda-redes do Vizela que estava em excelente forma.

Logo aos cinco minutos, Paulinho seguia isolado para a baliza dos minhotos, após um belo passe de Coates, mas Buntic defendeu com a cara. Depois, aos 12', o croata voltou a estar em evidência e negou um disparo perigoso de Trincão quando o internacional português também estava isolado. O ex-Sp. Braga voltou a ter uma ocasião soberana aos 20 minutos, mas escorregou no momento do remate de pé direito e a bola morreu nas mãos de Buntic.

Pelo meio destas ocasiões dos verde e brancos, o Vizela também desperdiçou uma soberana ocasião por Osmajic que, aos 11 minutos, também surgiu sozinho perante Adán, mas o guarda-redes espanhol mostrou-se atento e fez uma defesa fácil ao desvio do avançado dos vizelenses.

Nos últimos 15 minutos a partida desceu muito de qualidade, o que valeu alguns assobios na saída das equipas para os balneários. Ainda assim, houve espaço para algumas aproximações perigosas às balizas. Junto da baliza de Adán, Coates roubou a bola a Osmajic na hora H. Do lado contrário, e após um falhanço de Paulinho, Porro rematou para defesa atenta de Buntic.

Para o segundo tempo, Rúben Amorim promoveu o regresso de Morita aos relvados, o que ditou o adiantamento de Pedro Gonçalves para terrenos mais avançados. Depois do português ter falhado por pouco o primeiro do encontro aos 47 minutos, acabou mesmo por aparecer no sítio certo para quebrar o nulo em Alvalade ao minuto 59. Matheus Reis ganha em velocidade na esquerda e fez um cruzamento que a defesa do Vizela não cortou. A bola chega a Pedro Porro que serviu Pote para o primeiro da partida.

O remate certeiro de Pedro Gonçalves, o 11.º esta época, teve o condão de desbloquear a partida e Paulinho podia ter feito o segundo minutos depois. Aos 63', Paulinho trabalhou bem na direita, mas o remate saiu ao pontos. Logo a seguir, o avançado chegou mesmo a colocar a bola no fundo das redes de Buntic, mas a bola já tinha ultrapassado a linha de fundo antes do cruzamento de Pedro Porro na direção do avançado português.

Na reação a estes minutos mais prometedores do Sporting, o Vizela assinou o empate em Alvalade aos 75 minutos, num lance algo polémico. Depois de um cruzamento de Matheus Pereira, Alex Méndez apareceu a cabecear certeiro para o fundo das redes de Adán. O lance foi muito contestado pelos jogadores do Sporting, que apontam para o facto da bola ter batido no árbitro Rui Costa durante a jogada do golo, mas o árbitro portuense, após consultar o vídeo árbitro Bruno Esteves, validou o remate certeiro dos vizelenses.

Com 15 minutos pela frente, Rúben Amorim lançou em campo o reforço Mateo Tanlongo, que se estreou pelos verde e brancos, e Chermiti para tentar dar a volta ao rumo do encontro. Pouco tempo após a igualdade, os jogadores do Sporting pediram grande penalidade. Porro cruzou e de pronto os atletas apontaram para uma possível mão de Bruno Wilson. Mas nada foi marcado.

Porém, o mesmo não foi decidido já nos descontos do segundo tempo. Numa altura em que Coates já jogava a ponta de lança, o VAR Bruno Esteves descobriu uma grande penalidade após falta de Igor Julião sobre Paulinho. Depois de Rui Costa apontar para a marca de grande penalidade, Pedro Porro foi chamado a converter e assinou o golo da vitória dos leões (90+5').

O Sporting alcançou, assim, uma vitória tardia diante do Vizela e chegou aos 32 pontos na tabela classificativa, mantendo o quarto lugar, e a quatro pontos do FC Porto, que nesta ronda ainda joga em Guimarães. Por seu turno, o Vizela ocupa a oitava posição com 21 pontos.

Momento do jogo: Igor Julião fez falta sobre Paulinho, tocando na cabeça do avançado português, e o árbitro Rui Costa apontou penálti. Chamado a marcar o castigo máximo, Pedro Porro não falhou e entregou a vitória aos leões.

Equipas inicias

Sporting: Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates, Matheus Reis, Pedro Porro, Manuel Ugarte, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Marcus Edwards, Paulinho, Francisco Trincão.

Suplentes: Franco Israel, St. Juste, Morita, Rochinha, Tanlongo, Arthur Gomes, Esgaio, Marsà e Chermiti.

Vizela: Fabijan Buntic, Igor Julião, Bruno Wilson, Anderson Jesus, Kiki Afonso, Aidara, Raphael Guzzo, Samu Silva, Kiko Bondoso, Milutin Osmajic e Nuno Moreira.

Suplentes: Luiz Felipe, Alexander Schmidt, Matheus Pereira, Lacava, Mendez, Zohi, Rashid, Tomás Silva e Etim.

Antevisão

O Sporting procura regressar às vitórias na I Liga, esta sexta-feira, para reduzir o atraso em relação aos lugares de acesso à Liga dos Campeões da próxima época. Os leões recebem o Vizela, em jogo da 17.ª jornada e última da primeira volta.

Os verde e brancos não venceram nas duas últimas rondas, perdendo por 1-0 no estádio do Marítimo, penúltimo classificado, e empatando 2-2 na visita ao Benfica, no domingo passado, o que manteve em 12 pontos o atraso para o rival lisboeta, líder isolado da prova.

A distância dos leões para o restante pódio não é fácil. Os verde e brancos estão a oito pontos do Sporting de Braga, segundo classificado, e a sete do campeão FC Porto, terceiro, precisando, por isso, de não perder mais pontos sob pena de comprometerem, de forma definitiva, o acesso aos milhões.

O encontro entre Sporting e Vizela, que se realizará no Estádio de Alvalade, tem apito inicial agendado para as 21h15 e poderá acompanhar, em direto, as principais incidências na página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting em 'jogo de paciência' por Diomandé. Leão tem um trunfo na manga

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório