Miguel Martins encara jogo com a Hungria como uma final no Mundial

O central português Miguel Martins encara "como uma final" o jogo de segunda-feira com a Hungria, para a última jornada do Grupo D do Mundial de andebol, no qual irá defrontar colegas de equipa no Pick Szeged.

Notícia

© Lusa

Lusa
15/01/2023 16:36 ‧ 15/01/2023 por Lusa

Desporto

Andebol

Miguel Martins, de 25 anos, considera que a vitória sobre a Coreia do Sul deu motivação e realçou a importância de Portugal vencer a Hungria para conseguir passar à fase principal com dois pontos (descartam os pontos averbados com o último classificado) e poder assim chegar mais longe na prova.

"O jogo com a Hungria vai ser muito difícil e temos que o encarar como uma final, porque perdendo podemos não conseguir chegar mais adiante na 'main round' [fase principal]", adianta Miguel Martins na antevisão do encontro.

O central refere que o jogo de segunda-feira "vai ser muito difícil", dado que a seleção húngara, "depois de ganhar à Islândia, vai fazer tudo para vencer este jogo e passar à fase seguinte com quatro pontos, para poder chegar mais à frente".

"Nós também já estamos a pensar nisso e também queremos chegar ainda mais longe do que a 'main round' e fazer algo grande pelo andebol português", afirma Miguel Martins, recordando que o objetivo previamente traçado é superar o 10.º lugar de 2021.

O jogador recorda ainda que Portugal e Hungria "são duas equipas que têm um pouco o ego ferido do Euro2022", porque foram eliminadas precocemente na fase de grupos, que partilharam em Budapeste, juntamente com a Islândia e Países Baixos.

"A Hungria tem um estilo de jogo completamente diferente do da Coreia do Sul", refere Miguel Martins, explicando que a seleção asiática tem jogadores muito rápidos e uma defesa subida a cortar linhas de passe e a dificultar a construção do jogo do adversário.

Já a Hungria, de acordo com o jogador, "possui jogadores muito fortes, com bastantes quilos, uma defesa que não vai sair dos seis metros e que irá obrigar a seleção portuguesa a atirar de fora".

"Eu acho que o segredo estará na nossa defesa. Conseguir defender o ataque deles, anular o pivô e travar os remates de primeira linha dos laterais esquerdo, que são os que atiram melhor, e fazer contra-ataque", explicou o central.

Miguel Martins defende ainda que, depois de dois jogos a utilizar quase sempre os mesmos jogadores, a Hungria poderá estar mais cansada no terceiro jogo e disso poderá tirar partido Portugal para explorar a velocidade e o contra-ataque.

"Temos que pensar primeiro em ganhar o jogo e depois no 'goal-average' [diferença de golos], que pode ser importante se conseguirmos ganhar por sete ou mais. Apesar de ser um resultado difícil, tentaremos fazê-lo", acrescenta.

Miguel Martins abordou ainda o regresso do selecionador Paulo Jorge Pereira ao banco da seleção das 'quinas', após cumprir dois jogos de castigo, considerando que "será sempre melhor para a equipa".

"Temos que estar mais unidos, ajudar o treinador e fazer o máximo possível para ganhar o jogo", adianta o central, que irá encontrar no jogo com a Hungria colegas de equipa no Pick Szeged.

Miguel Martins refere que "há sempre conversas" entre eles, mas há "uma competição saudável", dado que ambos os lados querem ganhar e "há sempre jogos psicológicos" e "provocações" ou "simples apostas de jantares pagos pelos perdedores".

"Tanto eles como eu sabemos as melhores qualidades de cada um. Conhecem-me muito bem e eu também os conheço e aquilo que posso fazer é tentar transmitir informação aos meus colegas sobre as características de cada um e tentar ajudar Portugal a chegar o mais longe possível", disse.

O Grupo D da fase preliminar fecha na segunda-feira com os jogos Portugal-Hungria e Coreia do Sul-Islândia, na Kristianstad Arena. As três seleções mais bem posicionadas passam à fase seguinte.

O Campeonato do Mundo decorre até 29 de janeiro, na Suécia e na Polónia, sendo que o grupo de Portugal na 'main round', caso a seleção lusa confirme na segunda-feira o apuramento, será disputado em Gotemburgo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Depois de Paris, Roma. Madalena Aragão e João Neves em viagem romântica

Madalena Aragão

Depois de Paris, Roma. Madalena Aragão e João Neves em viagem romântica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Manchester City

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas