Haller ultrapassa cancro e espera estrear-se brevemente pelo Dortmund

O futebolista costa-marfinense Sébastien Haller, do Borussia Dortmund, há meio ano ausente da competição devido a cancro, está "recuperado" e espera poder jogar no reatamento da competição na Alemanha, daqui a duas semanas.

Notícia

© Getty Images

Lusa
09/01/2023 19:36 ‧ 09/01/2023 por Lusa

Desporto

Bundesliga

"Estou bem. Foram seis meses difíceis, mas estou feliz por estar aqui com os meus companheiros. Tudo é possível. Não tenho qualquer limitação na minha cabeça. As únicas pessoas que me podem restringir são a equipa médica e o treinador. Vou fazer o meu melhor para poder jogar no dia 22", disse, aos meios do clube, referindo-se ao regresso do campeonato germânico.

Em 18 de julho de 2022, o atleta viu ser-lhe diagnosticado um tumor maligno num testículo, não chegando a estrear-se pelo Borussia Dortmund que no verão pagou 30 milhões ao Ajax para garantir o avançado que foi substituir o norueguês Erling Haaland, que rumou ao Manchester City.

"[Estrear-me pelo Dortmund] Está na minha mente desde o primeiro dia. Estou ansioso para jogar no estádio diante do 'muro amarelo'. Esse é o meu objetivo", vincou.

Além de agradecer o apoio de familiares e amigos, o futebolista de 28 anos recordou a importância de ter falado com outros jogadores que passaram pelo mesmo problema, nomeadamente Timo Baumgartl, Marco Richter e Jean-Paul Boetius.

"Falámos muito sobre a terapia, a operação e o bem-estar mental. Isso foi muito importante. Eles também fizeram parte do processo de cura", assumiu o desportista.

Apesar de ter sido sujeito a duas intervenções cirúrgica e quimioterapia, o companheiro do português Raphaël Guerreiro revela que nunca pensou abandonar a carreira -- "o meu regresso era apenas uma questão de tempo" --, mas admite que nos próximos tempos ele e a equipa médica vão estar ainda mais "atentos a todos os dados" da sua condição de saúde.

Este retorno ao trabalho, num estágio em Marbella, Espanha, encerra "a melhor sensação que se pode ter": "Quando temos esta doença, não sabemos como será o futuro. Só me conseguia focar no dia seguinte. Trabalhei muito para agora poder participar em tudo".

O diretor desportivo do Dortmund, Sebastian Kehl, diz que o futebolista "precisa de tempo", recordando que há uma "enorme diferença" entre correr e treinar, duas vezes por dia, de forma "muito mais intensiva" com uma equipa de futebol.

"Ele ainda não está pronto, mas, a longo prazo, ele vai oferecer uma alternativa ao nosso jogo. Faremos bem em ir devagar e dar-lhe tempo até que tenha redescoberto seu ritmo", acrescentou o 'capitão' da equipa, Marco Reus.

Leia Também: A mensagem de Haller após o regresso aos treinos no Dortmund

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rúben Dias e Maya Jama: O beijo que prova o romance

Rúben Dias

Rúben Dias e Maya Jama: O beijo que prova o romance

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os 10 momentos de Ayrton Senna que ninguém consegue esquecer

Ayrton Senna

Os 10 momentos de Ayrton Senna que ninguém consegue esquecer

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas