Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

O sonho terminou. Marrocos elimina Portugal do Mundial

En Nesyri aproveitou um erro de Diogo Costa para marcar e eliminar a equipa das quinas. Agora, o Leão do Atletas fica à espera do desfecho do Inglaterra-França para saber qual o adversário que terá pela frente, nas meias-finais.

O sonho terminou. Marrocos elimina Portugal do Mundial

O sonho português de conquistar o primeiro Campeonato do Mundo de sempre caiu, este sábado, por terra, fruto da derrota sofrida diante de Marrocos, no Al Thumama Stadium, por 1-0, que ditou o afastamento dos quartos-de-final.

En Nesyri marcou o primeiro e único golo da tarde, no seguimento de uma saída em falso de Diogo Costa, e colocou o Leão do Atlas nas ‘meias’, fase nunca antes alcançada por uma seleção africana em toda a história.

Leão do Atlas defendeu-se… e rugiu ao primeiro deslize

Tal como era esperado, Marrocos entrou em campo com um bloco baixo, cortando toda e qualquer linha de passe da seleção portuguesa, obrigando os homens de Fernando Santos a ir alternando o centro de jogo consecutivamente em busca de um eventual ‘buraco’, que poucas vezes surgiu.

João Félix até teve uma oportunidade de ouro para desfazer o nulo, logo aos cinco minutos, mas o cabeceamento foi travado por Bono. Na resposta, Youssef En-Nesyri atirou a centímetros de barra, deixando, desde logo o aviso que o Leão do Atlas não precisava de muito para criar perigo.

Aos 31 minutos, o avançado do Atlético de Madrid dispôs de uma nova oportunidade para marcar, mas, desta feita, a bola desviou num defesa e passou a centímetros da barra. Aos 42 minutos, eis que o nulo se desfez. Após cruzamento de Yahia Attiyat-Allah, Diogo Costa saiu em falso e En Nesyri aproveitou para cabecear para o fundo das redes.

Antes do apito para o intervalo, ainda houve tempo para Bruno Fernandes ficar à beira do empate, quando, ao tentar cruzar a bola, acertou em cheio na barra. Seguiram-se dois lances polémicos na grande área marroquina, em que o médio do Manchester United e Otávio reclamaram falta de Achraf Hakimi, mas, em ambas as ocasiões, Facundo Tello mandou jogar.

Reação não chegou para evitar o ‘adeus’

Ciente de que era preciso fazer muito mais para deixar para trás Marrocos, Portugal regressou dos balneários bem mais acutilante, e, depois de um primeiro ‘susto’ provocado por Romain Saiss, que obrigou Diogo Costa a uma defesa de instinto, somou oportunidades de sobra para ‘fazer estragos’.

Aos 58 minutos (e já com Cristiano Ronaldo em campo), após cruzamento de Otávio, Gonçalo Ramos apareceu completamente sozinho na grande área, mas cabeceou ao lado. Apenas seis minutos depois, foi a vez de Bruno Fernandes desferir um ‘tiraço’, que fez a bola passar a centímetros da barra. Aos 82, Bono brilhou e negou um grande golo a João Félix.

Até final, ainda houve tempo para Walid Cheddira entrar… e ser expulso, mas Marrocos resistiu e fica, agora, à espera do desfecho do encontro entre Inglaterra e França para saber qual o adversário que terá pela frente, nas meias-finais do Mundial. O pontapé de saída está agendado para as 19h00 (hora de Portugal Continental) deste sábado, no Al Bayt Stadium, em Al-Khor.

Momento do jogo: En Nesyri foi a cara do pragmatismo marroquino. Se a seleção portuguesa desperdiçou oportunidade atrás de oportunidade, o mesmo não se pode dizer do Leão do Atlas, que aproveitou da melhor maneira um erro poucas vezes visto de Diogo Costa para marcar e abrir caminho à vitória.

Onzes

Marrocos: Bono; Hakimi, El Yamiq, Saiss, Attiat-Allah; Amrabat, Ounahi, Amallah; Ziyech, En Nesyri e Boufal.

Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Rúben Dias, Pepe, Raphael Guerreiro; Rúben Neves, Otávio, Bernardo Silva; Bruno Fernandes, João Félix e Gonçalo Ramos.

Antevisão

O Al Thumama Stadium, em Doha, será, este sábado, palco daquilo que se espera vir a ser mais um passo da seleção portuguesa rumo à glória, no Campeonato do Mundo. Desta feita, o adversário dá pelo nome de Marrocos, e não augura qualquer tipo de facilidade.

O conjunto africano, recorde-se, é uma das equipas-sensação, no Qatar, até ao momento, somando três vitórias, um empate, quatro golos marcados e apenas um sofrido (e logo na própria baliza) ao cabo das quatro partidas que já realizou.

Além disso, é preciso não esquecer que, nos oitavos-de-final, os homens de Walid Regragui surpreenderam tudo e todos ao deixar para trás Espanha, considerada por muitos como uma das favoritas à conquista do Mundial, no desempate por grandes penalidade.

Ainda assim, na equipa das quinas, a moral está em alta, em muito graças ao categórico triunfo conquistado, na passada eliminatória, sobre a Suíça, por 6-1, numa partida em que Gonçalo Ramos, opção no lugar de Cristiano Ronaldo, assinou um hat-trick.

O Marrocos-Portugal será ajuizado pelo árbitro argentino Facundo Tello, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 15h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Marrocos-Portugal: Não se faça cerimónias que as 'meias' estão à vista

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório