O Benfica não foi o único clube a apurar-se, na noite desta terça-feira, para o playoff de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões. Outras nove equipas ainda sonham com a chegada à próxima eliminatória desta competição europeia.
O Qarabag, do Azerbaijão, enviou para casa os macedónios do Shkendija. Depois de uma vitória por 0-1 na primeira mão desta terceira pré-eliminatória, os azéris golearam esta terça-feira em casa por 5-1.
Quem também seguiu em frente foi o Copenhaga. A formação da capital da Dinamarca eliminou em casa os sueco do Malmo com uma goleada por 5-0. Antes, tinham empatado sem golos na Suécia.
O Fenerbahçe, de José Mourinho, também fez a festa. Após a derrota por 2-1 em Roterdão, os turcos golearam esta terça-feira o Feyenoord (5-2) e vai medir forças com o Benfica, que eliminou o Nice.
Outra das equipas que seguiu em frente foi o Pafos, do Chipre. A equipa onde militam os lusos Domingos Quinta e Pepê Rodrigues levou a melhor diante do Dínamo Kyiv. Após o 1-0 na primeira mão, os cipriotas venceram por 2-0 em casa.
Uma das surpresas desta noite europeia foi a derrota do Rangers. Os escoceses perderam em casa do Plzen por 2-1, mas beneficiaram da vitória por 3-0 na primeira mão para seguirem para o playoff.
Outro dos apurados da noite foi o Club Brugge. Carlos Borges, extremo português, ajudou o clube belga a eliminar o Salzburgo, marcando um dos golos da partida desta terça-feira. Após a vitória na Áustria na semana passada (0-1), a turma da Bélgica venceu por 3-2.
A esta lista de apurados juntou-se o Ferencvaros. Depois de um nulo na primeira mão, os búlgaros do Ludogorets, orientados pelo português Rui Mota, não resistiu ao poderio do adversário e perdeu por expressivos 3-0 na viagem à Hungria.
Também apurado ficou o Estrela Vermelha. O conjunto sérvio viu um jogador expulso na receção desta terça-feira ao Lech, mas conseguiu salvar um empate (1-1) diante dos polacos, que contam no plantel com os portugueses João Pereira e João Moutinho. A vitória por 1-3 na viagem da semana passada à Polónia encaminhou a tarefa da formação de Belgrado.
Quem teve tarefa mais complicada foi o Kairat Almaty. Depois da vitória na primeira mão em casa, os cazaques perderam pela margem mínima em casa do Slovan Bratislava. O empate no final dos 120 minutos levou a que a partida tivesse de ser resolvida com recurso às grandes penalidades. A formação dos portugueses Luís Mata e Jorginho, que marcou o penálti decisivo dos cazaques, acabou por rumar aos playoffs.
Os jogos das duas mãos do playoff acontecem a 19/20 e 26/27 de agosto,
Eis o quadro do playoff da Liga dos Campeões:
Estrela Vermelha-Pafos;
Bodo/Glimt-Sturm Graz;
Celtic-Kairat Almaty;
Basileia-Copenhaga;
Ferencvaros-Qarabag;
Rangers-Club Brugge;
Fenerbahçe-Benfica.
Leia Também: Benfica 'passeia' na Luz e marca encontro com José Mourinho no playoff