Powered bySolverde
Disclaimer

Irão exige demissão de Klinsmann do grupo de estudos da FIFA

A Federação de Futebol do Irão queixou-se à FIFA das declarações do ex-futebolista e treinador Juergen Klinsmann, considerando que as mesmas são lesivas contra o país e pediu a sua demissão do grupo de estudos técnicos.

UEFA EURO 2024 Qualifying Round Draw - Ceremony

© Getty Images

Lusa
27/11/2022 12:16 ‧ 27/11/2022 por Lusa

Desporto

Mundial'2022

O organismo iraniano adianta que se dirige oficialmente à FIFA, por entender que, à parte de "várias considerações infelizes sobre a seleção iraniana e as suas pessoas", Klinsmann "fez juízos de valor" sobre a cultura do Irão.

"Disse que no jogo Irão-País de Gales, os jogadores 'trabalharam' o árbitro. Que isso não foi uma casualidade e que faz parte da cultura, da sua forma de jogar", refere o Irão, justificando que Klinsmann quis dizer que os jogadores pressionaram o árbitro.

Perante as declarações do antigo jogador, que foi selecionador da Alemanha e dos Estados Unidos, o Irão pretende que Klinsmann se retrate sobre este assunto, que peça desculpa e que "se demita de membro do Grupo de Estudos Técnicos da FIFA".

"A seleção nacional do Irão convida o senhor Klinsmann a visitar a concentração da equipa em Doha, para conhecer a milenar cultura persa e os valores do futebol e do desporto", acrescenta a Federação iraniana.

Ainda na longa resposta, os responsáveis iranianos disseram que Klinsmann, como alemão, "não será julgado pelo episódio mais vergonhoso da história dos Mundiais, a 'Desgraça de Gijón' de 1982, quando Alemanha Federal e Áustria combinaram um resultado".

"Como ex-jogador não será julgado pelas suas famosas 'piscinas'. E, seguramente, como profissional de futebol, não será julgado por outras questões políticas ou históricas relacionadas com o seu país", acrescentaram os iranianos.

Também o português Carlos Queiroz, selecionador do Irão, recriminou Klinsmann pelas declarações, como um "típico juízo preconceituoso de superioridade".

"Não importa o quanto eu possa respeitar o que fizeste dentro do campo, esses comentários sobre a cultura iraniana, a seleção iraniana e os meus jogadores são uma vergonha para o futebol. Ninguém pode ferir a nossa integridade se não estiver ao nosso nível, é claro", disse Queiroz, em resposta nas redes sociais.

O selecionador convidou também Klinsmann a visitar o centro de treinos da seleção, para aprender sobre a cultura persa, mas também espera que o alemão se demita do grupo de estudos da FIFA antes dessa visita.

A reação iraniana surgiu pelas declarações do antigo selecionador dos Estados Unidos, referindo não ter ficado impressionado com o jogo do Irão diante de Gales (2-0), falando de uma pressão exercida sobre o árbitro.

"Faz parte da cultura deles, da forma como jogam. O Carlos [Queiroz] encaixa muito bem nesta seleção e na sua cultura. Não é uma coincidência, é tudo de propósito. Faz parte da cultura deles, é assim que jogam. Andam a 'trabalhar' o árbitro. Basta olhar para o banco, a forma como saltavam em cima do assistente e do quarto árbitro", referiu Klinsmann à BBC.

As declarações surgem a poucos dias do Irão e Estados Unidos defrontarem-se na terça-feira na terceira e última jornada do grupo B do Mundial e quando está tudo em aberto na qualificação para os oitavos de final da competição.

O grupo é liderado por Inglaterra, com quatro pontos, seguida de Irão, com três, Estados Unidos, com dois, e País de Gales, com um.

Leia Também: Queiroz critica palavras de Klinsmann: "São uma vergonha para o futebol"

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Martim Mayer

Clube do CP 'goza' com discurso de candidato à presidência do Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Fórmula 1

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas