Mais um dia de Mundial'2022, mais uma mão cheia de momentos para mais tarde recordar. O quarto dia do Campeonato do Mundo até começou com um empate sem golos entre Marrocos e Croácia, mas depressa o dia animou no Qatar e com o Mundo a ficar de boca aberta.
O Japão foi para o intervalo a perder diante da todo-poderosa Alemanha, mas para surpresa geral, a seleção nipónica deu a volta ao texto e venceu mesmo os alemães. Estava, assim, consumada mais uma surpresa neste Mundial.
Também fora de campo, foram os japoneses quem ganharam. Primeiro, os adeptos deram o exemplo, recolhendo o lixo das bancadas após a celebração de uma vitória histórica. Depois, foram os jogadores, quem deixaram o balneário do Khalifa International Stadium no melhor estado possível.
Antes do apito inicial, nota para o protesto da seleção alemã. No momento da tradicional fotografia de equipa, os 11 jogadores germânicos taparam a boca em sinal de protesto contra a ameaça da FIFA em castigar quem entrasse em campo com a braçadeira arco-íris.
Mais tarde foi a vez da Espanha entrar em ação no Mundial'2022 e logo com uma goleada histórica frente a uma Costa Rica que parece longe do nível apresentado há oito anos, no Mundial do Brasil. Nunca a La Roja havia marcado sete golos num só jogo do Campeonato do Mundo. Aconteceu ontem à boleia de um miúdo que é mais do que um Golden Boy.
A fechar o dia, ficou provado, uma vez mais, que nem sempre existe justiça no futebol. O Canadá fez de tudo para pontuar frente à Bélgica, mas o penálti desperdiçado por Alphonso Davies foi um mau presságio. No entanto, diga-se, a arbitragem ficou aquém do nível esperado.
Esta quinta-feira é a vez de Portugal entrar em campo no Qatar. Às 16h00 a equipa das quinas defronta o Gana e Cristiano Ronaldo deu o mote, através das redes sociais, afirmando que "não há impossíveis". Horas antes, em conferência de imprensa, Fernando Santos e Bruno Fernandes estavam em sintonia: Portugal tem qualidade de sobra para ir longe neste Mundial'2022.
O dia começa, porém, mais cedo com um duelo entre Suíça e Camarões, do grupo G, seguindo-se o Uruguai-Coreia do Sul. Às 19 horas é a vez de Brasil e Sérvia medirem forças e fecharem, assim, a primeira jornada da fase de grupos deste Mundial.
Os jogos do dia
Suíça-Camarões, 10h00 (Al Janoub Stadium, Al Wakrah)
Uruguai-Coreia do Sul, 13h00 (Education City Stadium, Doha)
Portugal-Gana, 16h00 (Stadium 974, Doha)
Brasil-Sérvia, 19h00 (Lusail Stadium, Al Daayen)
Leia Também: Dinamarca perde Thomas Delaney para o resto do Mundial'2022