Futre avisa seleção: "Os erros estúpidos, tontos, não podem acontecer..."

Antigo internacional português vê a equipa das quinas como candidata no Mundial'2022, mas chama a atenção para as falhas vistas nos últimos encontros disputados.

Notícia

© Getty Images

Tiago Antunes
23/11/2022 16:34 ‧ 23/11/2022 por Tiago Antunes

Desporto

Mundial'2022

Paulo Futre lançou nesta quarta-feira o Mundial'2022 para a seleção nacional. O antigo internacional luso mostrou-se confiante, assumindo que a equipa das quinas é candidata. Ainda assim, o aviso foi feito, até com alguma surpresa à mistura por desconhecer a derrota da Alemanha frente ao Japão.

"Não podemos confiar, não podemos facilitar, temos de estar mais atentos que nunca, não podemos cometer os erros que cometemos no último minuto contra a Sérvia, aquele canto curto com seis sérvios para três portugueses, contra a Espanha também, estávamos a dormir ali, e agora no amigável [contra a Nigéria]. Estamos a ganhar 2-0, não podemos fazer aquele penálti aos 80 minutos. O Rui [Patrício] defende, mas não podemos cometer estes erros, não podemos confiar, facilitar em nenhum momento do jogo. Se estivermos a ganhar, muito menos. Temos de estar atentos para não acontecer o que aconteceu à Argentina e, agora, à Alemanha. Nem sabia isto da Alemanha", começou por dizer aos jornalistas, num evento de lançamento do Campeonato do Mundo, promovido pela Worten.

A confiança de Paulo Futre não fica afetada pelas falhas em campo, assumindo que Portugal tem os maiores talentos da competição.

"Eu acho que, posição por posição, temos a melhor seleção do mundo, por isso, temos de sonhar. Sonhar é grátis, mas temos de sonhar acordados. Temos uma seleção com um talento incrível, qualquer um dos 26 pode ser titular, temos de sonhar que podemos chegar longe, à final", acredita.

Fernando Santos usou o ambiente do balneário para justificar a força do coletivo. Paulo Futre concorda, mas repete os avisos para os erros que a seleção pode "pagar caro".

"O ambiente foi sempre ótimo, mas o que nos tem acontecido nos últimos jogos importantes, os erros estúpidos, tontos, não podem acontecer... Um erro nesta competição pode pagar-se caro. Se estamos atentos lá atrás, especialmente nas bolas paradas, podemos ir muito longe. Pelo que sei, o ambiente da seleção é ótimo", disse.

Olhando já para a bola a rolar, Futre tem na cabeça aquele que será o osso mais duro de roer na fase de grupos da prova do Qatar.

"Teoricamente, o Uruguai. Não podemos esquecer que o Uruguai mandou-nos para casa em 2018, na Rússia. Esta é uma geração que está a terminar, uma geração espetacular com Godín, Cavani, Luis Suárez... Com os jovens que estão a aparecer, teoricamente vai ser a seleção mais complicada. Mas acho, e como disse o Rùben Dias ontem, que temos de ir jogo a jogo. O primeiro é o Gana e temos de ganhar ao Gana", concluiu.

Leia Também: Muitos sorrisos no último treino de Portugal antes da estreia no Mundial

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

NAPA chegam à final da Eurovisão e celebraram com festejo... de Gyokeres

Eurovisão

NAPA chegam à final da Eurovisão e celebraram com festejo... de Gyokeres

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Rali de Portugal

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas