O FC Porto deixou para trás o empate concedido na passada jornada, na visita ao Santa Clara, e regressou, ao final da tarde deste sábado, ao receber e bater o Paços de Ferreira, no estádio do Dragão, por categóricos 4-0.
Evanilson bisou, Mehdi Taremi marcou e Juan Delgado assinou… um auto-golo. Tudo junto, os campeões nacionais ascendem, provisoriamente, à vice-liderança do campeonato e ficam a cinco pontos do Benfica, que não larga o primeiro lugar.
Traços de genialidade desfizeram o ‘nó’
O FC Porto estava empenhado em esquecer o ‘deslize’ cometido nos Açores. Tão empenhado que só precisou de… quatro minutos para desfazer o nulo. Stephen Eustáquio, com um passe sublime, isolou Evanilson, que colocou a bola no fundo das redes.
O Paços de Ferreira reagiu bem ao golo sofrido, e, aos 16, ficou mesmo à beira de repor a igualdade. No entanto, completamente solto à frente da baliza e com Diogo Costa fora do caminho, acertou mal na bola e levou as mãos à cabeça.
Seguiu-se um período de um certo ‘marasmo’, que foi quebrado pouco depois da meia hora de jogo. Mehdi Taremi recebeu a bola, rodou e, com muita classe, fez a bola passar por entre as pernas de Jordi.
Ainda antes do apito para o intervalo, o internacional iraniano voltou a libertar o ‘génio’ que há em si. Descobriu Pepê por entre a defesa pacense, que, por sua vez, passou para Evanilson, que só teve de encostar para o ‘bis’.
Juan Delgado consumou o ‘pesadelo’
Ao intervalo, José Mota abdicou do 5x4x1 especialmente pensado para a visita aos campeões nacionais e retomou a estratégia habitual do Paços de Ferreira, mas era já tarde para ‘sonhar’ com outro desfecho que não a derrota.
Se o cenário já estava ‘negro’, ainda pior ficou quando, aos 55 minutos, Juan Delgado voltou a ‘borrar a pintura’, desta feita, ao colocar a bola na própria baliza, quando tentava impedir que Evanilson alcançasse o hat-trick.
Até final, os azuis e brancos dispuseram de inúmeras oportunidades para dilatar (ainda mais) a vantagem, mas, ora a falta de pontaria da frente de ataque, ora as intervenções de Jordi, ditaram que o marcador não conhecesse mais alterações.
Feitas as contas, com este triunfo, o FC Porto passa a somar 26 pontos e ascende, provisoriamente, à segunda posição da I Liga, deixando para trás o Sporting de Braga, que ainda vai receber o Casa Pia. Já o Paços de Ferreira, é 18.º e último classificado, com dois pontos.
Momento do jogo: Evanilson abriu o caminho para a vitória, mas foi Mehdi Taremi quem garantiu algum conforto. Depois do ‘golo cantado’ desperdiçado por Juan Delgado, o internacional iraniano mostrou como se faz, marcou o 2-0 e ‘matou’ o jogo.
Onzes
FC Porto: Diogo Costa; Rodrigo Conceição, Marcano, Fábio Cardoso, Wendell; Eustáquio, Uribe, Otávio, Pepê; Taremi e Evanilson.
Paços de Ferreira: Jordi; Nuno Lima, Ilori, Flávio Ramos; Delgado, Rui Pires, Matchoi, Antunes; Zé Uilton, Koffi e Gaitán.
Antevisão
O estádio do Dragão será, pelo final da tarde deste sábado, palco de um embate entre FC Porto e Paços de Ferreira, equipas que chegam à 12.ª jornada da I Liga 'esfomeadas' por pontos, ainda que por motivos bem distintos.
Os azuis e brancos sabem que não têm mais margem de manobra na luta pelo título, uma vez que o empate concedido na passada jornada, diante do Santa Clara, os 'atirou' para a terceira posição, a oito pontos do líder, o Benfica.
Os castores, por sua vez, têm vindo a assinar uma temporada para esquecer. Ainda não somam qualquer vitória na competição, e, com dois pontos apenas na 'bagagem' ocupa o 18.º e último lugar, o que já motivou, inclusive, a substituição de César Peixoto por José Mota.
O FC Porto-Paços de Ferreira será ajuizado por Manuel Oliveira, árbitro da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 18h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: FC Porto-Paços de Ferreira: Hora de "arrepiar caminho"... entre extremos