Powered bySolverde
Disclaimer

FC Porto 'estraçalha' Paços de Ferreira e é 'vice' à condição

Triunfo categórico deixa os dragões, provisoriamente, a cinco pontos do líder, o Benfica, que tem encontro marcado com o Estoril.

FBL-POR-LIGA-PORTO-PACOS FERREIRA

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
05/11/2022 19:56 ‧ 05/11/2022 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

O FC Porto deixou para trás o empate concedido na passada jornada, na visita ao Santa Clara, e regressou, ao final da tarde deste sábado, ao receber e bater o Paços de Ferreira, no estádio do Dragão, por categóricos 4-0.

Evanilson bisou, Mehdi Taremi marcou e Juan Delgado assinou… um auto-golo. Tudo junto, os campeões nacionais ascendem, provisoriamente, à vice-liderança do campeonato e ficam a cinco pontos do Benfica, que não larga o primeiro lugar.

Traços de genialidade desfizeram o ‘nó’

O FC Porto estava empenhado em esquecer o ‘deslize’ cometido nos Açores. Tão empenhado que só precisou de… quatro minutos para desfazer o nulo. Stephen Eustáquio, com um passe sublime, isolou Evanilson, que colocou a bola no fundo das redes.

O Paços de Ferreira reagiu bem ao golo sofrido, e, aos 16, ficou mesmo à beira de repor a igualdade. No entanto, completamente solto à frente da baliza e com Diogo Costa fora do caminho, acertou mal na bola e levou as mãos à cabeça.

Seguiu-se um período de um certo ‘marasmo’, que foi quebrado pouco depois da meia hora de jogo. Mehdi Taremi recebeu a bola, rodou e, com muita classe, fez a bola passar por entre as pernas de Jordi.

Ainda antes do apito para o intervalo, o internacional iraniano voltou a libertar o ‘génio’ que há em si. Descobriu Pepê por entre a defesa pacense, que, por sua vez, passou para Evanilson, que só teve de encostar para o ‘bis’.

Juan Delgado consumou o ‘pesadelo’

Ao intervalo, José Mota abdicou do 5x4x1 especialmente pensado para a visita aos campeões nacionais e retomou a estratégia habitual do Paços de Ferreira, mas era já tarde para ‘sonhar’ com outro desfecho que não a derrota.

Se o cenário já estava ‘negro’, ainda pior ficou quando, aos 55 minutos, Juan Delgado voltou a ‘borrar a pintura’, desta feita, ao colocar a bola na própria baliza, quando tentava impedir que Evanilson alcançasse o hat-trick.

Até final, os azuis e brancos dispuseram de inúmeras oportunidades para dilatar (ainda mais) a vantagem, mas, ora a falta de pontaria da frente de ataque, ora as intervenções de Jordi, ditaram que o marcador não conhecesse mais alterações.

Feitas as contas, com este triunfo, o FC Porto passa a somar 26 pontos e ascende, provisoriamente, à segunda posição da I Liga, deixando para trás o Sporting de Braga, que ainda vai receber o Casa Pia. Já o Paços de Ferreira, é 18.º e último classificado, com dois pontos.

Momento do jogo: Evanilson abriu o caminho para a vitória, mas foi Mehdi Taremi quem garantiu algum conforto. Depois do ‘golo cantado’ desperdiçado por Juan Delgado, o internacional iraniano mostrou como se faz, marcou o 2-0 e ‘matou’ o jogo.

Onzes

FC Porto: Diogo Costa; Rodrigo Conceição, Marcano, Fábio Cardoso, Wendell; Eustáquio, Uribe, Otávio, Pepê; Taremi e Evanilson.

Paços de Ferreira: Jordi; Nuno Lima, Ilori, Flávio Ramos; Delgado, Rui Pires, Matchoi, Antunes; Zé Uilton, Koffi e Gaitán.

Antevisão

O estádio do Dragão será, pelo final da tarde deste sábado, palco de um embate entre FC Porto e Paços de Ferreira, equipas que chegam à 12.ª jornada da I Liga 'esfomeadas' por pontos, ainda que por motivos bem distintos.

Os azuis e brancos sabem que não têm mais margem de manobra na luta pelo título, uma vez que o empate concedido na passada jornada, diante do Santa Clara, os 'atirou' para a terceira posição, a oito pontos do líder, o Benfica.

Os castores, por sua vez, têm vindo a assinar uma temporada para esquecer. Ainda não somam qualquer vitória na competição, e, com dois pontos apenas na 'bagagem' ocupa o 18.º e último lugar, o que já motivou, inclusive, a substituição de César Peixoto por José Mota.

O FC Porto-Paços de Ferreira será ajuizado por Manuel Oliveira, árbitro da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 18h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto-Paços de Ferreira: Hora de "arrepiar caminho"... entre extremos

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Renato Sanches despediu-se do Benfica com esta curta mensagem

Mercado de Transferências

Renato Sanches despediu-se do Benfica com esta curta mensagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Dicas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas