O Benfica entra em ação na Taça de Portugal, este sábado, com a deslocação ao desloca-se ao reduto do Caldas, onde esteve pela última vez... em 1961.
As duas equipas contam com um histórico de 12 confrontos entre 1955 e 1961, quatro dos quais na Prova Rainha do futebol português, com o registo de um empate e três triunfos dos encarnados.
A última vez que o Benfica jogou no Campo da Mata aconteceu em 26 de novembro de 1961, com um triunfo num jogo recheado de golos (3-5), seguindo-se depois uma goleada por 11-0 na segunda mão da terceira eliminatória da prova.
O conjunto de Roger Schmidt arrancou a temporada com 13 vitórias consecutivas, contudo, por força da exigência do calendário no presente mês de outubro, acabou por conceder três empates em quatro jogos.
Já o Caldas, que milita na Liga 3, segue na segunda posição da Série B da prova, com dois triunfos e três empates em cinco jogos, tendo já eliminado o Sporting da Covilhã (3-0) na ronda anterior.
O jogo esteve a um passo de não se realizar no Campo da Mata, mas o estádio recebeu 'luz verde' e vai mesmo receber a festa da Taça já este sábado.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h45, será ajuizado por Cláudio Pereira e poderá acompanhar as incidências da partida em Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
José Vala
Expectativa: "Espero, acima de tudo, uma grande festa. Estádio cheio, isso é certo. Espero que [a equipa] consiga disputá-lo e ganhá-lo, ainda que a probabilidade seja mais reduzida. Sei que, certamente, vai ser uma festa em grande".
Estádio cheio: O futebol é isto. Vir uma equipa como o Benfica, e ainda mais com a qualidade que está a demonstrar (mesmo que até assim não fosse), arrasta multidões".
Estratégia: "Nestes jogos, há mais espaço nas costas do adversário e sabemos que a nossa grande arma terá de ser essa. Vamos tentar explorar o contra-ataque e que os astros estejam todos juntos em favor dos mais desfavorecidos".
Roger Schmidt
Expectativas: "Espero um jogo da Taça, que é sempre diferente. Conheço este tipo de jogos. Nunca os subestimo. Adoro esta competição, porque jogas sempre contra um vencedor, e, no final, só resta uma equipa. As outras todas saíram, a certo ponto. O mais importante é levar tudo muito a sério, desde a primeira ronda. Mais tarde, não tens de te preocupar com a motivação dos jogadores, mas, no início, tens de garantir que estão focados em fazer um bom jogo. Preparámo-nos para isso, falámos sobre isso. Amanhã, queremos fazer um bom jogo. Tentaremos fazê-lo de forma inteligente, mas estamos preparados para um jogo difícil".
Quatro anos sem ganhar a prova: "É muito importante. A minha experiência é de que, chegando às finais, é sempre muito especial. É diferente do campeonato. Chegando à final da Taça e vencendo, são sempre dias fantásticos, com muita emoção. É por isso que ambicionamos muito demonstrar, amanhã, a atitude certa, fazer um bom jogo e vencer".
Poupança de Enzo Fernández?: "Não vou anunciar o onze, nunca o faço. O Enzo está numa forma muito boa, está a recuperar muito bem. Descansou um pouco na seleção. Teve de viajar, mas não jogou muito. Fez um jogo muito bom, na terça-feira. Esteve muito fresco, hoje. É jovem, por isso, não seria problema jogar".
Últimos resultados
Caldas: E-V-V-V-E
Benfica: E-V-E-E-V
Últimos onzes
Caldas: Luís Paulo, Yordy Marcelo, André Sousa, Thomas Militão, Nuno Januário, Miguel Rebelo, André Perre, Leandro Borges, João Silva, João Rodrigues, Henrique Henriques
Benfica: Odysseas Vlachodimos, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, António Silva, Álex Grimaldo, Enzo Fernández, Florentino Luís, João Mário, Rafa Silva, Fredrik Aursnes, Gonçalo Ramos
Ausências
Caldas: (-)
Benfica: Alexander Bah (doente), Morato e David Neres (lesionados)
Leia Também: Roger Schmidt fez as contas: "Em 25 anos, o Benfica conquistou 3 Taças"