Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Pepê é 'pau para toda a obra' e não há quem lhe tire o lugar no FC Porto

Internacional brasileiro é um dos esteios da equipa orientada por Sérgio Conceição e já foi utilizado pelo técnico em cinco posições diferentes nesta temporada desportiva.

Pepê é 'pau para toda a obra' e não há quem lhe tire o lugar no FC Porto
Notícias ao Minuto

08:07 - 02/10/22 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

Pepê tem-se assumido como um dos destaques neste arranque de época no FC Porto. Após uma temporada positiva na primeira época em solo português, na qual anotou seis golos e cinco assistências em 42 jogos, o ex-Grêmio continua a carreira positiva ao serviço dos azuis e brancos, sobretudo em posições nas quais nunca tinha atuado até chegar a Portugal.

Extremo de raiz, posição na qual deu nas vistas no Brasil, com exibições que lhe valeram o bilhete de ida para o clube da Invicta, Pepê tem sido aposta de Sérgio Conceição em posições mais recuadas, quer como médio do lado direito ou do lado esquerdo, quer também como solução de recurso para a lateral direita quando não está um dos habituais titulares.

Depois de uma adaptação bem conseguida por Sérgio Conceição à posição de lateral direito, que começou na época passada, Pepê tem sido utilizado neste setor mais recuado em algumas ocasiões e, a verdade, é que tem correspondido de forma muito positiva.

Ainda na partida de sexta-feira diante do Sporting de Braga, na qual os azuis e brancos venceram por 3-1, Pepê começou numa posição mais avançada do terreno, a de extremo esquerdo. Sempre em alta rotação, o brasileiro teve influência nos três primeiros golos. Acabou a lateral direito e também aí sem erros, exibição que lhe valeu a conquista do prémio de melhor em campo.

Mas não é apenas em posições recuadas que Pepê tem dado cartas nesta época. Desde o início de 2022/23, o camisola 11 dos azuis e brancos tem tido participação ativa no ataque da equipa de Sérgio Conceição, seja como extremo direito e esquerdo, sendo um dos elementos mais criativos em zonas ofensivas dos portistas.

Jogador mais utilizado nesta temporada

Prova da grande influência que Pepê tem nesta equipa é o facto do brasileiro ser o jogador mais utilizado por Sérgio Conceição neste arranque de época. Em 11 jogos que a equipa da Invicta já realizou em 2022/23, o brasileiro foi titular em todos, estatuto que Uribe também tem, mas que poderá perder nos próximos tempos dado que o colombiano será operado.

Para além de ter atuado em todos os jogos dos azuis s brancos, Pepê é também o jogador do plantel portista que conta com mais minutos jogados. Foram 931 minutos em 11 jogos, mais 300 minutos do que o segundo mais utilizado, o brasileiro Evanilson.

"Sinto-me um jogador muito melhor desde que cheguei"

Eleito o melhor jogador em campo na partida da oitava jornada da I Liga frente ao Sporting de Braga, o internacional brasileiro reconheceu a grande evolução que teve desde que chegou à Invicta no verão de 2021.

"Sinto-me um jogador muito melhor desde que cheguei ao FC Porto, fazer outras posições em que praticamente não jogava, fico lisonjeado pela confiança que o mister tem no meu trabalho e vou procurar sempre melhorar e evoluir", assumiu Pepê, em declarações à Sport TV.

Leia Também: FC Porto anuncia que Uribe foi operado

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório