Râguebi: TAD rejeita providência cautelar do Técnico

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) rejeitou hoje a providência cautelar interposta pelo Técnico para impedir o arranque do campeonato português de râguebi sem a reintegração do clube, que vai, no entanto, recorrer junto de outra instância.

Notícia

© Getty Images

Lusa
26/09/2022 19:24 ‧ 26/09/2022 por Lusa

Desporto

Râguebi

Em comunicado, a Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) informou que o TAD rejeitou a providência cautelar "liminarmente e por unanimidade", mas o presidente do Técnico disse à agência Lusa que o TAD "apenas diz que não está habilitado para fazer cumprir as suas próprias decisões".

"Por isso, vamos entregar a providência cautelar imediatamente para a instância competente, que será o Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS)", adiantou Pedro Lucas.

O presidente dos 'engenheiros' frisou, além disso, que "está a decorrer o trânsito em julgado" da decisão do TAD, que anulou a desclassificação e despromoção do Técnico ao terceiro escalão, por alegada utilização irregular de jogadores, e que "o recurso apresentado pela FPR no TCAS, relativamente à decisão do TAD, não tem efeito suspensivo da mesma".

"A FPR continua a omitir que, sem prejuízo de ter interposto recurso, o mesmo não suspendeu o acórdão do TAD de agosto, pelo que é dever da FPR executar imediatamente esse acórdão. O mesmo é dizer que é dever da direção da FPR admitir o Técnico a participar na competição da qual foi ilegal e inconstitucionalmente desclassificado", acrescentaram os 'engenheiros', em comunicado.

Lucas defende, portanto, que o campeonato não pode começar sem a reintegração do Técnico, uma posição oposta à da FPR que reafirma, no comunicado emitido hoje, que continuam "criadas todas as condições" para que o campeonato da Divisão de Honra "se inicie nos termos anteriormente conhecidos e de acordo com o calendário já definido".

"A parte desportiva está tratada e o campeonato vai começar dia 08 de outubro, como estava previsto. A parte jurídica vai continuar e a minha intervenção terminou aqui. Sou presidente de uma federação desportiva e não de um escritório de advogados", disse o presidente da FPR, Carlos Amado da Silva, em declarações à agência Lusa.

Em 20 de abril, o Conselho de Disciplina da FPR considerou procedente um protesto do CDUL que alegava que o Técnico tinha utilizado nove jogadores de forma irregular no encontro entre as duas equipas, em 23 de março, infringindo o artigo 37.º, n.º 1 a) do Regulamento de Disciplina.

Dez dias depois, em 30 de abril, a direção da FPR decidiu aplicar a decisão do CD, após receber um recurso do Técnico, desclassificando os, então, ainda campeões nacionais e despromovendo-os ao último escalão competitivo português.

O Técnico recorreu para o Conselho de Justiça da FPR, que, em 06 de maio, considerou improcedente o recurso, num despacho em que revelava ainda que os 'engenheiros' teriam já recorrido da decisão também junto do TAD.

Em 18 de agosto, de acordo com informação avançada pelo Técnico, o TAD anulou as decisões da direção da FPR e do seu Conselho de Disciplina, mas o organismo que superintende a modalidade em Portugal anunciou, no mesmo dia, que deveria recorrer para as instâncias superiores.

Entretanto, a FPR recorreu da decisão do TAD para o TCAS e anunciou o início da Divisão de Honra 2022/23, principal escalão competitivo nacional, para 08 de outubro, sem a inclusão dos 'engenheiros', que avançaram com uma providência cautelar no TAD para impedir o início da competição.

A providência cautelar foi hoje rejeitada e o Técnico vai usar o mesmo expediente junto do TCAS.

O Técnico é um dos clubes históricos do râguebi português, tendo sido fundado em 1963.

Com sede nas Olaias, os 'engenheiros' somam, a nível sénior, três títulos de campeões nacionais (1981, 1998 e 2021), quatro Taças de Portugal (1969, 1971, 1973 e 1994) e uma Supertaça (1994).

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pote 'pica' arbitragem do Benfica-Sporting? "Olha o lance do pénalti..."

I Liga

Pote 'pica' arbitragem do Benfica-Sporting? "Olha o lance do pénalti..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Klein Vision

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas