Figo confia nos Mundiais, para vencer em 2022 e organizar em 2030

O antigo futebolista português Luís Figo assumiu hoje a sua confiança na possibilidade de Portugal conquistar o Mundial2022, a disputar no Qatar, e, dentro de oito anos, organizar o certame de 2030.

Notícia

© Getty Images

Lusa
06/09/2022 17:11 ‧ 06/09/2022 por Lusa

Desporto

Football Talks

Depois de ter participado no fórum Football Talks, o melhor futebolista do mundo de 2001 nem hesitou ao manifestar a sua crença na seleção comandada por Fernando Santos.

"Acho que Portugal tem das melhores seleções do mundo. O sucesso num Mundial ou num Europeu depende de muitos fatores, não só da qualidade individual e coletiva, mas tenho toda a esperança que Portugal, depois de uma qualificação mais complicada, consiga expressar todo o seu valor e concretizar os objetivos, que são chegar à final e ganhar o Campeonato do Mundo", afirmou o embaixador da equipa das 'quinas'.

Portugal vai defrontar Gana, em 24 de novembro, Uruguai, em 28 de novembro, e a Coreia do Sul, comandada por Paulo Bento, em 02 de dezembro, na fase de grupos do Mundial2022, que vai decorrer entre 20 de novembro e 18 de dezembro.

O antigo extremo de Sporting, FC Barcelona, Real Madrid e Inter Milão enalteceu as capacidades do 'capitão' da seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo, apesar da sua utilização menos assídua no Manchester United.

"Não tenho dúvidas em relação à qualidade, à entrega e ao profissionalismo do Cristiano [Ronaldo]. Tenho a certeza que se vai apresentar no Mundial nas melhores condições possíveis e acho que Portugal pode estar tranquilo em relação ao que pode dar à seleção nacional", sublinhou Figo.

O avançado dos 'red devils' foi referenciado por Figo como um dos possíveis 'rostos' para uma campanha de promoção de Portugal no estrangeiro, durante a conferência protagonizada pelo ex-futebolista, a antiga basquetebolista Ticha Penicheiro, a vereadora da Câmara do Porto Catarina Araújo, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e Paulo Salgado, da Universidade do Minho.

"Acho que temos dos melhores desportistas do mundo, com uma dimensão histórica, que chega a todas as partes do mundo. Temos uma marca e uns valores que acompanham a grandeza desses desportistas, mas acho que é uma ideia. Sinto falta de ter a promoção do nosso país, globalmente, com valores nacionais", defendeu.

Igualmente na zona mista da Cidade do Futebol, em Oeiras, Figo partilhou da confiança demonstrada na segunda-feira pelo presidente da UEFA, o esloveno Aleksander Ceferin, no sucesso da candidatura ibérica à organização do Mundial2030.

"Se o presidente da UEFA está confiante, eu também tenho de estar. Não só por ser português, mas porque Portugal e Espanha já deram provas de poder realizar com êxito grandes eventos desportivos. Organizar o Mundial é um privilégio, em termos de imagem e promoção é extremamente positivo para o país. Espero que esta candidatura chegue ao final com êxito", rematou.

O antigo futebolista foi ainda questionado sobre as repercussões sobre o documentário 'O Caso Figo: A transferência que mudou o futebol", sem, no entanto, ter mudado de ponto de vista.

"Eu vivi, por isso não sinto diferente. Quem não viveu, quem criticou ou elogiou, pode ter um ponto de vista diferente, mas a minha sensação é a mesma de há 22 anos", concluiu.

O Football Talks termina hoje, naquele que é o segundo dia de um fórum assente em temas relacionados com os cinco pilares estratégicos identificados no Plano Futebol 2030 da FPF: Infância e Crescimento, Futebol para Todos e Todas, Qualidade do Jogo, Envolvimento e Sustentabilidade do Ecossistema.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Alverca confirmou subida  à I Liga e Vinícius Júnior festejou desta forma

I Liga

Alverca confirmou subida à I Liga e Vinícius Júnior festejou desta forma

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Famalicão3447
8Casa Pia3445
9Estoril3343
10Rio Ave3438
11Moreirense3337
12Arouca3335
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3334
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tantos milhões e tão poucos carros para conduzir. O caso de Lamine Yamal

Barcelona

Tantos milhões e tão poucos carros para conduzir. O caso de Lamine Yamal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas