Luís Freire espera Rio Ave a subir de nível em Alvalade

A visita do promovido Rio Ave ao Sporting, no sábado, em encontro da segunda jornada da I Liga de futebol, deve ser encarada numa lógica de evolução gradual dos vila-condenses, reconheceu hoje o treinador Luís Freire.

Rio Ave está "preparado e com vontade de jogar" com o Vizela no regresso à I Liga

© Lusa

Lusa
12/08/2022 14:29 ‧ 12/08/2022 por Lusa

Desporto

I Liga

"Há sempre três resultados no futebol. Vamos para este jogo como para qualquer outro, sabendo que o Sporting é uma das melhores equipas da prova e candidata ao título. Da nossa parte, estamos numa etapa de sair da II Liga e começar a aumentar o nível na I Liga. Este jogo vem nessa perspetiva de nos compararmos com os melhores e querer ao máximo que a equipa seja já competitiva", notou o técnico, em conferência de imprensa.

O campeão da edição 2021/22 da II Liga almeja "ser mais agressivo em alguns aspetos" face à derrota caseira sofrida na estreia com o Vizela (0-1), que antecede embates nas oito jornadas seguintes frente aos cinco primeiros classificados do campeonato anterior.

"Estivemos muito bem durante quase 60 minutos com o Vizela, mas caímos um pouco e deixámos partir o jogo para coisas que não queríamos. Queremos continuar a crescer e que as pessoas vejam que há um Rio Ave com capacidade para condicionar o Sporting e jogar a espaços e que é competitivo até ao fim. Se levarmos pontos, melhor", afiançou.

Detetando "semelhanças nas dinâmicas ofensivas e defensivas" das duas equipas, Luís Freire acredita que o ciclo exigente vindouro "vai ter de fazer crescer mais rápido" o Rio Ave, que "tem muito para caminhar", mas deseja "rapidamente estar à altura da I Liga".

"É motivante na perspetiva de que vamos saber a diferença existente. Não tem sido fácil para os clubes de média e pequena dimensão baterem-se com os 'grandes'. Vimos os resultados do Marítimo com o FC Porto [foi goleado por 5-1] e do Arouca na Luz [perdeu por 4-0 com o Benfica]. Sabemos que é sempre muito difícil contrariar isso, bem mais no início da época, porque os 'grandes' já têm o plantel muito estruturado, enquanto estas equipas ainda estão à procura das melhores soluções até ao final do mercado", estimou.

O treinador ambiciona ter um grupo "unido na adversidade e a praticar o seu jogo sempre que possível", visando acercar-se em 2022/23 do estatuto logrado pelo Rio Ave em anos recentes, como frisam duas vitórias e um empate nas derradeiras três visitas a Alvalade.

"O Sporting vem num processo de três anos com o Rúben Amorim, que já fez um grande trabalho e tem uma equipa muito rotinada. Empate 3-3 em Braga? Acredito que o início é apenas o início. Ninguém tenha ilusões. O Sporting, tal como nós, tem coisas que já faz muito bem e em que é muito perigoso e outras em que vai ter de crescer como todas as equipas. Além do valor coletivo, e por muito que possa ter um ponto menos forte aqui ou acolá, a individualidade pode ajudar a qualquer momento a resolver muita coisa", avisou.

Expulso no embate diante do Vizela, por ter saído "deliberadamente da área técnica para protestar com o árbitro assistente", de acordo com o relatório do árbitro Gustavo Correia, Luís Freire foi suspenso por um jogo e vai ser rendido no banco pelo adjunto Nuno Silva.

"O treinador mais indisciplinado da I Liga sou eu [risos]. Tenho um histórico que não vai por aí e basta perceberem o meu trajeto. Disse na altura que foi uma expulsão um pouco excessiva, mas não quer dizer que não tenha de olhar para mim. Estou lá para cumprir o castigo e irei tentar ajudar ao máximo dentro destas limitações. A minha equipa técnica já trabalha comigo há 10 anos, sabe o que pretendo e está à altura do desafio", assegurou.

Reiterando que o avançado Pedro Mendes, que sobressaiu por empréstimo do Sporting em 2021/22, "é um nome" nas hipóteses de mercado do Rio Ave, mas "depende de muita coisa", o treinador apreciou a recente aquisição do extremo luso-cabo-verdiano Hernâni.

"Está com muita vontade de ajudar, mas ainda está fora da sua forma normal e vai ter de passar por um processo de duas/três semanas [de integração]. Sabe o que tem de fazer neste período. Além da experiência, mantém as qualidades que conhecem: muito rápido, bom tecnicamente, pode jogar por dentro e por fora e tem capacidade de desequilíbrio no um para um. Não tínhamos um esquerdino que conseguisse jogar a extremo", destacou.

O Rio Ave, 12.º colocado, ainda sem pontos conquistados, visita o Sporting, oitavo, com um, no sábado, às 20:30, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em encontro da segunda jornada da I Liga, com arbitragem de Manuel Mota, da Associação de Futebol de Braga.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jorge Jesus trocou Al Hilal por Al Nassr e Cristiano Ronaldo já reagiu

Arábia Saudita

Jorge Jesus trocou Al Hilal por Al Nassr e Cristiano Ronaldo já reagiu

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Chevrolet Vega, o carro desenterrado da maior cápsula do tempo

Carros clássicos

Chevrolet Vega, o carro desenterrado da maior cápsula do tempo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas