Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Treinador português tem esta capacidade para se adaptar rapidamente"

Treinador do Lille falou ainda sobre o arranque positivo no campeonato francês.

"Treinador português tem esta capacidade para se adaptar rapidamente"
Notícias ao Minuto

19:10 - 09/08/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Paulo Fonseca

Paulo Fonseca não podia ter pedido melhor arranque no campeonato francês, levando de vencida o Auxerre por expressivos 4-1.

Em entrevista concedida aos meios oficiais do Lille, o treinador português explicou que tipo de filosofia que aplicar no clube francês nesta temporada.

"A minha filosofia é ter a bola. Dominar os jogos. Colocar a equipa a jogar com grande dinâmica com a bola. Com uma reação forte quando perdemos a posse. Para mim é difícil quando sinto que a equipa não tem bola. Porque gosto de ter o protagonismo do jogo e gosto de dominar. Tenho de saber o que fazer com a bola. Tenho de saber como consigo encontrar os momentos certos e os espaços para atacar", começou por dizer Paulo Fonseca.

"Por vezes, dou especial atenção aos defesas-centrais. Não por ter sido um jogador fantástico, porque não fui. Mas sei como se sentem em certos momentos do jogo. Às vezes, dou mais atenção em alguns detalhes. Porque passei por esses momentos e por esses detalhes", acrescentou.

O técnico apontou ainda o 4-2-3-1 como o seu sistema tático preferencial: "É um sistema que podemos utilizar contra qualquer outro sistema. Contudo, o sistema é algo estático apenas no início do jogo. Porque depois, tudo é diferente. Depende das dinâmicas da equipa. Depende dos movimentos que se deseja da equipa. Para mim, o sistema inicial não é o mais importante. Mais do que isso, é a dinâmica da equipa."

Questionado sobre que técnicos o inspiraram na sua carreira, Paulo Fonseca não tem dúvidas em apontar os portugueses.

"Inspiro-me em muitos treinadores portugueses. Tenho muitos nomes, em várias áreas que me inspiram muito. Temos uma boa escola de treinadores. A Federação, com este presidente, mudou muito o futebol em Portugal. É por isso que há tantos treinadores portugueses espalhados pelo mundo. Temos uma capacidade de adaptação a diferentes países e diferentes estilos de jogo. Acho que o treinador português tem esta capacidade para se adaptar rapidamente a diferentes circunstâncias", vincou Paulo Fonseca, apontado Guardiola como "uma inspiração". "É o melhor do mundo", finalizou.

Leia Também: Lille de Paulo Fonseca arranca com tudo na nova edição da Ligue 1

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório