Surto de Covid-19 no pelotão apanha líder Aleksandr Vlasov

Um surto de casos de Covid-19 continua a causar danos no pelotão da Volta à Suíça, que registou hoje a baixa do líder Aleksandr Vlasov, da Bora-Hansgrohe, e vários outros ciclistas, anunciou a organização.

Notícia

© Lusa

Lusa
17/06/2022 11:32 ‧ 17/06/2022 por Lusa

Desporto

Volta à Suíça

O líder da geral individual Aleksandr Vlasov testou positivo esta manhã, um dia depois de vencer a quinta etapa, disse a equipa do piloto russo, tal como o seu companheiro de equipa na Bora-Hansgrohe, o alemão Anton Palzer.

O surto de Covid-19 provocou as desistências das equipas Alpecin-Fenix e Bahrain Victorious, um dia depois da Jumbo-Visma ter deixado a prova, que conta com os ciclistas portugueses Nelson Oliveira (Movistar) e Rui Costa (UAE-Emirates).

"No interesse da saúde de todos os ciclistas e colaboradores [da Volta à Suíça], deixar a corrida é considerada a decisão mais sensata pela direção da equipa e pela equipa médica", refere em comunicado a Alpecin-Fenix.

Quatro testes positivos, incluindo o do colombiano Rigoberto Urán, medalha de prata olímpica em estrada em 2012, foram detetados entre os realizados esta manhã pelos ciclistas presentes na Volta à Suíça, que termina no domingo.

"Decidimos dar a opção de largar para os dois ciclistas restantes, Neilson Powless e Jonas Rutsch, com o consentimento da nossa equipa médica", adianta a Education First.

O suíço Marc Hirschi, colega de equipa de Rui Costa na UAE-Emirates, também testou positivo e está fora da corrida, tal como o seu companheiro de quarto e compatriota Joel Suter, que foi retirado por precaução.

"Infelizmente, como muitas outras equipas, também tivemos um aumento nos casos de Covid-19", disse o diretor médico da formação dos Emirados Árabes Unidos, Adrian Rotunno.

O aumento de casos de Covid-19 e a retirada de várias equipas e um total de 29 ciclistas, incluindo o líder, o russo Alexander Vlasov, não impediu o início da sexta etapa da prova suíça, entre Locarno e Moosalp, na distância de 180 quilómetros.

Depois de muita discussão com as equipas, a empresa promotora, o sindicato dos ciclistas e a União Ciclista Internacional (UCI), os organizadores da Volta à Suíça decidiram que a prova vai continuar, segundo o seu diretor, Olivier Senn.

"Com 18 equipas em prova, achamos que ainda há uma maneira de ter uma corrida real. Todas as equipas restantes concordaram em começar e não haverá mudanças em relação à etapa do dia. Vamos verificar amanhã de manhã, esperando que não tenhamos novos casos", disse o diretor de prova.

O pelotão, inicialmente composto por 152 corredores, partiu para a sexta etapa com 94. A corrida suíça é um dos últimos eventos para se preparar para a Volta a França, que começa em duas semanas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Após se oferecer ao Barcelona 'proscrito' de Amorim comenta foto de Yamal

Mercado de Transferências

Após se oferecer ao Barcelona 'proscrito' de Amorim comenta foto de Yamal

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Manchester City

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas