A seleção de sub-17 de Portugal fechou a fase de grupos do Europeu, esta segunda-feira, com uma derrota diante da Suécia por 3-1, mas a queda para o segundo lugar não abalou o apuramento para os 'quartos' da prova.
Num jogo globalmente equilibrado, Portugal revelou ser mais eficaz no primeiro tempo e conseguiu ir para o intervalo em vantagem, ainda que pela margem mínima. À passagem da meia hora de jogo, Ivan Lima aproveitou um passe de Leonardo Barroso e inaugurou o marcador em Israel.
Contudo, a segunda parte trouxe uma história diferente para a equipa de José Lima. Pouco depois da hora de jogo, aos 62 minutos, Nartey apareceu oportunamente no interior da área para dar o devido seguimento ao cruzamento de Sahsah. Já à entrada para os últimos 20 minutos foi a vez de Hansborg mexer com o marcador e colocar a Dinamarca na frente do marcador.
A equipa das quinas partiu em busca do empate, mas sabia desde início que era preciso ser derrotada por números avassaladores para não passar aos 'quartos' (em função de um triunfo da Suécia frente à Escócia).
Certo é que foi a Dinamarca a voltar a mexer com o marcador. Em cima do minuto 90, na sequência de um livre, um auto-golo de Luís Gomes deixou a seleção portuguesa a perder por dois golos e os alarmes começaram a suar, com a queda para a segunda posição.
Ainda assim, a seleção portuguesa terminou com os mesmos seis pontos que Dinamarca e Suécia e, apesar de ter perdido o primeiro lugar para os dinamarqueses, confirmou a passagem aos 'quartos' do Euro de sub-17. O próximo adversário será a Espanha.
Leia Também: Sub-17: Portugal bate Suécia e já espreita os 'quartos' do Euro