Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

'Rei' dos minutos do FC Porto esta época despede-se no Jamor

Defesa-central congolês é o jogador mais utilizado por Sérgio Conceição, mas está em final de contrato com os azuis e brancos. Domingo deverá fazer o último encontro pelos portistas.

'Rei' dos minutos do FC Porto esta época despede-se no Jamor
Notícias ao Minuto

08:01 - 20/05/22 por Rodrigo Querido

Desporto FC Porto

O jogo de domingo entre FC Porto e Tondela, relativo à final da Taça de Portugal, deverá mesmo ser o último de Chancel Mbemba com a camisola do clube da cidade Invicta, onde chegou há quatro épocas oriundo do Newcastle.

Apesar de ser um dos pilares no eixo da defesa para Sérgio Conceição de há três épocas para cá, e especialmente nesta última, o defesa-central congolês está em final de contrato e não deverá ver o seu vínculo renovado, numa altura em que soma muitos interessados.

O elevado salário que Mbemba aufere no Dragão é um dos motivos que impediu o processo de renovação contratual. O central, que finda vínculo com os azuis e brancos no final de junho, manteve praticamente o mesmo ordenado que tinha no campeonato inglês, o que, neste momento, é incomportável para a SAD liderada por Pinto da Costa.

Jogador mais utilizado esta temporada

Ainda que a saída do jogador africano seja uma realidade já após o jogo no Jamor, Sérgio Conceição não deixou cair Mbemba, à semelhança do que aconteceu com outros jogadores em fim de contrato, como Brahimi e Herrera, e fez do central o jogador mais utilizado esta temporada.

O defesa central é o atleta dos azuis e brancos com mais minutos somados (4046) em 2021/22, num total de 45 jogos (dois golos marcados - Vizela e Arouca), superando as marcas de Diogo Costa (3867) e de Otávio (3756), dados que não têm escapado a clubes no estrangeiro. AC Milan, Lyon e Real Betis foram alguns dos emblemas apontados como interessados, mas Mbemba também tem mercado em Inglaterra e em campeonatos do Médio Oriente.

De papel secundário na primeira época a figura na final da Taça

Mbemba vai deixar o futebol português com um currículo recheado de títulos. Aos dois campeonatos, uma Supertaça e uma Taça de Portugal, o africano poderá juntar mais uma prova rainha do futebol português, isto se o FC Porto vencer o Tondela no próximo domingo. Mas o central nem sempre foi figura de grande plano nos azuis e brancos desde que está em Portugal

Contratado ao Newcastle por 6,2 milhões de euros em 2018/19, o defesa, tapado por Felipe e Éder Militão, somou apenas 305 minutos na primeira temporada, divididos por seis partidas, contando ainda com duas partidas pela equipa B. Mas tudo mudou na temporada seguinte, tendo-se assumido como uma das pedras do eixo defensivos dos azuis e brancos.

Na época 2019/20, o internacional pela República Democrática do Congo somou 42 jogos e seis golos, sendo fundamental para a conquista da Taça de Portugal nessa época com dois golos na final diante do Benfica. Em 20/21 elevou a fasquia para os 43 jogos e nesta vai acabar com 47.

O sucessor de Mbemba na próxima época

Com a saída certa do defesa-central, o FC Porto fica com uma baixa de peso no eixo da defesa para a próxima época. Pepe deverá manter um dos lugares no centro do setor mais recuado, mas é ainda incerto quem será o parceiro do internacional português.

À cabeça surge Rúben Semedo. O jogador chegou ao Dragão em janeiro por empréstimo do Olympiacos, mas as informações avançadas pela imprensa desportiva nacional dão conta de que os dragões vão acionar a cláusula de opção de compra no valor de 5,5 milhões de euros. O internacional luso soma cinco partidas desde janeiro, três delas na equipa B portista.

Ainda há os nomes de Fábio Cardoso e Marcano. O ex-Santa Clara foi o mais utilizado aquando das ausências dos principais defesas-centrais, terminando a época com 21 partidas. Já o espanhol caiu nas opções de Conceição e vai fechar a temporada com 12 jogos.

Leia Também: Mbemba, à ponta-de-lança, recolocou o FC Porto em vantagem

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório