Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Ginasta que utilizou símbolo do exército russo suspenso por um ano

Ivan Kuliak poderá ainda de ter de devolver a medalha de bronze que conquistou na prova de paralelas assimétricas e o prémio monetário que recebeu.

Ginasta que utilizou símbolo do exército russo suspenso por um ano
Notícias ao Minuto

11:22 - 18/05/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Castigo

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) anunciou que decidiu suspender por um ano o ginasta russo Ivan Kuliak, por este ter exibido um símbolo utilizado pelo exército russo na invasão à Ucrânia durante a Taça do Mundo de Doha, no Qatar.

De acordo com o comunicado do organismo, a decisão, que foi tomada na terça-feira pelo comité de ética da FIG, "é válida por um ano e manter-se-á por mais seis meses, caso, em 17 de maio de 2023, se mantenham as restrições que proíbem a participação de atletas russos e bielorrussos" em provas por si organizadas.

Kuliak tem 21 dias para recorrer desta sentença e poderá ter de devolver a medalha de bronze que conquistou na prova de paralelas assimétricas e o prémio monetário que recebeu.

Terceiro classificado na prova de paralelas assimétricas da Taça do Mundo de Doha, o russo subiu ao pódio para receber a medalha de bronze com um 'Z', que significa 'Pela Vitória', no equipamento, a sobrepor o emblema do Comité Olímpico Russo, num claro gesto de apoio aos militares russos, já que os veículos de guerra russos em movimentação na guerra na Ucrânia têm todos esta inscrição desenhada.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório