"Nun'Álvares eliminou todos os seus adversários. Ganha com todo o mérito"

O treinador Paulo Tavares crê que o Nun'Álvares interrompeu a hegemonia do Benfica no campeonato nacional feminino de futsal com "todo o mérito" e competência, embora sem defrontar as 'encarnadas' no play-off rumo ao inédito título.

Nun'Álvares Futsal Feminino

© Reprodução/Instagram Nun'Álvares

Lusa
18/06/2025 13:24 ‧ há 4 semanas por Lusa

Desporto

Futsal feminino

Em entrevista à Agência Lusa, o treinador, de 61 anos, realça que a equipa de Fafe foi a "mais consistente" na época 2024/25, sagrando-se campeã ao superar Feijó, Leões de Porto Salvo e Santa Luzia, num play-off sem qualquer derrota, enquanto as 'águias', heptacampeãs entre 2016/17 e 2023/24 e vencedoras da fase regular, foram eliminadas nos quartos de final, pelo Atlético, após dois desaires por 1-0.

 

"O Benfica foi competente na fase regular. Não foi competente no play-off. Senão estamos a tirar o mérito a quem chegou às meias-finais e à final. O Nun'Álvares conseguiu eliminar todos os seus adversários. Ganha com todo o mérito. Se tivéssemos de jogar com o Benfica, a equipa estaria preparada", realça.

Sem dúvidas de que o Nun'Álvares foi a equipa "mais competente" da prova, Paulo Tavares enaltece a "sensação boa, de dever cumprido" pelo cumprimento de um dos objetivos a que se propôs quando decidiu regressar à função de treinador, após cerca de época e meia a trabalhar como coordenador técnico das equipas masculina e feminina dos fafenses.

Após "muita insistência por parte da direção", Paulo Tavares aceitou o cargo, por entender que o plantel, dotado de quatro internacionais portuguesas com mais de 30 anos, Ana Azevedo, Cátia Morgado, Cátia Balona e Pisko, "oferecia condições para se bater essencialmente com o Benfica, o grande rival" e lutar pelo campeonato, pela Taça de Portugal e pela Taça da Liga.

Responsável por jogadoras que nunca tinham sido campeãs e outras que tinham sido na década anterior, pela Novasemente (2014/15) e pelo Vermoim (2015/16), o 'timoneiro' encontrou um grupo disposto a "cumprir as regras definidas pela equipa técnica" e a mostrar "sacrifício" para assimilar o "modelo de jogo" preconizado para uma época com 10 meses de trabalho.

"Se queríamos ganhar, o segredo passava por uma defesa forte, por não deixar que a equipa adversária jogasse e, com isso, ter mais bola e conseguirmos marcar mais golos do que o adversário. Todas se dedicam ao trabalho com afinco", realça.

O Nun'Álvares venceu o primeiro jogo da época com o Benfica (2-1), na primeira volta da fase regular, que viria a terminar no segundo lugar face às derrotas na segunda volta, com Novasemente (2-0), Feijó (1-0) e 'encarnadas', em Lisboa (4-1), entre janeiro e fevereiro, na "fase menos boa da época", em que as jogadoras perceberam que "são 10 meses em que tem de se estar com o 'pé no acelerador'".

Após o play-off 'imaculado', Paulo Tavares 'ergueu' um troféu que junta à Supertaça masculina de 2000/01, pelo Miramar, e ao título da II Divisão masculina de 2009/10, pelo Modicus, numa carreira em que também atingiu a final do campeonato masculino pelo Sporting de Braga, em 2016/17, e ajudou a lançar jogadores como os internacionais lusos Tiago Brito, André Coelho ou Fábio Cecílio.

Certo no comando do Nun'Álvares para 2025/26, o treinador admite "reajustes naturais" para formar "uma equipa competitiva", com "gente nova e com mais experiência" para a defesa do título, e perspetiva um crescente equilíbrio no campeonato, cujo número de equipas vai diminuir de 12 para 10.

"O Benfica tem condições únicas. É uma equipa sempre forte e candidata a ganhar tudo aquilo em que entra. O Nun'Álvares vai fazer o seu trabalho de casa. Queremos, mais uma vez, estar presentes nas finais para disputá-las e ganhá-las, mas há outros projetos que me parecem credíveis e fortes: o Feijó, os Leões de Porto Salvo, a Santa Luzia, a Novasemente. Prevejo um campeonato mais forte e mais equilibrado, que só beneficia o futsal feminino português", vaticina.

Leia Também: Zicky Té bem tentou, mas Benfica 'verga' Sporting no arranque da final

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jorge Jesus trocou Al Hilal por Al Nassr e Cristiano Ronaldo já reagiu

Arábia Saudita

Jorge Jesus trocou Al Hilal por Al Nassr e Cristiano Ronaldo já reagiu

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do Presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do Presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas