Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Quatro clubes russos recorrem ao TAS da exclusão das provas da UEFA

Quatro clubes russos de futebol recorreram ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) da exclusão das competições europeias de 2022/23, decidida pela UEFA na sequência da invasão da Ucrânia, foi hoje anunciado.

Quatro clubes russos recorrem ao TAS da exclusão das provas da UEFA
Notícias ao Minuto

14:12 - 13/05/22 por Lusa

Desporto Ucrânia/Rússia

"O nosso clube, juntamente com outros três da liga russa - Zenit São Petersburgo, Dínamo de Moscovo e Sochi - apelaram ao Tribunal Arbitral do Desporto de Lausana contra a decisão da UEFA, tomada em 02 de maio de 2022, de banir os clubes russos das competições europeias", refere o CSKA Moscovo em comunicado.

O CSKA Moscovo acrescenta que "ambiciona participar nas competições europeias" e que "todos os clubes solicitaram [ao TAS] que as suas reclamações sejam examinadas com urgência".

No início de maio, a UEFA anunciou que "nenhum clube russo" participaria na temporada 2022/23 das competições europeias de clubes", nomeadamente na Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência Europa, como consequência da invasão russa à Ucrânia.

Esta medida da UEFA, que impede, por exemplo, o campeão Zenit de participar na próxima fase de grupos da Liga dos Campeões, reforçou a marginalização do futebol russo, já excluído pela FIFA, no final de fevereiro, da qualificação para o Mundial do Qatar.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, organização que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de seis milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório