Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Novo Centro Náutico de Amora inagurado para reforçar resposta desportiva

O Clube de Canoagem de Amora e a Associação Naval Amorense, no concelho do Seixal, vão ter a partir de domingo um novo centro náutico com dois hangares que vão servir as duas associações.

Novo Centro Náutico de Amora inagurado para reforçar resposta desportiva
Notícias ao Minuto

15:44 - 06/05/22 por Lusa

Desporto Seixal

O Centro Náutico de Amora foi construído em terrenos cedidos pela Câmara Municipal do Seixal, no distrito de Setúbal, que também apoia financeiramente os clubes na construção do mesmo com um investimento global de 3.474.202 euros.

Em comunicado, a autarquia indica que entre os trabalhos realizados estão também melhorias nas acessibilidades ao plano de água através da construção de novas rampas.

No espaço compreendido entre os edifícios do novo Centro Náutico de Amora e a Rua dos Operários existe um espaço que forma uma praça central e que poderá servir para a realização de inúmeras atividades.

Situado na zona ribeirinha de Amora, este equipamento destina-se a apoiar o desenvolvimento de diversas atividades náuticas na baía do Seixal, para além de, segundo a autarquia, potenciar a requalificação de todo o espaço envolvente.

Trata-se de uma estrutura modelar composta por dois hangares que vão servir para que o Clube de Canoagem de Amora e a Associação Naval Amorense desenvolvam as atividades de canoagem, vela, 'stand up paddle', natação e triatlo nas vertentes de lazer, formação e competição, assim como possam organizar iniciativas em modalidades tais como o 'windsurf' ou os barcos-dragão.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, citado na nota, considera que este novo Centro Náutico vai reforçar a resposta desportiva do concelho e fortalecer a ligação dos jovens à baía.

O equipamento, acrescenta a autarquia, é uma necessidade há muito sentida pelas duas coletividades envolvidas e permitirá uma melhoria das condições de trabalho diário, possibilitando o acesso ao plano de água 24 horas por dia, ou seja, deixando de depender das marés para o poderem fazer.

As duas coletividades, adianta a câmara, têm conseguido elevar a freguesia de Amora e o concelho do Seixal a patamares de excelência, tanto a nível nacional como internacional.

A Associação Naval Amorense promove atualmente o triatlo, a natação e a canoagem (nas especialidades de lazer, 'stand up paddle' e barcos dragão), contando com aproximadamente 200 atletas e já tem diversos títulos regionais e nacionais nas várias modalidades, assim como atletas convocados regularmente para as respetivas seleções nacionais.

O Clube de Canoagem de Amora, por sua vez, promove sobretudo a canoagem em diversas vertentes (incluindo lazer e 'stand up paddle') e possui vários títulos regionais, nacionais e internacionais, assim como presenças de relevo em competições internacionais e atletas convocados para as respetivas seleções nacionais, com um total de aproximadamente 170 atletas.

A inauguração do novo Centro Náutico de Amora está programada para domingo às 11:00, numa cerimónia integrada nas comemorações do 48.º aniversário do 25 de Abril.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório