Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Dragão fez o 'bis' contra o Leão e vai estar na final da Taça de Portugal

Azuis e brancos arrumaram a questão com golo na segunda parte. Segue-se o Tondela no Jamor.

Dragão fez o 'bis' contra o Leão e vai estar na final da Taça de Portugal
Notícias ao Minuto

22:14 - 21/04/22 por Tiago Antunes

Desporto Taça de Portugal

O FC Porto venceu nesta quinta-feira o Sporting por 1-0, na segunda mão da meia-final da Taça de Portugal. Com este resultado, os dragões confirmam a presença na final da Taça de Portugal.

O único golo da partida foi marcado na segunda parte, por Toni Martínez.

Come este resultado, os dragões vão juntar-se a Tondela na final da 'prova rainha'.

Filme do jogo

A primeira parte teve alguma emoção. O leão começou atiçado, em busca do golo que pudesse relançar desde o início a eliminatória. Contudo, e tal como aconteceu frente ao Benfica, a equipa de Alvalade teve problemas na hora de definir. Pedro Gonçalves e Sarabia, principalmente, 'encravaram' na hora do remate.

O espanhol chegou a marcar, mas foi assinalado fora-de-jogo. O atual campeão nacional foi insistindo, forçando, mas sem qualidade na finalização. Do outro lado, o FC Porto ia tentando usar a sua arma para estes jogos: o contra-ataque. Umas vezes conseguiu assustar, noutras perdeu-se em quedas que custaram um melhor fim a certas jogadas.

Evanilson fê-lo algumas vezes, uma delas na área, mas valeu o posicionamento de Nuno Almeida para tomar a decisão certa e admoestar o brasileiro por simulação. Percebia-se que, nesse aspeto, o Clássico estava controlado. Cabia às equipas a simples tarefa para a qual foram chamado a jogo: jogar futebol.

A segunda parte trouxe a mesma agressividade às duas equipas. O Sporting foi, novamente, quem chegou à carreira de tiro primeiro, mas sem pontaria. Matheus Nunes teve o tempo todo para marcar o golo, mas permitiu a Marchesín colocar-se em posição para impedir o golo.

O dragão, na resposta, foi pressionando, tentando complicar a saída de jogo do adversário e experimentando a média distância, principalmente com Vitinha como principal 'atrevido'. 

Rúben Amorim quis dar outro rumo ao jogo. Primeiro quis mudar a estratégia na linha de três centrais, tirando o fixo Neto para meter o mais móvel Esgaio. Contudo, o jogo não era propício a essa estratégia e o FC Porto aproveitou-se disso para ser ainda mais ofensivo. Pouco depois, a entrada de Edwards para o lugar de Sarabia indicava uma maior aposta nos ataques rápidos em vez de ataques construídos. As mexidas de Amorim de pouco serviram, ainda para mais quando os dragões 'arrumaram' a eliminatória.

Toni Martínez entrou em campo e fez logo o golo. O espanhol fugiu na linha do fora-de-jogo e finalizou na cara de Adán, da maneira que Matheus Nunes não conseguiu fazer. O VAR ainda foi acionado, confirmando o golo que levou o Dragão ao delírio.

Até ao final, houve tempo para um vermelho direto a Pedro Porro, por falta sobre Galeno, e confusão entre jogadores e bancos. Tirando o lado negativo do jogo, o FC Porto garantiu o bilhete de autocarro que vai levá-lo ao Jamor para defrontar o Tondela na 'prova rainha'.

Momento do jogo: A saída de Neto e entrada de Esgaio. Mudou o estilo de jogo da equipa do Sporting e tirou consistência física à equipa no plano defensivo.

Onzes iniciais

FC Porto: Marchesín; Pepê, Mbemba, Pepe, Zaidu; Grujic, Otávio, Vitinha; Fábio Vieira, Taremi, Evanilson.

Sporting: Adán; Neto, Coates, Inácio; Porro, Ugarte, Matheus Nunes, Matheus Reis; Sarabia, Pedro Gonçalves, Paulinho.

Pré-jogo

19h25: Do lado do Sporting, há novidades no meio campo. Ugarte joga no lugar de Palhinha, enquanto Slimani não vai a jogo.

19h24: Está confirmada a titularidade de Pepe no Clássico. Novidade ainda na defesa, com Pepê a jogar no lado direito, no lugar de João Mário.

19h15: O Sporting já tem o balneário preparado.

19h12: Os dragões já estão no palco da partida desta noite.

18h31: Sérgio Conceição ganhou uma opção de última hora. Segundo o Porto Canal, Pepe pode ir a jogo, graças a uma providência cautelar que foi aceite. Falta saber se o capitão dos dragões vai ser mesmo opção para o técnico portista.

17h36: No entanto, a última vitória do FC Porto ao Sporting em casa própria foi no final da temporada 2019/20, um jogo que terminou com triunfo por 2-0. Rúben Amorim já liderava os leões. Desde então, o Dragão foi palco de dois empates entre os dois emblemas.

17:32: É preciso recuarmos a 2016 para vermos a última vitória do Sporting na casa do FC Porto. Nesse jogo, a contar para I Liga, Slimani foi titular e marcou o golo que abriu a vitória, por 2-1, sobre os dragões.

17h26: Do lado dos leões, Rúben Amorim vai ter a equipa toda à disposição. Feddal, que estava de fora por lesão, integrou os trabalhos do grupo e é opção para este jogo.

17h22: Do lado dos dragões, há uma ausência de peso. Pepe não vai a jogo frente ao Sporting, depois de ver aplicado um castigo como consequência dos incidentes do último duelo entre as duas equipas no Estádio do Dragão. Além do capitão, ficam de fora ainda Uribe, Bruno Costa e Manafá.

17h21: A segunda mão da eliminatória vai contar com casa cheia, como anunciou o clube azul e branco na quarta-feira.

17h21: O FC Porto traz a vantagem da primeira mão, mas a diferença é de um golo. Pode dizer-se que a meia-final está ainda em aberto e muito pode acontecer no Estádio do Dragão.

17h20: Boa tarde. Joga-se nesta quinta-feira o Clássico da Taça de Portugal. Dragão e leão, um deles será o segundo finalista da 'prova rainha'.

Antevisão

O FC Porto recebe o Sporting nesta quinta-feira para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. A vantagem na eliminatória está do lado dos dragões, que venceram o primeiro confronto em Alvalade por 2-1.

As duas equipas chegam a este jogo depois de resultados opostos. A equipa azul e branca deu um passo grande rumo ao título de campeão nacional depois da vitória caseira sobre o Portimonense por 7-0 e da derrota do Sporting no dérbi lisboeta contra o Benfica por 2-0. Contudo, o jogo desta quinta-feira é referente a uma prova diferente, a qual Rúben Amorim admitiu que será o novo foco dos verdes e brancos. Adivinha-se uma luta intensa pela segunda vaga na final da Taça de Portugal, estando já garantida a presença do Tondela no Jamor.

Durante o início da semana, Feddal regressou aos treinos em Alcochete e deixou Rúben Amorim com o plantel completo e à disposição para este duelo. Por outro lado, Sérgio Conceição não vai poder contar com o castigado Pepe e os lesionados Uribe, Bruno Costa e Manafá.

O FC Porto-Sporting joga-se a partir das 20h15 desta quinta-feira, no Estádio do Dragão, e poderá acompanhar a par e passo as incidências dessa partida aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: "FC Porto quer dobradinha, mas Sporting procura a chapada de luva branca"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório