Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"FC Porto quer dobradinha, mas Sporting procura a chapada de luva branca"

A decisão da Taça de Portugal está à porta e a expectativa para um grande jogo alimenta-se. A última jornada da I Liga teve um papel importante na forma como as equipas vão entrar em jogo na Taça de Portugal. Em exclusivo ao Desporto ao Minuto, Diogo Viana atribuiu favoritismo aos dragões, mas disse esperar uma resposta dos leões, e ainda recordou o único Clássico em que participou enquanto sénior.

"FC Porto quer dobradinha, mas Sporting procura a chapada de luva branca"
Notícias ao Minuto

08:04 - 21/04/22 por Tiago Antunes

Desporto Exclusivo

Esta quinta-feira traz consigo mais um Clássico do futebol português. FC Porto e Sporting regressam ao relvado do Dragão, onde já se defrontaram uma vez nesta época, agora para decidirem quem vai seguir para a final da Taça de Portugal.

Esta é uma partida que chega na melhor altura para dragões e na pior de todas para leões. O momento dos dois clubes não é, de todo, antagónico, mas a última semana foi decisiva para as ambições que ambos tinham para o restante da temporada.

Ao Desporto ao Minuto, Diogo Viana, defesa português que representou o Sporting durante a formação e estreou como sénior com a camisola do FC Porto, fez a sua antevisão à partida. O jogador, que agora atua no futebol romeno, acredita que o Clássico desta quinta-feira pode servir para os leões virarem a página.

"Acho que o Sporting pode redimir-se neste jogo da Taça de Portugal, até porque o facto de terem perdido contra o Benfica no último jogo pode trazer alguma revolta aos jogadores. Rúben Amorim sabe muito bem preparar o jogo consoante o seu adversário e acredito, muito sinceramente, que podem trazer do Estádio do Dragão um bom resultado. Têm equipa para o conseguir e, independentemente de não serem campeões este ano, porque a diferença já está muito grande, são os campeões em título. A base da equipa manteve-se desde o ano passado e, então, acredito que podem conseguir um bom resultado", começou por dizer.

Notícias ao Minuto Sporting vem de uma derrota por 2-0, em casa, frente ao Benfica© Getty Images

Do outro lado, vai estar o FC Porto, que conquistou uma vitória 'rechonchuda' na última jornada da I Liga, vê o título de campeão nacional cada vez mais próximo, atravessa um bom momento desde a temporada passada e joga o Clássico em casa. Diogo Viana vê os dragões em vantagem antes de entrarem em campo, mas alertou para a concentração em campo.

"Estando em vantagem na eliminatória e jogando em casa, o FC Porto é favorito. Agora, o meu receio é que possam ter algum tipo de relaxamento neste jogo. Apesar de o estádio cheio ser uma motivação extra, podem ter algum tipo de relaxamento, mas cabe a Sérgio Conceição não permitir que isso aconteça. Então, acho que vai ser um jogo muito agradável de se ver. Há uma equipa que quer fazer a dobradinha, a fazer um campeonato excecional, com motivação no máximo por que não perdem há vários jogos, e há outra equipa que quer dar uma chapada de luva branca em relação aos últimos resultados e ao facto de não poderem ser campeões este ano. Veem ali na Taça de Portugal um título a alcançar", afirmou.

Notícias ao Minuto FC Porto goleou o Portimonense na última jornada da I Liga por 7-0© Getty Images

Depois da derrota frustrante em casa frente ao rival, a moral da equipa de Alvalade poderá não estar no níveis adequados para se enfrentar, em menos de uma semana de diferença, outro rival para outro jogo de extrema importância. Diogo Viana recusou essa tese, defendeu que os jogadores do Sporting não perderam qualidade, simplesmente terão de receber a mensagem certa.

"A tarefa de animar o plantel para estes jogos passa por recordar aos jogadores, neste caso aos do Sporting, o que é que eles já fizeram e do que são capazes. São os atuais campeões, não há o porquê de o ânimo ou a confiança irem abaixo. Agora, também se fala muito da confiança do Pedro Gonçalves, que dizem que não é a mesma porque está numa crise de golos, mas ele foi o melhor marcador no ano passado. Temos de ver que os jogadores são os mesmos, não perdem qualidade nem o ânimo porque as coisas não estão a sair bem, o jogador é feito de fases, numa está bem e noutra está mal. Este é o jogo que o Sporting pode precisar para a motivação. Não é por terem perdido estes jogos e por não serem campeões que podem ir abaixo. Claro que ficam tristes, normal, mas nunca num jogo destes a confiança pode ser abalada ou a qualidade posta em causa", atirou.

Por ter trabalho às ordens de Rúben Amorim, no Sp. Braga, em 2019/20, Diogo Viana reconheceu ao treinador dos leões a capacidade de reerguer o ânimo do grupo antes do Clássico. Contudo, apontou-lhe outras virtudes.

"Ele, na motivação e na confiança que deposita nos seus jogadores, é muito forte, mas não tem só essa qualidade, tem várias. Uma delas é a análise do adversário, preparar o jogo consoante o adversário que vai ter à frente. Acredito que, por isso, o Sporting vai estar completamente preparado para esta eliminatória, independentemente de estar em desvantagem", considerou.

Notícias ao Minuto Diogo Viana trabalhou com Rúben Amorim no Sp. Braga, em 2019/20© Instagram diogoviana_fans

Antes de rumar a outras paragens, Diogo Viana teve a oportunidade de participar num FC Porto-Sporting. Jogou 18 minutos pelos azuis e brancos na meia-final da Taça da Liga de 2009, um jogo que os dragões perderam por 4-1 em Alvalade. Passados longos anos, o jogador de 32 anos recordou essa partida.

"Lembro-me que perdemos esse jogo, mas lembro-me dele com muito carinho. São duas equipas que me dizem muito, uma delas formou-me, a outra permitiu-me ser profissional e jogar ao mais alto nível, tenho muito respeito pelas duas. No jogo em si, queria ter ganho, não consegui, mas fica marcado pela experiência e pela marca que esse jogo me trouxe", recordou.

Notícias ao Minuto Diogo Viana estreou-se na equipa sénior do FC Porto em 2008/09© FC Porto

Desta vez, na bancada, Diogo Viana espera um jogo que honre o futebol nacional.

"Espero, acima de tudo, um bom jogo, um bom espetáculo, completamente à parte do que aconteceu no último jogo no Dragão, com aquela confusão toda. Espero que os clubes se respeitem, que pratiquem um bom futebol. Falando no meu caso, por ter representado os dois emblemas, deixei há muitos anos de ter clube. Por cada clube que representamos, nomeadamente clubes grandes, começamos a sentir um carinho, isso é inevitável, e, sendo adepto do futebol, quero ver um bom espetáculo e que ganhe o melhor", concluiu.

É já nesta quinta-feira que se decide, entre FC Porto e Sporting, o segundo finalista da Taça de Portugal. O duelo tem início marcado para as 20h15, no Estádio do Dragão.

Leia Também: FC Porto anuncia lotação esgotada para o Clássico com o Sporting

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório